quinta-feira, 31 de maio de 2012

Itabuna defende o Porto Sul como investimento sustentável


Durante a primeira Audiência Pública sobre o Porto Sul realizada nesta quarta-feira (30), em Itabuna para a apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), o vice-prefeito Antônio Vieira, que representou o prefeito Capitão Azevedo, destacou a importância do investimento para o Sul da Bahia, a partir de um desenvolvimento sustentável, tendo em vista a necessidade de geração de empregos.

Ainda segundo o vice-prefeito, junto com o empreendimento outros investimentos serão atraídos, como a vinda de indústrias e o aquecimento do comércio em geral, que movimentará ainda mais a economia de Itabuna e cidades circunvizinhas. “Dizemos sim pelo melhor para nossa região, pois entendemos que o resultado será muito benéfico para a sociedade, principalmente para solucionar o problema do desemprego na nossa região, mas para isso precisamos de uma qualificação para esses futuros profissionais”.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Célio Costa Pinto apresentou o licenciamento ambiental e suas etapas (licença prévia, de aprovação e de operação), além dos programas de controle ambiental. De acordo com ele, o Porto Sul aguarda o deferimento ou o indeferimento da Licença Prévia, que será expedido pelo órgão. No encontro foram ainda apresentados vídeos sobre o EIA-RIMA do empreendimento, que é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Bahia Mineração (Bamin). 

O secretário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa revelou que o projeto Porto Sul “abre” as portas da região para o mundo, pois além de receber insumos, a região será um Polo de Exportação. De acordo com ele, as vocações econômicas de cada município serão aproveitadas, mas para isso deverão ser preparadas para receber os investimentos. Ele revelou também que junto ao EIA-RIMA do Porto Sul estará apresentando o mesmo estudo para a duplicação da BR-415, até o mês de julho.

O encontro foi marcado por debates com as presenças de representantes de classes, movimentos sociais, líderes comunitários, sindicatos, professores, estudantes, além de vereadores, prefeitos e pré-candidatos, entre outros representantes, que puderam sanar as dúvidas quanto ao projeto.

Por: Texto e reportagem: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 31/05/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...