sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prefeito entrega termos de Posse a pequenos produtores de Itabuna




O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo vestiu, literalmente, a camisa da Agrafam – Associação Grapiúna da Agricultura Familiar. Foi na manhã desta sexta-feira (25), durante a entrega dos Termos de Permissão de Uso da Fazenda Niterói, dentro do Projeto Agricultura Familiar – Agrovila, aos 48 pequenos produtores beneficiados pelo programa. 

“Esta é a realização de um grande sonho para essas famílias do campo”, declarou o prefeito, destacando que a ação se tornou possível graças a parcerias firmadas pelo governo municipal.

“Aqui temos um bom exemplo da participação dos governos municipal, estadual e federal, trabalhando juntos, sem partidarismos, em busca de melhor qualidade de vida para a comunidade que mais necessita”, afirmou Azevedo. 

O projeto da Agrovila foi implantado no ano passado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, numa área de 38 hectares na Fazenda Niterói, às margens da BR 101 (próximo ao bairro São Roque. Inicialmente, serão atendidos 48 pequenos produtores rurais de Itabuna. 

Além do direito à posse da terra, as famílias também receberão assistência técnica, orientação na produção, na distribuição e na comercialização dos produtos, numa ação conjunta entre técnicos da Prefeitura de Itabuna, Ceplac e EBDA. Esta última fez a doação aos pequenos produtores de sementes de milho e feijão, com selo de garantia da Empraba, segundo o engenheiro agrônomo Wellington Leite.  

“Esse projeto dá um importante passo para o desenvolvimento econômico e social dessas famílias, com a valorização do cidadão”, frisou Raimundo Sampaio, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia. Segundo Sampaio, a fazenda Niterói chegou a ser dizimada pela praga da vassoura-de –bruxa e agora foi transformada em um espaço produtivo que não beneficia apenas às famílias assentadas, mas a toda a comunidade regional.    

“Este é um momento importante em nossas vidas e só podemos agradecer por essa oportunidade única para todos nós”, disse, bastante emocionado, o presidente da Agrafam, José Venâncio Santos.   

A solenidade para a entrega dos documentos foi bastante concorrida. Além do prefeito e todo seu secretariado e diretores municipais, contou também com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Ceplac, EBDA, Território Litoral Sul, das associações de pequenos produtores de Itabuna e dos assentamentos.    

Por: Rosi Barreto – Fotos: Haisa lima – 25/05/12
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...