quarta-feira, 7 de março de 2012

Emasa melhora distribuição de água

Itabuna está suficiente com relação ao abastecimento de água. A afirmação é do Presidente da Emasa, Geraldo Briglia, feita ao programa “Alô Cidade”, da TVI, apresentado pelo jornalista Paulo Lima.

De acordo com o Engenheiro Geraldo Briglia, a Emasa hoje luta apenas para melhorar a distribuição do produto, já tendo feito grandes avanços nos últimos sete meses, normalizando o fornecimento de água nas partes altas dos bairros Mangabinha, Novo São Caetano, Alto Mirante e Conceição, graças a implantação estratégica de válvulas de pressão.

Desperdício
Com relação à perda de água tratada, cuja média mundial é de 25%, Itabuna ainda perde 47%, mas com a implantação da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) a perda cairá para 35%, havendo um ganho de 12% portanto.
Desses 47% de perda, uma média de 15% é desperdiçada por consumidores em cujos imóveis ainda não foram instalados hidrômetros, o que deverá ser feito nos próximos meses, colaborando assim para o aumento da arrecadação (que possibilitará novos investimentos) e ajudando na educação ambiental através da cobrança.

Acordo com a Coelba
O Presidente da Emasa disse ainda que  concluiu um acordo com a Coelba, negociando o pagamento de débitos antigos e, a partir disso, a empresa fornecedora de energia fará um investimento de 4 milhões de reais visando uma maior eficiência do fornecimento, que possibilitará economia de energia, consequentemente aliviando o caixa da Emasa no pagamento de energia elétrica.

Tratamento de esgoto
Geraldo Briglia finalizou a entrevista, assegurando que com relação ao tratamento de esgoto, os trabalhos continuam acelerados, mesmo com poucos recursos, “pois isto é uma decisão política do Prefeito Capitão Azevedo, de que até o fim do ano, já tenhamos concluído a implantação da primeira etapa do programa de tratamento de esgotos, evitando que durante a época seca os dejetos sejam jogados no Rio Cachoeira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...