quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estudo mostra violência no trânsito em Itabuna



O diagnóstico do Plano Municipal de Segurança Pública de Itabuna, elaborado pelo Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal –Prosem e que foi entregue recentemente ao prefeito Capitão Azevedo, define estratégias de ações integradas de combate à violência.  As ações envolvem governo municipal, sociedade civil organizada e organismos da área de segurança pública, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

Segundo o estudo, os acidentes de trânsito constituíram a terceira maior causa de mortes em Itabuna, com o registro de 310 casos, e uma média de 62 vítimas fatais por ano, de 2006 a 2010. Ao longo do período analisado, o número de vítimas de acidentes de trânsito oscilou do mínimo de 48 mortes em 2006 ao máximo de 69 óbitos em 2008.

As vítimas fatais desses acidentes são, majoritariamente, do sexo masculino, cuja proporção variou de 74% em 2006 a 86% em 2010, com destaque para a faixa etária de 20 a 29 anos, seguida pela faixa de 40 a 49 anos. Um dado ressaltado no estudo é de que são os veículos de passeio os que mais se envolvem em acidentes fatais, seguidos pelas motocicletas, com crescimento contínuo durante o período analisado.

O relatório diz ainda que segundo informações da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran), foi registrado   nos últimos anos um acentuado aumento no número de acidentes envolvendo motocicletas, quase sempre provocados por falta de atenção, embriaguez e excesso de velocidade. 

Outro aspecto que deve ser considerado é o crescimento da frota de motocicletas, que, somente entre os anos de 2007 e 2011,, foi superior a 100%. Essa tendência de crescimento foi ainda constatada para a frota geral de veículos, segundo informações coletadas junto ao Departamento Estadual de Trânsito - Detran.

No início da década passada (2000), o município tinha 21.003 veículos cadastrados, número que quase triplicou atingindo o total de 58.406 veículos em 2011, puxado pela maior facilidade dos financiamentos. Para melhorar as condições de tráfego, governo municipal tem procurado investir em projetos com foco na mobilidade urbana, como por exemplo a reurbanização da avenida Amélia Amado.

Por: Kleber Torres  Fotos :                            30-05-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...