sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Autoridades prestigiam 95 anos da Santa Casa de Itabuna

          Com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, a solenidade festiva em comemoração aos 95 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizada no auditório Paulo Bicalho foi observada como ponto alto da programação. O evento que envolveu gerências e coordenações de serviços numa apresentação panorâmica sobre as atividades desenvolvidas nos Hospitais da rede, o que muito impressionou os presentes sobre a capacidade instalada e o know-how da instituição médico-hospitalar. O provedor Eric Ettinger coordenou a programação e falou sobre a importância de fortalecer as parcerias para a consolidação da instituição. 

         Participaram da comemoração dos 95 anos da Santa Casa de Itabuna o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas de Misericórdia do Brasil, Antônio brito; o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães; o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia da Bahia (Fesfba), Maurício Dias, além do prefeito de Itabuna Capitão Azevedo. Também foi destaque a presença de representantes da sociedade civil organizada, como os clubes de serviço, membros da instituição, representados entre Conselheiros, Irmãs Auxiliadoras, Irmandade, além de membros da provedoria, gestores e colaboradores da instituição. 

         Com formato dinâmico, a solenidade realizada no auditório Paulo Bicalho contou com a participação de coordenadores de serviços estratégicos dentro do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Itabuna. Foram apresentados dados que demonstram os avanços conquistados em tecnologia e capacitação humana na instituição, com destaque para a alta e média complexidade. 

         “A Santa Casa de Itabuna é o CTI, é a Hemodinâmica, Cirurgia Cardíaca, Bariátrica, todo parque de imagens, serviço de Ressonância, Endoscopia, Diagnóstico e Tratamento Oncológico, todas as modalidades de Tratamento Renal, entre tantos outros serviços que se sobressaem em pioneirismo ou até exclusividade em todo interior da Bahia”, declarou o provedor Eric Ettinger.

Depoimentos
         O deputado federal Antônio Brito falou da importância da Santa Casa de Itabuna na consolidação da Frente Parlamentar das Santas Casas do Brasil, reconhecendo a participação de representações locais, respondendo a chamamentos para a causa conjunta. O presidente da Fesfba, Maurício Dias, lembrou da participação da Santa Casa de Itabuna na implantação de importantes programas em âmbito estadual. “A Santa Casa de Itabuna esteve presente quando implantamos o sistema de compras coletivas; e o Programa de Qualificação da Gestão, sendo inclusive co-autora dos projetos”, declarou Maurício Dias. 

         O prefeito de Itabuna Capitão Azevedo declarou sua gratidão à Santa Casa de Itabuna, relatando momentos em que pessoalmente fora atendido na instituição. “Sinto-me orgulhoso de dizer que sou de Itabuna e que temos aqui uma Santa Casa deste porte”, declarou Azevedo. Falando diretamente ao prefeito, em seu discurso, o provedor Eric Ettinger declarou a necessidade de se agendar uma audiência para afinar estratégias de gestão entre a Secretaria Municipal de Saúde e a instituição, o que deverá ser realizado nos próximos dias.  

         Uma missa em Ação de Graças realizada na manhã do sábado na Capela do Hospital Manoel Novaes marcou o dia de fundação da instituição. A Missa foi celebrada pelo Bispo da Diocesse de Itabuna, Dom Ceslau Stanula.
  
 
Transplante Renal é tema de palestra

         Será realizada nesta segunda-feira (6) uma palestra com o tema Transplante Renal, agendada para o auditório Paulo Bicalho, no Hospital Calixto Midlej Filho. Sob a coordenação do Serviço de Educação Continuada do HCMF, com o apoio do Serviço de Diálise da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, a palestra será proferida pela médica e coordenadora do Serviço de Transplante Renal da SCMI, Neyde Vinhático Pontes; e pelo enfermeiro do Serviço, Álvaro Júnior. 

O objetivo da palestra é apresentar o Serviço de Transplante Renal em atividade na instituição e manter atualizados o quadro de profissionais da Enfermagem dos três hospitais da rede.

Por - Jaque Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...