quinta-feira, 12 de abril de 2012

PRAÇA DO MEIO AMBIENTE SERÁ REVITALIZADA


Heloisa Pinheiro
Para a preservação da qualidade de vida, o abandono de áreas de importância histórica, a redução de espaços de convivência pública e a destruição da paisagem natural não podem continuar acontecendo, por esse motivo a Empresa Municipal de Águas e Saneamento-Emasa, já está desenvolvendo um Projeto a curto prazo para a recuperação da “Praça do Meio Ambiente”, localizada na Beira-Rio, bairro São Judas e que foi abandonada por gestões passadas.    

Essas questões passaram a ter grande importância para o atual diretor- presidente da EMASA, Geraldo Briglia. Assim, contando com um projeto arquitetônico e paisagístico ecologicamente adequado, a Praça será revitalizada através de um modelo de sustentação apoiado em iniciativas de incentivo à cultura e irá oferecer à população uma programação cultural e esportiva qualificada e gratuita, principalmente, para os residentes no local.   

Surge, assim, a revitalização urbana da praça, pautada pela integração de parceiros públicos e privados a fim de garantir recursos para intervenções urbanísticas e/ou arquitetônicas. Nesta praça, além de programar projetos capazes de promover a reocupação econômica e social, a revitalização também será somada a necessidade atual de organizar processos sustentáveis, através do Projeto SustentaCidade/EMASA, estimulando sua humanização.

A Praça do Meio Ambiente, publicamente reconhecida e localizada no São Judas, como um exemplo de construção de áreas urbanas foi idealizada e construída em 1998, pela EMASA e alguns parceiros, na então gestão do engenheiro Geraldo Briglia que assumiu a direção da  empresa novamente.  
.
A revitalização da “Praça do Meio Ambiente” dentro dos próximos dias reitera a importância da reciclagem não apenas de materiais, mas também de espaços livres e de lazer, em um local degradado pelo mau uso e que pode se tornar em um espaço público de lazer e de reflexão sobre as questões ambientais, como aconteceu antes e que foi depredada, gerando um problema urbano.

“A  Praça revitalizada, acima de tudo, reafirma a importância do convívio: entre o passado e o presente, entre o urbano e o natural, entre todas as linguagens e entre todos nós”, enfatiza a professora Heloisa Pinheiro, coordenadora do SustentaCidade, projeto esse que foi abraçado pela Emasa, dentro da visão lógica de Geraldo Bríglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...