quarta-feira, 21 de março de 2012

Venezuela pretende firmar acordo de cooperação técnica com a Ceplac

Conhecer as tecnologias geradas pela Ceplac e promover entendimentos governamentais para assinar um futuro acordo de cooperação técnica, foram alguns dos objetivos da visita do embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Maximilien Arvelaiz, à Superintendência Regional da Ceplac na Bahia, neste sábado (17). Recebido pelo superintendente Juvenal Maynart, o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro, além de diversos técnicos da instituição, o embaixador conheceu vários programas desenvolvidos nas áreas de pesquisa e extensão.

A visita do embaixador à Ceplac – acompanhado do prefeito de Ilhéus, Newton Lima – fez parte de uma ampla programação, promovida pela prefeitura daquele município, que incluiu contatos durante três dias com organismos de pesquisa e dos ramos agropecuário e industrial, além de projetos de assentamento da região. Também participaram da visita o deputado federal Josias Gomes, o deputado estadual Marcelino Galo, o diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo de Mendonça, e o representante do Assentamento Terra à Vista, Joelson Oliveira.

Inicialmente, o chefe do Cepec, Adonias Castro, apresentou a história do cacau no mundo e as condições do atual mercado, além dos diversos projetos e programas desenvolvidos pela instituição, que atualmente está redirecionando a sua missão a fim de enfrentar os novos desafios impostos pelo mercado interno e externo. Dentre as ações planejadas tem destaque a conservação ambiental, através de parcerias com organizações públicas e não governamentais, visando o desenvolvimento de atividades agroeconômicas sustentáveis e a preservação dos fragmentos florestais remanescentes, por estar inserida em dois dos mais estratégicos ecossistemas do Brasil – a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

Segundo explicou o superintendente Juvenal Maynart, há uma grande transformação no mundo e as instituições e empresas que pretendem sobreviver tem que desenvolver novos programas e projetos, no sentido de se transformar numa organização competitiva. “A Ceplac vem se preparando para as novas demandas e seus técnicos têm conhecimento desse novo momento e elaboram projetos que estão em harmonia com a realidade internacional”, frisou. Um desses projetos de sustentabilidade será apresentado pela Ceplac na Rio + 20.

Após a apresentação, o embaixador e os convidados realizaram uma visita na fábrica modelo de chocolate e conheceram alguns dos laboratórios do Cepec. Impressionado com o nível de conhecimento científico disponível pela Ceplac, Maximilien Arvelaiz ressaltou que técnicos do seu país serão destacados para estreitar o relacionamento entre os órgãos de pesquisa da Venezuela e do Brasil, com a finalidade de propor a troca de conhecimento em áreas pré-estabelecidas.

O embaixador lembrou que a Venezuela já realiza algumas parcerias notadamente no intercâmbio de informações na pesquisa científica do cacau, um dos produtos de exportação da Venezuela mais respeitados no mercado internacional devido a sua alta qualidade. O embaixador ressaltou a importância da ampliação da cooperação técnica em diversas áreas de interesse recíprocos dos dois países.

Segundo o deputado federal Josias Gomes, a Ceplac deve ser reconhecida como a instituição brasileira que fez a mais brilhante intervenção numa região que se encontrava decadente e conseguiu mudar a realidade. “De uma crise profunda, a Ceplac conseguiu transformar região cacaueira da Bahia num celeiro de cientistas, responsáveis também pela criação da Uesc e, graças às ações desenvolvidas conservar até hoje a Mata Atlântica. É esse projeto de desenvolvimento sustentáveis que queremos”, incentivou o deputado.

A partir de agora, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) se comprometeu a realizar gestões junto aos governos Federal e Estadual, para inclusão do tema Cacau nas conversas entre os dois países – acordo bilateral –, além do convite à Venezuela para que possa participar do Salão Internacional do Chocolate, evento que será realizado em junho próximo na Bahia.


Da Superintendência da Ceplac na Bahia (Sueba)
Por: José Carlos Peixoto
Fotos: Águido Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...