sexta-feira, 29 de junho de 2012

Comunidades de Curral Novo recebem Central de Resfriamento de Leite


Para incentivar uma maior produção de leite do pequeno produtor rural, foi entregue na manhã desta quinta-feira, 28, a Central de Resfriamento de Leite no povoado de Curral Novo. A primeira foi entregue no ano de 2009 para a comunidade de Ponte de Terra.
 
A Central de Resfriamento é uma parceria das Secretarias de Agricultura, Educação e Infraestrutura com a empresa KI-Sabor, da cidade de Serra Dourada. Com capacidade de armazenagem de até 3.000 litros de leite por dia, a Central Iniciou com cinco produtores cadastrados com estimativa de produção até 7.000 litros de leite por mês. O secretário de Agricultura, José Marques de Castro, destaca a importância de alcançar metas. “As metas para os dois resfriadores até dezembro de 2012 é atingir 3.000 mil litros de leite por dia e até dezembro de 2013, é alcançar 5.500 litros de leite por dia”.
 
O resfriador beneficiará também as comunidades de Periperi, Beleza, Marias, Canabravão e Baixa do Coqueiro. O senhor Odesvaldo Ferreira Barbosa, produtor local, possui 30 vacas leiteira e está animado com os benefícios: “É uma obra que beneficiará todos da comunidade, acompanhei desde o começo até o fim e a minha intenção é depositar bastante leite para desenvolver a região”. Declarou. 


Para o senhor Vilson Pereira de Carvalho, produtor do povoado de Canabravão, que possui 13 vacas leiteiras, ele observa a oportunidade de incrementar a renda da família. “É uma das melhores oportunidades para nós que moramos na roça, antes não ganhávamos nada, agora vamos tirar as despesas e recompensas”. Afirma.
 
“Atualmente o laticínio trabalha com preço único de 70 centavos por litro. Coletamos em vinte e seis municípios do oeste baiano e três do estado de Minas Gerais. São Desidério tem correspondido muito bem essa parceria”. Disse o representante da Ki-Sabor, Dorisval Frota de Souza.
 
Segundo o prefeito Demir Barbosa, as parcerias são de fundamental importância: “O município sempre vai investir em programas como o pró-leite e o pró-lavoura, para aumentar a produção, geração de renda e desenvolvimento da região”. Declara.

 Ascom São Desidério
Fotos; Rodney Martins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...