quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pesquisador da Ceplac vence concurso Ideias Inovadoras

     O projeto que estuda a utilização de substrato extraído da casca do fruto do cacaueiro como fertilizante potássico no crescimento de mudas da planta foi o vencedor do concurso Idéias Inovadoras da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fabesb), na categoria pesquisador. O projeto foi desenvolvido pelo pesquisador da Ceplac George Andrade Sodré, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a participação do seu colega e também professor da Uesc Paulo César Lima Marrocos e dos engenheiros agrônomos bolsistas Marcela Tonini Venturini e Daniel Ornelas Ribeiro.

    O prêmio de R$ 8 mil foi entregue em solenidade no último dia 1º, no Hotel Pestana em Salvador, ao coordenador do projeto George Sodré, marcando assim a primeira vez do prêmio para a região cacaueira.  “Este resultado é um reconhecimento ao trabalho de anos que vem sendo realizado por toda equipe que integra o projeto” ressaltou o ceplaqueano e Doutor em solos e propagação de plantas George Sodré.

    O Concurso Idéias Inovadoras 2011 integra o Programa Empreende Bahia, promovido pela Fapesb, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os principais objetivos está disseminar a cultura do empreendedorismo no Estado; promover a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo; incentivar o desenvolvimento de idéias inovadoras e reconhecer, premiar e divulgá-las.

    George Sodré explicou que para produção do fertilizante natural, o procedimento é simples, “depois de lavadas e cortadas em pequenos pedaços, as cascas de cacau são reservados por um período de 120 dias para decomposição. A temperatura pode chegar a 45 graus, quando elas começam a liberar o potássio, principal componente que é utilizado na produção de um extrato”.   

    A etapa seguinte, segundo ele, “é a homogeneização do material, que é transferido para uma peneira gigante que fará a extração de um líquido escuro, onde justamente está concentrado o potássio, componente utilizado no adubo. Após a extração do líquido ele é levado para secar em uma estufa depois triturado e armazenado. Para ser utilizado basta adicionar água ao extrato e a solução está pronta para ser aplicada diretamente no solo”.

    Ele informou ainda, que estudos estão sendo realizados para que o extrato da casca de cacau também seja utilizado na adubação foliar com a ajuda de um pulverizador.
   
Assessoria de Comunicação da Ceplac
Por - José Carlos Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...