quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vigilância intensifica ações contra epidemia de dengue



A Vigilância Epidemiológica de Itabuna volta a alertar a comunidade para que redobre a atenção no que diz respeito a possíveis focos de dengue em suas residências. A preocupação se deve ao fato de que, mesmo com a regularidade das ações de controle, com aplicações de larvicida nos imóveis, o índice de infestação ainda é preocupante.
De acordo com a Vigilância, cerca de 90% dos focos de dengue são localizados em quintais, pátios e terraços de residências, em reservatórios de água destampados, garrafas, tampas, latas e até em cascas de ovos e frutas. “Portanto, todo cuidado é pouco e cada morador tem a obrigação, consigo mesmo e com seus familiares e vizinhos, de dar destinação correta a esses objetos e não armazenar água parada de modo errado”, orienta Clodoaldo Santos de Oliveira, que atua como supervisor de combate a endemias.
A Vigilância está intensificando as visitas às áreas com maior incidência de casos de dengue, num trabalho com o objetivo de reduzir drasticamente os índices de infestação e apelar à comunidade para que evite os hábitos que favorecem o surgimento de focos. “Vale ressaltar que nenhum descuido é permitido e é preciso observar, inclusive, se o tanque tem uma tampa apropriada, pois se ela tiver ondulações, permite que o mosquito entre e deposite suas larvas”, adverte.
O supervisor lamenta que muitos moradores não seguem a orientação dos agentes. “Infelizmente, apesar das informações que passamos, alguns continuam com as posturas erradas, a exemplo de deixar vasilhames com água parada para conservar plantas dentro de casa e garrafas destampadas em áreas abertas”, frisa.


http://agora-online.com.br/jornal/2012/05/17/vigilancia-intensifica-acoes-contra-epidemia-de-dengue/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...