quarta-feira, 7 de março de 2012

Mutirões vão acelerar cadastro do Cartão SUS

OBRIGATORIEDADE DO CARTÃO DO SUS

 Secretaria Municipal da Saúde está anunciando para os dias 10, 17, 24 e 31 de março, uma série de mutirões para ampliar o cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde - Cartão SUS. A medida cumpre uma determinação da Agência Nacional de Saúde ao exigir que em todos nos atendimentos da área da saúde, mesmo para pacientes vinculados a algum plano de saúde, os usuários tenham o Cartão Nacional de Saúde.

Com estas exigências a demanda Setor de Cadastramento da Secretaria Municipal da Saúde aumentou muito, e como ela não dispõe de uma infraestrutura de atendimento para tal demanda, surgiu a idéia da realização dos mutirões aos sábados.

A medida é considerada emergencial pelo secretário Geraldo Magela, “até que possamos planejar a rotina para a descentralização dos serviços e ampliação do sistema”. Ele explica que nos quatro mutirões programados serão envolvidos todos os departamentos da Secretaria de Saúde, e  distribuídas 700 senhas por dia, mas com possibilidade de  aumento para os próximos sábados.

O secretário orienta para que os interessados no cadastramento levem o RG (original) e um comprovante de residência em seu nome. Caso seja um menor a ser cadastrado, o responsável deverá levar a certidão de nascimento e os respectivos documentos de identificação dos pais, com comprovante de residência.
O que é

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.

Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.
Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto - 06-03-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...