quarta-feira, 11 de abril de 2012

Graviola: “Ceplac foi decisiva na consolidação do agropolo de Ipiaú”, diz prefeito Deraldino


Deraldino
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC tem uma participação decisiva na implantação do agropolo da graviola nos municípios do Vale do Rio das Contas, no sul da Bahia, hoje em fase de consolidação, afirmou nesta quarta-feira, dia 11, o prefeito de Ipiaú, Deraldino Araújo.  O município será sede, no próximo dia 26, do I Simpósio Baiano de Graviola, que deverá reunir mais de 300 agricultores e empresários do setor, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.

“O simpósio, sem dúvida alguma, será um evento marcante no contexto da agricultura regional”, garantiu o prefeito. Ao destacar a participação da CEPLAC no encontro, Deraldino Araújo fez questão de ressaltar os trabalhos dos pesquisadores e extensionistas do órgão, dentre eles, o pesquisador Antonio Carlos Araújo, “que trabalhou muito esse programa junto ao Consórcio dos Municípios, sensibilizando prefeitos e secretários municipais, despertando o interesse dos empresários da região, fortalecendo a cadeia produtiva e contribuindo para a difusão de tecnologia”.

O prefeito garante que “a CEPLAC é um grande parceiro da Prefeitura de Ipiaú e das demais Prefeituras que integram o Vale do Rio das Contas. Todos os prefeitos apostam no seu futuro, como nosso principal órgão federal em atuação no sul da Bahia”. Em termos econômicos, Ipiaú se destaca entre os municípios que compõem o polo de fruticultura.

Antonio Lisboa do Amaral, um dos técnicos agrícolas do Escritório Local da Ceplac em Ipiaú que prestam assistência técnica aos produtores de graviola, lembra que o município tem grande potencial de expansão econômica, com uma vocação para a Agricultura, o comércio, a construção civil e a prestação de serviços. “No caso específico da graviola, a CEPLAC vê com bons olhos a realização do simpósio, por se tratar do cultivo de maior representatividade na diversificação agrícola local”, acrescentou.

Desde 1997, os agricultores de Ipiaú, com o apoio e a orientação técnica da CEPLAC, e o incentivo das Prefeituras, por meio do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio das Contas-Cimurc, e de outros organismos governamentais, vêm apostando na diversificação de cultivos. Há mais de uma década, produtores e empresários locais, com apoio dessas instituições, iniciariam o processo de implantação no município o agropolo de fruticultura, com destaque para a graviola.

“Nesse período, Ipiaú registrou um crescimento significativo em termos de fruticultura, tendo a graviola como o carro-chefe do programa de diversificação de cultivos”, ressaltou Deraldino Araújo. No município estão implantadas diversas indústrias de polpa de frutas.

 
Por - Ederivaldo Benedito 
11 de Abril de 2012
Ascom/Ceplac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Calote do governo

  Governo tenta estender calote de 33 anos à usinas de álcool  Centenas de usinas produtoras de açúcar, álcool, empregos e divisas acabaram ...