Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ilhéus abre programação cultural 2012 o show Mágica Bahia


“Ilhéus abriu sua programação de atividades culturais deste ano com ‘chave de ouro’ na noite da última segunda-feira (2)”. A avaliação é do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, após a apresentação única e gratuita na cidade, do grupo cultural Mágica Bahia e a banda Tempero Nagô, ambos de Salvador, que levaram centenas de pessoas ao auditório do Teatro Municipal para conferir o show folclórico Mágica Bahia. No palco, o espetáculo reuniu muito samba de roda, capoeira, representação dos orixás e puxada de rede, com toda a beleza e encanto das canções populares que marcam a cultura baiana.
Uma levada percussiva pelas ruas do quarteirão Jorge Amado serviu para anunciar o show e convidar o público. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o espetáculo teve como público-alvo os nativos, assim como os visitantes, que foram convidados através de contato feito diretamente com representantes de hotéis e pousadas. “Esta foi uma ótima oportunidade para ilheenses e turistas do Brasil e do exterior conferir um verdadeiro baile de axé, com um rico repertório de músicas populares e gratuito”, afirmou.
No palco, filhas de santo com flores brancas e seus jarros com água de cheiro abriram o espetáculo desejando muito “axé” aos espectadores. Em seguida, os orixás entraram em cena mostrando todo o sincretismo religioso da Bahia. O grupo Mágica Bahia, acompanhado pela banda Tempero Nagô trouxe ainda a dança dos Bastões e homenageou a dança originária do Recôncavo Baiano, o samba de roda. O público se encantou com a apresentação de capoeira, e embalado pelo talento da cantora Cláudia Pitta, cantou e foi convidado à subir ao palco do TMI para interagir com bailarinos e músicos ao som de músicas de samba-reggae.
O diretor do espetáculo, Márcio Santos Vita, fez uma ótima avaliação da primeira apresentação do espetáculo em Ilhéus e afirmou que o espetáculo deve retornar à cidade em temporada de, pelo menos, três dias. “A recepção do público foi bastante calorosa e animada. Esperamos retornar em breve à cidade para que mais pessoas possam conferir a performance do grupo”. O espetáculo, que também presta homenagens a Jorge Amado, deve ter sua apresentação inserida na programação alusiva ao centenário do escritor.
 Da assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário: