quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dia 5 é o dia D para vacinar contra a gripe,

A exemplo de todo o resto do pais, no próximo sábado, 5, mais 784 mil paraenses devem participar do “Dia D” de vacinação contra a gripe em todo o Estado. A campanha é direcionada a idosos, gestantes, crianças de 6 meses a dois anos de idade, indígenas e profissionais da saúde. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), mais de um milhão de doses serão distribuídas para sete mil postos de vacinação. Até o final da campanha, no próximo dia 25, 981.085 pessoas devem ser imunizadas contra a gripe.

 A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus, inclusive contra o Influenza H1N1 (causador da Gripe A ou gripe suína como também ficou conhecida), que, no ano passado, provocou a morte de 53 pessoas no Brasil. Este ano, três casos da doença foram registrados no Pará, sendo que dois destes somente em Belém.

Esta será a 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A estimativa é vacinar pelo menos 80% da população alvo (784.868 pessoas), que está mais vulnerável a gripe. As doses estarão disponíveis em todos os postos de saúde que deverão funcionar no sábado – Dia D – das 8 h até às 17 h. Em todo país, mais de 24 milhões de brasileiros devem se imunizar. A Sespa chama atenção para as mulheres grávidas, que no ano passado representaram o menor grupo que procurou se imunizar contra a gripe, doença que pode trazer sérias complicações se não for tratada com cuidado.

Em Belém, a campanha começou mais cedo, no último dia 25, por causa da demanda. Mais de 1600 pessoas estarão envolvidas com o Dia D de Vacinação. O Ministério da Saúde espera que o município imunize um total de 116.409 idosos, 18.307 gestantes, 36.075 crianças e mais 18.689 profissionais de saúde


. Este é o maior público de toda a Região Norte que será imunizado durante a campanha. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), Carlene Castro, a antecipação da campanha em Belém se deve as particularidades da região que também atende a população ribeirinha. “A vacina é anual e mesmo quem já tomou a dose no ano passado deve tomar novamente este ano”, atentou. Dentre as preocupações de Carlene está a imunização contra o H1N1, que já infectou duas pessoas este ano, mas que foram tratadas e não apresentaram complicações.

 “O vírus já está em território nacional, por isso devemos nos prevenir da doença”, frisou. A vacinação acontece até o dia 25 deste mês em todos os postos de saúde. No sábado, Dia D, além das unidades municipais de saúde, a população de Belém pode procurar pelos postos fixos para se imunizar, eles vão funcionar no SESC – Doca, Yamada Plaza, IT Center, Ure Presidente Vargas e Ambulatório Médico da Polícia Militar. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência

Câmara Municipal de Itabuna realizou Sessão Especial em homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência Erasmo Ávila  Uma noite de emoç...