terça-feira, 15 de maio de 2012

Desenvolvimento sustentável é tema de seminário em Itabuna



A Divisão para a Juventude da Secretaria de Assistência Social de Itabuna participa, juntamente com a Emasa, do projeto executivo para o Seminário da Juventude, que será realizado no dia 23 de maio, no período das 8 às 18 horas, no auditório da FTC. O evento reunirá técnicos e pesquisadores envolvidos com o Projeto Sustenta Cidade, coordenado pela educadora ambiental Heloísa Pinheiro.

Segundo o chefe da Divisão para a Juventude, Sérgio Fontes, o seminário tem como objetivo difundir informações sobre educação ambiental e mobilizar os jovens para a promoção da sustentabilidade. A intenção é envolvê-los na implementação de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente.

Fontes salienta que o debate se dá no momento em que está sendo preparada a Conferência Rio + 20, que reunirá delegações de todo o mundo para debater o desenvolvimento sustentável. O seminário em Itabuna terá como resultado a elaboração de uma carta com propostas de políticas e ações ambientais no âmbito local, inclusive a despoluição do Rio Cachoeira e a reciclagem de lixo. Para Heloisa Pinheiro, o seminário representa uma chance para chamar a atenção dos jovens e da população em geral para proteger, preservar e assegurar o equilíbrio ambiental.

Por Kleber Torres  Fotos :    Pedro Augusto  -05-2012

 
Estudantes ambiental
discutem o lixo


Numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Curso Amigos do Brasil, cerca de 300 alunos do curso de gestão ambiental ministrado através da FTC estiveram visitando no último sábado (12), o aterro controlado de Itabuna, que ocupa uma área de 11 hectares e recebe diariamente mais de 200 toneladas de lixo. Hoje, na cidade, apenas o lixo hospitalar é incinerado e há a coleta média de 1,2 quilo de lixo por habitante.

Segundo o professor Márcio Abreu do Bom Conselho, que é especialista em gestão ambiental, a idéia é discutir de forma ampla a questão da destinação dos resíduos sólidos e colher sugestões para implantação do aterro sanitário definitivo: “A idéia do trabalho de campo é avaliar propostas dos alunos e colher sugestões como a de implantação do sistema de coleta seletiva ou para corrigir as possíveis distorções existentes”.

Ele explica que Itabuna tem hoje a incineração diária de 2,1 toneladas de lixo hospitalar, mas são destinadas para o aterro controlado 165,1 toneladas de lixo domiciliar, além de 28 toneladas coletadas através da varrição manual, 43,2 toneladas de entulho, 3,8 toneladas de poda, capina e roçagem, 4,9 toneladas de frutas, verduras e material recolhido das feiras livres,  19,8 toneladas de resíduos industriais e mais 6,5 toneladas de serviços de limpeza de bocas de lobo e outros materiais.

Um outro objetivo da visita para o professor era o de apontar as alternativas para a operacionalização no médio prazo do aterro sanitário, uma questão que, deve necessariamente, envolver os diversos segmentos da sociedade civil organizada. 

O Curso Amigos do Brasil inclui além da gestão ambiental, cursos de recursos humanos, segurança do trabalho e  inglês para negócios, com 10 meses de duração e direcionado para a formação de profissionais de nível técnico.

DCS – PMI  Texto : Kleber Torres    Fotos : Pedro Augusto    14-05-2012

 www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...