sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ipiaú dia 25 realiza simpósio baiano da graviola


(Ipiau capital baiana da graviola)

Na próxima quinta-feira, dia 26, Ipiaú será transformada na capital baiana da graviola, ao reunir, num evento estadual, representantes da cadeia do produto. Quem garante é o pesquisador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC, Antonio Carlos Araújo, presidente da Comissão Organizadora do encontro, realizado em parceria com o Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas.

Antonio Carlos
O I Simpósio Baiano da Graviola será aberto na manhã desta quinta-feira, dia 26, com uma palestra do presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura e professor da Universidade Estadual do Sudoeste-Uesb, Abel Rebouças São José, sobre “Perspectivas da cultura da Graviola”. O I Simgrav acontecerá durante todo o dia, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

“O programa de diversificação de cultivos é uma realidade no sul da Bahia, graças ao trabalho desenvolvido pela CEPLAC, em parceria com organismos púbicos e privados da região”, disse Antonio Carlos. “A fruticultura entrou na fazenda de cacau e está contribuindo para a renda do produtor de cacau. No caso especifico da graviola, com o seu crescimento e o seu fortalecimento, surgiram alguns problemas relacionados ao preço e ao mercado. O simpósio será a grande oportunidade para agricultores e empresários buscaram alternativas junto às autoridades competentes”.

Desde o início deste ano, a Comissão Organizadora vem ultimando os preparativos do encontro, que tem o objetivo de congregar profissionais ligados à cadeia produtiva da graviola e estimular empresários baianos. “Está tudo pronto para a realização do nosso simpósio, que terá a participação de empresários agroindustriais, agricultores, extensionistas, agentes de assistência técnica e pesquisadores, além de estudantes de Agronomia de todo o Estado”, garantiu Antonio Carlos Araújo. 

A Comissão Organizadora do simpósio é integrada por Vilson Santos Souza (vice-coordenador), José Marques Pereira, Maria das Graças Conceição Parada Silva, Isabel Cristina Silva Fontes Lima Brandão, Valdinélia Borges Pimentel, José Carlos Passos Brandão, José Vanderlei Ramos, Gilberto de Andrade Fraife Filho, Ivan Henrique Simeão da Silva Benevides e Ednólia Souza dos Reis; Antonio Carlos Araújo, Adonias de Castro Virgens Filho, Gabriel Mota de Oliveira Leite e Josane Silva Moreno (Captação de Recursos e Marketing); Alberto Lavigne Bichara, Allan Sérgio Gonçalves Alves, Marcelo Vitor Ribeiro Santos e Raimundo Marques da Silva (Informática); Maria das Graças Brito dos Santos (Secretária); Gildefran Alves Dímpino de Assis e Jorge Campos Pinto (Artes Gráficas); Erivaldo de Souza (Promoção Sociocultural), e Ederivaldo Benedito e Águido Ferreira (Assessoria de Comunicação Social).
Por - Everaldo Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...