Os altos índices de criminalidade colocaram Itabuna novamente em evidência na mídia nacional. Na semana passada, o Ministério da Justiça e o Instituto Sangari divulgaram o Mapa da Violência 2012 em que Itabuna figura em 8º lugar no ranking nacional entre municípios mais violentos (relembre aqui).
Hoje, o jornalístico matutino da Rede Globo, o Bom dia Brasil, mostrou como facções comandam o tráfico de drogas na principal economia do Sul do Estado (assista à matéria). Como revelado pelo juiz criminal Antonio Carlos Rodrigues mais cedo no PIMENTA, os criminosos ordenam do presídio cerca de 90% dos homicídios em Itabuna.

Aqui, faltam políticas sociais efetivas por parte da prefeitura e ações concretas de combate à violência por parte do governo baiano.

A promessa de instalação de uma delegacia de homicídios em Itabuna até o final deste semestre não deve ser cumprida pelo tempo exíguo. Já estamos no dia 15 de maio. Que, pelo menos, o governo baiano cumpra a segunda promessa, a instalação de uma Base Comunitária de Segurança, as UPPs baianas, até o final de 2012. Como temos mais de seis meses pela frente, dá tempo comprar/alugar o espaço para a Base de Segurança e treinar os policiais.

A área escolhida para instalação da Base de Segurança foi a região do Monte Cristo, região que concentra a maioria dos homicídios de Itabuna. As ruas são escuras e esburacadas, faltam áreas de lazer e o pouco que existe é abandonado.