quinta-feira, 21 de junho de 2012

Recebimentos de cacau marcam novos recordes na Bahia

Mantendo a expectativa de safra recorde, o fluxo de cacau continuou a crescer em todas as regiões produtoras nesta última semana. De acordo com a TH Consultoria, o total acumulado das entradas da Bahia já alcançou o recente número pico de 2010 e provavelmente ultrapassará na próxima semana. 

Outros estados produtores do fruto estabeleceram novos recordes tanto para o volume semanal, quanto o total acumulado e mostram tendência de continuar crescendo. Tudo indica que a previsão original para a produção do Temporão desses estados de 620.000 sacas será superado. 

No Brasil foi recebido na última semana, um total de 153.827 sacas de amêndoas com 60 kg, sendo que 102.434 sacas foram da Bahia, e 51.393 sacas de outros estados.

O fator que ainda não é motivo de comemoração é o preço pago ao produtor, que registrou um declínio fomentado pela alta das cotações externas e do dólar. “A queda do prêmio oferecido aos produtores decorre do forte aumento do volume das entradas, que está gerando problemas de logística às empresas compradoras ao atingir o limite da sua capacidade de processar recebimentos, forçando-as a tentar reduzir o fluxo de cacau que chega aos seus armazéns”, informou a TH Consultoria. 

Os preços pagos registrado no eixo Ilhéus – Itabuna, sul do estado, gira em torno de R$ 74,00 – 77,00 a arroba. Fonte: Mercado do Cacau

Preço pago ao produtor de cacau volta a cair no sul da Bahia


O preço do cacau pago ao produtor no sul da Bahia voltou a registrar um declínio na última semana, o que pode inviabilizar a produção do fruto na região. Isto em virtude da alta das cotações externas e do dólar e redução dos prêmios sobre as cotações da bolsa. 

Segundo o analista Thomas Hartmann, “a queda do prêmio oferecido aos produtores decorre do forte aumento do volume das entradas, que está gerando problemas de logística às empresas compradoras ao atingir o limite da sua capacidade de processar recebimentos, forçando-as a tentar reduzir o fluxo de cacau que chega aos seus armazéns”.

No Brasil foi recebido na última semana, um total de 153.827 sacas de amêndoas com 60 kg, sendo que 102.434 sacas foram da Bahia, e 51.393 sacas de outros estados.

Ainda não é possível afirmar se esta queda deverá persistir, pois de acordo com Hartmann, não se pode prever o futuro de preço do cacau. “Ele (preço do cacau) depende de três fatores: a cotação da Bolsa de NY, a taxa cambial do dólar e do Prêmio pago pelos compradores acima da cotação da bolsa. Todos os três tendem a oscilar para cima e para baixo, refletindo-se sobre os preços pagos ao produtor”, afirmou.

Os preços pagos registrado no eixo Ilhéus – Itabuna, sul do estado, gira em torno de R$ 74,00 – 77,00 a arroba. Fonte: Mercado do Cacau
  

Por - Nancy Macedo 
TV Mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...