sexta-feira, 30 de março de 2012

Semana Santa em Itabuna começa dia lº de Abril

A falscidade nos deixa assim
    Revivendo os momentos mais expressivos da cristandade – a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus – a comunidade católica de Itabuna está mobilizada para iniciar neste domingo (1º de abril) as celebrações da Semana Santa 2012. De acordo com a programação divulgada pelo Conselho Paroquial de São José e a Cúria Diocesana, os atos litúrgicos na Igreja Catedral serão presididos pelo bispo Dom Ceslau Stanula e concelebrados pelo pároco Moizés de Souza.

    A programação começa às 7 horas com a Solenidade da Bênção e Procissão de Ramos, no Santuário Santo Antonio, na Avenida do Cinquentenário, de onde os fiéis sairão em direção à Catedral. Em seguida, haverá a celebração da Santa Missa do Domingo de Ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pelos hebreus com ramos de oliveiras. Para o domingo estão programadas mais duas Missas com Bênção de Ramos, às 9h (com as crianças) e às 18 horas.

    Para segunda e terça-feira (2 e 3), além da Santa Missa às 18h, estão programados atendimento de confissões, a partir das 15h e às 19 horas. Também na terça-feira, os alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus encenarão a Via-Sacra, logo após a celebração eucarística.

Os atos litúrgicos da Semana Santa, na quarta-feira (4), serão iniciados às 9h, com Missa e Unção dos Enfermos. Nesta celebração, agentes de pastoral e voluntários estarão mobilizados para o translado dos doentes até a Catedral. À tarde, a partir das 15h acontece atendimento de confissões e, às 17h, os fiéis estarão reunidos para meditarem a Via-Sacra e a celebração da Santa Missa, às 18 horas. Na sequência, haverá atendimento de confissões.

Missa da Unidade

    Na quinta-feira santa (5), às 9 horas, acontece a Solene Concelebração Eucarística da Unidade do Presbitério e Bênção dos Santos Óleos. Considerada como um dos momentos singulares na vida da Igreja local, a referida celebração reunirá junto ao bispo Dom Ceslau Stanula, na Catedral de São José, todos os padres, religiosos e religiosas das congregações e institutos de vida consagrada, que integram o clero diocesano e estão presentes em 32 paróquias espalhadas por 20 municípios do Sul da Bahia.

     Nesta Missa, acontece a renovação dos votos sacerdotais, quando os padres atualizam as promessas de obediência e castidade à Igreja, representada na pessoa do bispo diocesano, e a consagração dos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, utilizados pela Igreja na administração dos sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos, da Crisma e da Ordem (ordenações sacerdotais). Em Itabuna, os demais atos da Semana Santa serão celebrados também nas outras 13 paróquias da cidade, conforme programação específica.                     

Tríduo Pascal

Quinta-Feira Santa – 05/04/2012
18h – Missa da Ceia do Senhor: Lava-Pés e Instituição da Eucaristia
19h30min  - Vigília e Adoração ao Santíssimo Sacramento
00h00min – Vigília da Juventude Missionária

Sexta-Feira Santa –06/04/2012
06h – Encerramento da Vigília da Juventude com a Via-Sacra na Igreja
09h - Confissão Auricular
14h - Confissão Auricular
16h - Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
18h - Procissão do Senhor Morto (saindo da Catedral até a Praça Otávio Mangabeira / Camacan)
19h - Apresentação do Espetáculo “Auto da Paixão” - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – Ficc

Sábado Santo – 07/04/2012
10h - Confissão Auricular
19h - Encenação da “Noite da Saudade e da Esperança: Expressando os Sentimentos de Maria no Sábado Santo” – Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna
20h- Solene Vigília da Páscoa: Bênção do Fogo, proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra, Bênção da Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo e Liturgia Eucarística.
22h – Procissão da Ressurreição do Senhor
    Queima de Fogos

Domingo De Páscoa – Ressurreição Do Senhor – 08/04/2012
7h - Missa da Páscoa do Senhor
9h30min - Missa da Páscoa do Senhor com as Crianças
18h - Missa Solene da Páscoa do Senhor

Por -  Erivaldo Bomfim
Assessoria de Comunicação
Paróquia Catedral de São José
Diocese de Itabuna
30/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...