segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lição de vida: Manuel de Menino de Rua a Eletricista



O eletricista Manuel
Nascido no distrito de Guaimbi, Valença, em 1945, e depois residindo na cidade de Vitória da Conquista, passando por Ituberá, o eletricista Manoel José dos Santos chegou a Itabuna com apenas sete anos de idade, sendo o filho mais novo de uma prole de mais dois irmãos (Lindaura e Sissi).  

Em Itabuna

Aqui em Itabuna, dona Maria Evangelista dos Santos, sua mãe, que tinha se separado recentemente do senhor João Batista, pai de Manuel, fixou residência no antigo Cajueiro, hoje bairro de Fátima. 

Levado para Rio do Braço

Nesta mesma época, anos 50, com apenas oito anos de idade, a mulher de “Catalão”, um fazendeiro, levou Manuel de sua residência para a região do Rio do Braço. No local ele ainda menino, passou apenas dois meses, quando retornou ao seu endereço no bairro Cajueiro já não encontrou mais sua mãe e irmãos. Fato pelo qual, os procura até os dias de hoje.

Não encontrou a mãe

 Este episódio fez com que Manuel, sem destino, se tornasse um menino de rua por mais de três anos. Com isso pegando carona foi parar na cidade de Jequié, mesmo considerado franzino e não apto, pelos seus colegas, foi trabalhar como copeiro servindo cafezinho, varrendo salão e lavando pratos em uma empresa de Eletrificação Rural. Depois foi trabalhar na construção da barragem de Rio de Contas da cidade de Jequié, onde morreu muitos operários. Antes, diz Manuel, catou caranguejo em Ituberá e pegou carrego em “carrinho de mão” na feira-livre de Itabuna, na época da “Maria Fumaça”. Sem chance de estudar, se orgulha em dizer que mesmo com todas essas dificuldades, nunca usou droga ou se apoderou de qualquer coisa alheira.    

Pelo mundo

Depois, o nosso querido Manuel, passou uma longa temporada fora de Itabuna, inclusive nas cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itororó, Jequié e outros locais onde aprendeu a profissão de eletricista.

Retorno à Itabuna

 Em 1981, retorna a Itabuna se aperfeiçoando em sua profissão já prestando seus serviços como autônomo na região, onde atende várias solicitações de ordem particular. Incansável ainda trabalhou em empreiteiras, e na esperança de um dia encontrar a sua mãe e seus irmãos.
O comerciante Manuel

Comércio

No centro de Itabuna instalou recentemente uma barraca de lanches na Praça da Bandeira, em frente ao Colégio Lúcio Oliveira, no centro de Itabuna, onde vive ladeado por inúmeros amigos e clientes, por ser uma pessoa integra da sociedade itabunense.

Residência
Pai de três filhos, divorciado hoje reside em Itabuna ao lado de sua companheira Telma Cardoso, no bairro Manoel Leão onde goza de grandes amizades. 

Ajude Manuel encontrar sua familia
Caso alguém tiver conhecimento dessa história, entrar em contato pelo telefone 73 8846 0505.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...