terça-feira, 6 de março de 2012

Ressaca do Beco do Fuxico leva uma multidão de alegria


        Nem mesmo a chuva que caiu no início da  madrugada de domingo (4) esfriou o animo dos mais de 25 mil de foliões de Itabuna e outros municípios da região, que tomaram a Cinquentenário, praça Adami, parte das ruas Duque de Caxias e Rui Barbosa, para participar da Lavagem do Beco do Fuxico, realizada numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna, FICC, Schincariol, Alcifcred e outros patrocinadores, e apoio do deputado estadual Augusto Castro.

        O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy fez uma avaliação positiva da festa e enfatizou que ela foi marcada por muita animação e descontração. O evento mobilizou quatro trios elétricos: o Megatrio Nasa, com a banda Descarga Elétrica; Mel & Cia, com Fernando Caldas; Navegadores e Polirodas, além de outros quatro minitrios, como o Pilequinho, e 15 blocos e afoxés.

        Entre os blocos, além dos Casados I...Responsáveis, com sua tradicional banda, os DezCasados e Maria Rosa abriram a tradicional lavagem, seguidos por um afoxé com baianas e água de cheiro. A festa teve ainda as participações do  grupo afro Encantarte e Projeto Samba & Vida, bem como dos blocos Camelôs, Fusca Maluco, Vou de Rosa,  Meninas de Tromba, Hora Extra e Chapolin, entre outras entidades carnavalescas.

        Outro aspecto destacado por Carlos Leahy é a geração de atividades econômicas para diversos setores, em especial vendedores ambulantes e catadores de latas para reciclagem. O bares do circuito do Beco do Fuxico tiveram intensa movimentação durante a festa.

        Para o folião Eliel Victor, “a festa matou a vontade que o itabunense tem do carnaval”. Ananias Oliveira, outro folião, vê com nostalgia a festa na Cinquentenário, como ele lembra que eram “os carnavais do passado em Itabuna”.
   


Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto           01-03-2012  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...