quarta-feira, 23 de maio de 2012

Itabuna aponta Diagnóstico Alternativo para o combate à violência


 
Durante reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Itabuna, realizada nesta terça-feira (22), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representantes da sociedade organizada e autoridades locais assistiram a apresentação do diagnóstico da violência e criminalidade no município e conheceram a proposta do Plano Municipal de Segurança Pública.

O diagnóstico computou mais de 500 homicídios cometidos em Itabuna entre 2007 e 2010. De acordo com o estudo, 78% dos crimes foram praticados com o uso de arma de fogo, sendo que 93 % das vítimas  são do sexo masculino, 80 % delas com idade entre 15 e 39 anos e 43 % com apenas um a três anos de escolaridade. 

Foi constatado também  no estudo, que os acidentes de trânsito correspondem à terceira maior causa de mortes violentas em Itabuna, chegando ao total de 310 casos entre 2007 e 2010.

No debate que se seguiu à apresentação do diagnóstico,  foram discutidas  sugestões de diversas entidades como, por exemplo,  a instalação de espaços para recuperação de dependentes químicos, considerando que a maioria dos casos de roubos e homicídios deve-se ao uso de drogas, principalmente o crack. Moradores também sugerem a ampliação de projetos voltados para a inclusão social.

De acordo com o diretor do Programa de Segurança Pública Municipal (Prosem), Marcos Vinicius de Oliveira Júnior, o plano vai incorporar propostas de representantes da sociedade civil para sua consolidação e futura aplicação.

Ao receber o diagnóstico e a proposta do Plano Municipal de Segurança Pública, a promotora pública Renata Dacach indicou o estudo como o primeiro passo para conhecer o problema e buscar soluções”.    

O trabalho tem relação com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e segundo o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, não está somente atrelado à ação policial. “Nós interpretamos que o problema da violência não é resolvido somente com a ajuda de efetivos e viaturas, mas em através de um esforço conjunto da sociedade com o desenvolvimento de ações sociais e políticas públicas”, afirma.

           A secretaria executiva do GGI – M, Luisa Padilha Leal, explica que p  Plano Municipal de Segurança Pública foi elaborado a partir das prioridades identificadas no Diagnóstico da Violência e Criminalidade e será a principal ferramenta  para o combate à violência  nos próximos dois anos. Afirma  que para que ele tenha o sucesso desejado é necessário que seja executado pelo Poder Municipal em suas diversas instâncias, em parceria com a sociedade civil e com os demais órgãos de segurança pública que atuam no município. A idéia é reduzir o crime e a violência e aumentar a segurança da população.

Por: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges 23/05/2012
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...