terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto contra as drogas apresentado no Pelourinho


Moradores e comerciantes do Pelourinho, Salvador, conheceram o programa Viver Sem Drogas, que foi apresentado,  dia15, pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em evento realizado pela Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus. A iniciativa faz parte de uma parceria entre Governo e Prefeitura que propõe intervenções de ordem estrutural e social no Pelourinho, local onde se concentram pessoas em situação de rua que fazem uso de drogas.


O Secretário da SJCDH, Almiro Sena, destacou o caráter “factível” do plano que integra o Programa Pacto pela Vida e foi coordenado pela SJCDH, sendo construído em parceria com diversas Secretarias de Estado, com a contribuição da sociedade civil e órgãos do poder público. Segundo Almiro Sena, o Plano Viver Sem Drogas não pretende ser uma solução milagrosa para a solução do complexo problema das drogas que assola a toda humanidade, mas é uma consistente proposta de intervenção na forma de recuperação do usuário.


Já o Secretário da Semur, Ailton Ferreira, destacou a importância de Governo e Prefeitura estarem juntos para atender às demandas da comunidade do Pelourinho.“ Tapar buracos e pintar paredes é fácil, o mais difícil é cuidar das pessoas”, confessou. De acordo com Ailton, há seis meses já estão sendo realizadas ações em todo o Centro Histórico que contam com a colaboração de órgãos como a Conder e Ipac.


O representante do Movimento de População de Rua, Matias Santos falou das conquistas e dificuldades enfrentadas pelo movimento que também atua no Centro Histórico, sensibilizando moradores em situação de rua que enfrentam problemas com drogas sobre a necessidade de buscar ajuda para vencer o vício. Matias ainda se emocionou ao lembrar das situações em que muitos se encontram, às vezes sem documentação e sem nenhuma capacitação para o mercado de trabalho.

Apresentação do Plano

A apresentação do plano Viver Sem Drogas foi feita pela Superintendente de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (SUPRAD), Denise Tourinho, que de forma didática procurou explicar à comunidade do local a maneira como ela pode ser atendida pelo Estado para enfrentar o problema das drogas na localidade.


Denise falou do plano que está dividido em quatro eixos com a execução de ações que vão desde a ampliação e preparação da rede própria do SUS para enfrentamento ao abuso de crack e outras drogas, até o aporte de recursos do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Sesab, no co-financiamento junto aos municípios, no funcionamento dos CAPS ADII e CAPS ADIII. Outro ponto destacado foi a preparação e integração das redes de assistência social, ensino público estadual, segurança pública e justiça; prevenção ao uso de drogas e reinserção social de usuários através de ações nas áreas de Comunicação, Educação, Esporte e Cultura e a criação de um sistema integrado de acolhimento, tratamento e reinserção social de usuários.

ASCOM SJCDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...