O diagnóstico do Plano Municipal de
Segurança Pública de Itabuna, elaborado pelo Instituto de Promoção da Segurança
Pública Municipal –Prosem e que foi entregue recentemente ao prefeito Capitão
Azevedo, define estratégias de ações integradas de combate à violência. As ações envolvem governo municipal, sociedade
civil organizada e organismos da área de segurança pública, sob coordenação do Gabinete
de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).
Segundo o estudo, os acidentes de
trânsito constituíram a terceira maior causa de mortes em Itabuna, com o registro
de 310 casos, e uma média de 62 vítimas fatais por ano, de 2006 a 2010. Ao
longo do período analisado, o número de vítimas de acidentes de trânsito
oscilou do mínimo de 48 mortes em 2006 ao máximo de 69 óbitos em 2008.
As vítimas fatais desses acidentes
são, majoritariamente, do sexo masculino, cuja proporção variou de 74% em 2006 a 86% em 2010, com
destaque para a faixa etária de 20
a 29 anos, seguida pela faixa de 40 a 49 anos. Um dado
ressaltado no estudo é de que são os veículos de passeio os que mais se
envolvem em acidentes fatais, seguidos pelas motocicletas, com crescimento
contínuo durante o período analisado.
O relatório diz ainda que segundo
informações da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran), foi
registrado nos últimos anos um acentuado aumento no número
de acidentes envolvendo motocicletas, quase sempre provocados por falta de
atenção, embriaguez e excesso de velocidade.
Outro aspecto que deve ser
considerado é o crescimento da frota de motocicletas, que, somente entre os
anos de 2007 e 2011,, foi superior a 100%. Essa tendência de crescimento foi
ainda constatada para a frota geral de veículos, segundo informações coletadas
junto ao Departamento Estadual de Trânsito - Detran.
No início da década passada (2000),
o município tinha 21.003 veículos cadastrados, número que quase triplicou
atingindo o total de 58.406 veículos em 2011, puxado pela maior facilidade dos
financiamentos. Para melhorar as condições de tráfego, governo municipal tem
procurado investir em projetos com foco na mobilidade urbana, como por exemplo a
reurbanização da avenida Amélia Amado.
Por: Kleber Torres Fotos : 30-05-2012
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