quinta-feira, 22 de março de 2012

Mercadão de Itabuna inauguração em Agosto


O consultor do Sebrae Nacional, José Alberto Costa Muricy, coordenou uma reunião técnica com o prefeito Capitão Azevedo, no Centro Administrativo Firmino Alves e representantes das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Indústria, Comércio e Turismo, Administração e Planejamento para avaliar o andamento do plano de ação para implantação do Mercadão de Itabuna, a ser inaugurado em agosto.

O projeto, segundo o prefeito Azevedo, contempla a definição funcional para o espaço da Feira do São Caetano, a ser desativado no final do processo, com a implantação na área de um posto de saúde, quadra poliesportiva, parque, espaço de lazer comunitário ou implantação de um camelódromo. Um dos destaques do projeto é que ele valoriza a inclusão social e oferece melhores opções para os consumidores.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, as reuniões técnicas serão realizadas quinzenalmente visando o acompanhamento de cada etapa do programa, elaborado em conjunto com o Sebrae. “Hoje, por exemplo, estamos discutindo questões de infraestrutura e a distribuição dos boxes”.

A previsão é que o Mercadão de Itabuna deverá reunir nos dois galpões da antiga Fábrica da Kildare, que foram desapropriados pelo prefeito Azevedo, cerca de 330 feirantes fixos e mais 220 operadores flutuantes, com espaço para mais de 40 bares e restaurantes, palco para shows e produtores ligados à agricultura familiar.

Para o consultor do Sebrae Nacional, José Alberto Costa Muricy, na primeira fase do projeto foi realizado um diagnóstico situacional da Feira do São Caetano e do espaço do Mercadão de Itabuna. Em seguida, foi elaborado um Plano de Ação divido em 20 tópicos que estão sendo trabalhados pela Prefeitura de Itabuna, através das diversas secretarias.

Muricy explica ainda que a cada 15 dias retornará  a Itabuna para participar de reuniões técnicas com a equipe do governo municipal e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o objetivo de monitorar e, ao mesmo tempo, avaliar as ações implementadas. O projeto Mercadão de Itabuna terá acompanhamento do Sebrae até o final deste ano.

Comitê executivo

O consultor do Sebrae revela que já foi criado um comitê executivo do projeto e o Plano de Ação contempla a definição de objetivos, perspectivas de novos negócios, formalização dos empreendedores, criação do grupo gestor e estabelecimento das fontes de recursos para investimentos. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já concluiu o registro cadastral eletrônico e cuida de questões como a elaboração da legislação, da permissão de uso, regimento interno e regulamento da feira.

O Plano de Ação em andamento também prevê questões sobre a estrutura física do mercadão e do seu entorno, acessibilidade, criação da associação de feirantes, modernização - bolsa de preços, painel eletrônico e integração em rede-, além do Plano Cultural, Plano de Marketing e outras atividades, que incluem o treinamento e a capacitação dos feirantes para atuar no Mercadão de Itabuna.
Por - : Kleber Torres - Fotos: Valdir Gomes - 22-03-2012   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...