sexta-feira, 25 de maio de 2012

Santa Casa de Itabuna destaca ações para o trabalhador


No mês em que se comemorou o Dia Mundial do Trabalho, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna destaca o investimento realizado em ações voltadas para o trabalhador. Tendo no colaborador seu principal capital intelectual, a Santa Casa destaca o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) como essencial na dinâmica institucional. O apoio e incentivo às ações da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) é também outro destaque nos Hospitais e unidades da Santa Casa de Itabuna.  

Sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, o Sesmt está relacionado às ações de manutenção da saúde e segurança dos trabalhadores. Para isso, realiza vistorias nos ambientes de trabalho e avaliações quantitativa e qualitativa dos riscos cotidianos inerentes à cada setor. Ainda como atribuição do serviço, a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e orientação de medidas preventivas como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Respondem pelo Sesmet da Santa Casa de Itabuna o médico do trabalho, Dr. Gilmar Pinheiro; a enfermeira do trabalho, Marlone Bahia; três técnicos em segurança no trabalho, sendo no Hospital Manoel Novaes, Wilker Passinho, no Calixto Midlej Filho, Marcelo Brandão e no Hospital São Lucas, Rolemberg dos Santos. 

         O Sesmt trabalha em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), principalmente na realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), cursos e treinamentos e comemoração do Dia do Trabalhador.
Cipa
Assim, outro trabalho de grande importância na instituição é a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), serviço apoiado pela provedoria da instituição. Eleitos cumprindo proporcionalidade ao número de funcionários de cada hospital, a Cipa atua na fiscalização de ambientes de risco e orientação para minimizar os impactos da atuação profissional na saúde do trabalhador. Entre os destaques, além da co-realização da Sipat, a Cipa é responsável por promover o curso de Prevenção de Acidentes para Membros da Cipa. 

Por: Jaqueline Simões
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...