quinta-feira, 21 de junho de 2012

Hospital Manoel Novaes promove capacitações


O Hospital Manoel Novaes intensificou as ações de capacitação para o público interno - funcionários e colaboradores -, bem como para o público externo, tendo como foco as gestantes. Trata-se de dois projetos de formação, com execução paralela, sendo o primeiro, o Treinamento sobre Aleitamento Materno, voltado para todos os profissionais em atuação na instituição; e o segundo Projeto a Oficina de Gestantes e Programa Sala de Espera, voltado à comunidade. Todas as ações priorizam a qualificação do serviço assistencial, bem como a consolidação das premissas da Unicef para a manutenção do título de Hospital Amigo da Criança.

    O Treinamento sobre Aleitamento Materno tem carga horária de 20 horas e periodicidade mensal, destinando-se à transmissão teórica e prática de técnicas de abordagem e incentivo ao aleitamento materno. “É preciso que o funcionário esteja bem fundamentado para abordar e orientar corretamente mães e acompanhantes sobre a importância do aleitamento materno”, declarou a coordenadora do projeto e Gerente de Enfermagem do Hospital Manoel Novaes, Adriana Cardoso. 

    O treinamento destina-se a todo e qualquer funcionário do Hospital Manoel Novaes, com destaque para recepcionistas, maqueiros, além da equipe da assistência de enfermagem e dos setores administrativos. “Socializar e entender os 10 passos do aleitamento materno é de vital importância para sensibilizarmos mães e acompanhantes, além de atender às prerrogativas da renovação do título de Hospital Amigo da Criança, outorgado pela Unicef para o Hospital Manoel Novaes”, registrou Adriana Cardoso.

Para a gestante

Outro projeto de capacitação está destinados exclusivamente à comunidade externa, sendo desenvolvido em duas ações: a Oficina de Gestantes e a Sala de Espera. No primeiro projeto, uma equipe multidisciplinar, coordenada pela enfermeira Carla Porto, transmitirá informações práticas e teóricas para às gestantes sobre os cuidados durante a gravidez, parto e pós-parto, higiene e os primeiros cuidados com o bebê, além de visitações ao hospital e sensibilização sobre a importância do aleitamento materno. A Oficina de Gestantes terá uma turma a cada mês com três encontros de formação, estando o primeiro deles pré-agendado para 12 de julho. 

Sobre a ação Sala de Espera, o trabalho de orientação e serviço de “tira dúvidas” será disponibilizado no Ambulatório do Hospital Manoel Novaes, todas as quartas-feiras, quando ocorrem as consultas de pré-natal referenciadas no Ambulatório SUS do Hospital.
Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...