sexta-feira, 29 de junho de 2012

Aniversário de Ilhéus é marcado por missa, e entrega de comendas


Ao completar 478 de fundação e 131 anos de elevação a cidade neste 28 de junho, a Prefeitura de Ilhéus a Prefeitura de Ilhéus realizou uma série de atividades cívicas e culturais para homenagear a importante data. 
Às 8 horas foi realizada a cerimônia de Hasteamento das Bandeiras, na praça Dom Eduardo; seguida da formatura dos 160 guardas civis municipais que participaram no ano de 2011 do curso de Formação em Segurança Pública realizado pelo Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem); às 8h30min, foi celebrada Missa Solene na Catedral de São Sebastião, pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli; e às 10 horas, foi realizada, no Teatro Municipal de Ilhéus, a entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus pelo prefeito Newton Lima a cinco personalidades que contribuíram e/ou contribuem para o engrandecimento do Município.
Segundo o prefeito Newton Lima, nos últimos cinco anos sempre foi uma grande satisfação realizar a outorga da Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus. “É bastante comum julgarmos as pessoas pelas suas faltas, ou erros, e na maioria das vezes nos esquecemos de dar o devido valor e reconhecimento àqueles que buscam o caminho da ética, da seriedade e, acima de tudo, do compromisso com a sociedade em que vive”, ressaltou. Assegurou, o prefeito que não é uma tarefa fácil escolher os nomes de pessoas que contribuem parra o engrandecimento da sociedade ilheense. Os cinco homenageados foram o professor Dorival de Freitas, o historiador José Nazal Pacheco Soub, o empresário Roque Lemos dos Santos e Libério Menezes Filho, e o ex secretário-geral da Ceplac, José Haroldo Castro Vieira (in memoriam).
Roque Lemos dos Santos - Nascido em Ituberá, chegou a Ilhéus no ano de 1986 para, praticamente, revolucionar o setor da construção civil em no município. Durante esse tempo, sua empresa, a Construtora Cicon, já edificou mais de 400 unidades residenciais nas cidades de Ilhéus e Itabuna, mais de 800 novas unidades que estão em construção, e cerca de 400 em projetos de lançamento.
Dorival de Freitas – Desde sua juventude, como seminarista e sacerdote, destacou-se pelo dom da oratória, deixou a vida sacerdotal para formar uma família exemplar, uma família de educadores, assim como ele, e sua atuação na educação da juventude ilheense, nos colégios públicos ou privados, ainda hoje tem marcas do seu notável desempenho, bem como nos cursos superiores onde sempre atuou.
José Nazal Pacheco Soub – Considerado um dos filhos de ilhéus que pelo seu carinho e devoção e dedicação à cidade jamais poderia deixar de ser lembrado para receber a justa homenagem do município. É um dos responsáveis pela salvaguarda da rica história – passada e contemporânea –, através de exposições de fotos e lançamento de livros. Servidor público ocupante de cargos comissionados há 35 anos, tem se destacado em todas as atividades que participa.
Libério Menezes Filho – Ilheense que iniciou sua vida profissional na área dos serviços portuários, até hoje é um dos mais árduos defensores do nosso porto e do desenvolvimento de Ilhéus. Sua atuação mereceu destaque em todas as instituições que atuou, a exemplo da Associação Comercial de Ilhéus, onde foi destacada membro de várias diretorias, inclusive seu presidente. Sua luta pelo desenvolvimento de Ilhéus é reconhecida pela comunidade, pois sempre está presente nas campanhas pelas causas de Ilhéus.
José Haroldo Castro Vieira – Um dos homens que obteve maior destaque na economia e no desenvolvimento de Ilhéus e região. Dedicou grande parte de sua vida ao esforço em prol do desenvolvimento de Ilhéus, da Bahia e do Brasil, quando secretário-geral da Ceplac. Foi responsável direto pela consolidação da Ceplac, da criação da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), hoje Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Pela primeira vez a Comenda foi outorgada in memoriam. Recebeu a homenagem – representando a família – o seu filho Sérgio Lima Vieira.
Hino a Ilhéus – Durante a solenidade de entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, a musicista Maria Cecília (Marici) Pacheco de Menezes fez a apresentação ao piano e voz de uma música em homenagem a Ilhéus, composta em 1965, com letra de Solange Pessoa Dórea, musicada por Milton de Calazans. Solange Pessoa Dórea, viúva do agricultor Raimundo Dórea, é neta com Coronel Antônio Pessoa, "chefe político" de Ilhéus por mais de 30 anos, no final do Século XIX e nas primeiras décadas do Século XX. Milton de Calasans, também descentes de família tradicional desta terra. Composta com o título "Ilhéus", a partitura é cuidadosamente guardada por Maria Cecília (Marici) Pacheco de Menezes até hoje.
Reinventando Jorge Amado – As homenagens ao aniversário de Ilhéus foram encerradas no Teatro Municipal com o lançamento do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado, em parceria com a SKY, e destinado aos alunos da rede pública e particular de ensino. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o Concurso Cultural Jorge Amado pretende promover a aprendizagem significativa de alunos a partir da reflexão e da interpretação criativa sobre a vida e obra do grande autor baiano.
Na mesma solenidade, o prefeito Newton Lima recebeu do presidente da Fundação Cultura de Ilhéus, Maurício Corso, o Diploma conferido a Ilhéus como a Cidade Baiana da Cultura 2012. Por sua vez, Newton Lima entregou o Troféu de Cidade Baiana da Cultura 2012 ao presidente Maurício Corso, para que fique exposto na sede da Fundação Cultural de Ilhéus.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...