terça-feira, 24 de abril de 2012

Pesquisador da Ceplac diz que graviola é uma realidade como alternativa econômica regional


A fruticultura, especificamente a graviola, é uma realidade como alternativa no sul da Bahia, aumentando a renda dos agricultores, que antes só tinha o cacau como aporte econômico. A afirmação é do pesquisador da CEPLAC, Gilberto Fraife Filho, membro da Comissão Organizadora do I Simpósio Baiano da Graviola, que acontecerá em Ipiaú, nesta quinta-feira, dia 26. Engenheiro agrônomo, mestre em Fruticultura Tropical-Produção e Manejo, ele diz que são as melhores possíveis às expectativas para a realização do encontro, no qual agricultores e empresários terão a oportunidade de discutir o principal gargalo, que é a estruturação da comercialização da cadeia produtiva da graviola. Nesta entrevista, Fraife fala sobre o trabalho de apoio a fruticultura no Vale do Rio de Contas, desenvolvido pela CEPLAC, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, com a realização de cursos de capacitação de cultivos; pesquisas na área de manejo da graviola, orientação e recomendação de tecnologias de produção, visando aumento de produtividade e qualidade dos frutos.

Como o senhor vê a realização do I Simpósio Baiano da Graviola?
Gilberto Fraife Filho – Esse simpósio baiano acontece num grande momento da fruticultura do Estado, congregando agricultores, empresários e autoridades. O simpósio tem o objetivo de colocar em discussão os principais problemas da cadeia produtiva da graviola. É um encontro dos mais importantes, porque busca o fortalecimento e a organização de toda a cadeia produtiva dessa fruteira, que já assume um papel de grande importância econômica na região do Sul da Bahia.

Qual é o estágio atual da fruticultura regional?
Gilberto Fraife Filho – O sul da Bahia é uma região que possui cerca de 1.200 hectares só de graviola e mais de cinco mil hectares ocupadas com outras fruteiras, a exemplo do cupuaçu, banana, acerola e maracujá. A fruticultura, mais especificamente a graviola, já é uma realidade como alternativa econômica regional, aumentando a renda dos produtores que antes só tinha o cacau como aporte econômico.

Quais as expectativas em relação ao simpósio?
Gilberto Fraife Filho – As expectativas são as melhores possíveis. O Simpósio da Graviola irá reunir técnicos,  pesquisadores, empresários, produtores e lideranças políticas e surge como uma excelente oportunidade na busca de soluções que afligem a cadeia produtiva. É uma grande oportunidade para agricultores e empresários do setor, que terão a oportunidade de discutir o principal gargalo, que é a estruturação da comercialização da cadeia produtiva da graviola.



Quais os resultados do trabalho realizado pela CEPLAC em apoio à fruticultura no Vale do Rio de Contas, em especial ao cultivo da graviola?
Gilberto Fraife Filho – A CEPLAC vem fortemente apoiando a fruticultura regional, através de Assistência Técnica e Extensão Rural, em convênios com Sindicatos Rurais do Vale do Rio de Contas; com o Senar, por meio de cursos de capacitação no cultivo de fruteiras e em especial a graviola. A CEPLAC também vem realizando pesquisas na área de Manejo da Graviola, indicação de variedades comerciais e adaptadas à região, orientação e recomendação de tecnologias de produção, visando aumento de produtividade e qualidade dos frutos.

Como o senhor vê o futuro da graviola na Bahia, principalmente no Vale do Rio de Contas?
Gilberto Fraife Filho – As perspectivas para o cultivo da graviola são boas e os produtores estão aceitando a diversificação de cultivos como uma maneira de fortalecer a cacauicultura, ao contrário do que ocorria em tempos atrás, onde os produtores só acreditavam na economia do cacau. A minha expectativa para o futuro é bastante otimista. Entretanto, urge a necessidade de um maior estímulo, um fortalecimento significativo à cadeia produtiva, sobretudo  no item comercialização. É preciso que se realize um trabalho profissional de marketing, divulgando a graviola como fruta saborosa e de  de alto valor nutricional, como alimento funcional na prevenção da saúde e na cura de algumas doenças, conforme dados encontrados na Literatura cientifica. Precisamos também discutir colocar um plano de aumento do consumo e, principalmente, discutir a ampliação de novos mercados consumidores.

Por - Ederivaldo Benedito
Assessoria de Comunicação do I Simpósio Baiano de Graviola









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...