quarta-feira, 11 de abril de 2012

Procon-BA alerta sobre contratação de consórcios e financiamentos de automóveis

O não cumprimento das cláusulas contratuais é um dos problemas que mais levam os consumidores, que contratam consórcios e financiamentos de automóveis, ao Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Para evitar problemas como esse, o órgão orienta que antes de fechar o acordo, os consumidores tomem cuidados como, por exemplo, pesquisar taxas de financiamentos, analisar bem o contrato e fugir de financiamentos longo sempre que for possível.

O primeiro passo é pesquisar nos bancos, financeiras e administradoras de consórcio quem oferece as melhores condições. Se a opção for pelo financiamento, é bom checar e comparar o Custo Efetivo Total (CET) - soma de todas as taxas e juros que o comprador vai pagar no financiamento. Para não cair no superendividamento, é importante também que o consumidor evite dividir o automóvel em muitas vezes e, que o valor da parcela não comprometa mais do que 10% da renda mensal.

Carros Usados
Nos casos de compra de carros usados, o consumidor deverá buscar informações quanto à origem do veículo, multas, débitos, licenciamento e financiamento. Se forem identificados débitos, o consumidor deverá solicitar do vendedor um termo de quitação da dívida. É importante também verificar se há alguma alteração no relevo do chassi do automóvel, pois isso pode significar falsificação. O consumidor também precisa se atentar para a parte mecânica do carro. O ideal é que ele teste o produto, juntamente com um mecânico de confiança.
ASCOM / SJCDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...