sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ação de vandalismo dificulta limpeza do Cachoeira


O Projeto Sustenta Cidade que vem visando ações para a despoluição do Rio Cachoeira, dentro de um projeto cientifico criado pelo engenheiro agrônomo Agamenon Farias e também contando com o apoio logístico da Emasa, foi surpreendido pela ação dos vândalos que destruíram em parte a barragem de contenção, instalada no bairro Nova Ferradas. 

O engenheiro, Agamenon Farias, em entrevista, via telefone, a Rádio Difusora ao Programa do Bocão, nesta manhã,  informando a população, disse  que já estava tomando todas  as providencias junto à polícia, pois os marginais levaram algumas bóias da barragem pneumática que tem o papel de reter as baronesas.

O diretor-presidente, Geraldo Bríglia, da Empresa Municipal de Águas e Saneamento - Emasa pede a população que se junte  a esse trabalho de suma importância  da limpeza do Rio Cachearia denunciando  essas criminosas ações que impedem  o andamento desse grande projeto que só traz benefícios à  nossa sociedade.      

ASCOM/EMASA

30.12.2011

CARLOS SODRÉ MOSTROU QUE SANTO DE CASA FAZ MILAGRE E LANÇOU LIVRO DA HISTÓRIA DE ITAPÉ


Numa noite de grande emoção e da presença de grandes autoridades de todo o Estado, entre as luzes do Natal (Dia 23.12), na Praça Bom Jesus, na cidade de Itapé, sul da Bahia, comemorando os seus 50 anos de emancipação-politico-administrativa, Carlos Sodré, filho ilustre daquela terra, foi o cenário do lançamento de seu livro “Tudo por Itapé”. 

A obra, segundo o nobre escritor, Sodré, retrata o perfil político de Itapé desde a sua fundação, deixando um excelente presente de natal aos verdadeiros itapeenses.

Entre as autoridades ilustres estavam: Jorge Medauá, Nestor Duarte (representando o Governador do Estado), Jorge Eduardo Magalhães (Desembargador) Sebastião Nery, um dos mais ilustres jornalistas do país, Maria Alice, representando o Prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, o jornalista Paulo (Indio) Lima, representando a imprensa regional, Adeildo Marques, representando a poesia grapiúna e o Clube do Poeta Sul da Bahia, José Adervan, jornalista e presidente do PSDB, em Itabuna, Reginaldo Silva, representando o Secretário de Justiça do Estado, Rui Machado, presidente da Câmara de Itabuna e diversas outras autoridades e pessoas de todas as regiões do País. 

Tudo indica que esse evento de Carlos Sodré já significa a sua intenção, ou passaporte, para a disputa nas próximas eleições ao Executivo de Itapé. Trata-se de um grande filho da Terra e que, de hipótese e alguma, esqueceu as suas raízes, mesmo residindo em outras regiões do país, entre elas, a cidade de Salvador, onde tem um grande relacionamento com todos os políticos do Estado, o que lhe dar uma grande sustentação para enfrentar o próximo pleito eleitoral de Itapé.  Veja flagrantes das fotos:
Carlos Sodré, filho ilustre de Itapé.

Fotos: Adeildo Marques
    

Réveillons do Sul da Bahia

Itabuna para quem quer sussego


Como acontecem todos os anos, as cidades mais procuradas na região Sul da Bahia para a entrada de ano, já com seus tradicionais réveillons são Porto Seguro, Canavieiras. Ilhéus (Olivença) e Itacaré que contrataram grandes atrações do cenário musical brasileiro. 

Para quem se dirige para esses destinos devem ter muita cautela ao volante. Que vão em paz e retornem em paz, para contribuírem para um 2012, mais humano e mais feliz.

No caso de nossa cidade, Itabuna muitas pessoas estão preferindo recolherem aos seus lares e fazer a festa com a família e amigos. Foi-se o tempo que Itabuna programava grandes réveillons nos clubes sociais da cidade como: Pontalzinho, São Caetano, Mangabinha, Grapiúna Tênis Clube e o Itabuna Esporte Clube. 

Tempos dourados, àqueles; Tempos do cacau e da riqueza... As boas lembranças trás a boa saudade e enche o espírito de esperança e alegrias. Feliz Ano Novo para todos.   

Banda Lordão, uma das mais requisitadas 
 


Olodum em Itacaré
  

São Desidério celebra Réveillon da Virada


Em São Desidério, zona oeste da Bahia, a chegada de 2012 será aguardada com muita expectativa e animação. Nos dois últimos dias do ano, 30 e 31, a Prefeitura realizará pelo terceiro ano consecutivo o Réveillon da Virada na Praça Abelardo Alencar. 

Na sexta-feira, o evento será iniciado às 22 horas com atrações regionais. Sobem ao palco as bandas Ki Dueto e em seguida Marquinhos Bahia.

A segunda noite de festa, sábado, será animada pelo DJ Melado. Já o momento da virada será comandado sob o som da jovem guarda The Fevers que se apresentará saudando 2012.
Fogos de artifício iluminarão o céu da cidade durante o show pirotécnico com 15 minutos na orla da barragem, um dos mais belos cartões postais da cidade. Para finalizar, a festa será animada pela banda baile Gerações. 

Ao amanhecer, uma alvorada percorrerá as ruas da cidade num clima de alegria e festa para celebrar o ano novo com a animação da Filarmônica Municipal Eliodoro Ribeiro.

Estrutura –  O Réveillon da Virada é um evento preparado pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Pela primeira vez será realizado na Praça Abelardo Alencar.

Com uma estrutura ampla e requintada que comporta palco com 13,20x9,70. Mais de vinte barracas para venda de bebidas, coquetéis e comidas serão montadas, além de uma praça de alimentação para oferecer aos visitantes áreas confortáveis com mesas e cadeiras. A festa contará também com 20 sanitários químicos. Cerca de 90 homens da polícia militar e de uma empresa particular de segurança garantirão a tranquilidade aos presentes nos dois dias de festa.

Por Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO

NOSSA MENSAGEM PARA O NOSSO QUERIDO INTERNAUTA, LEITOR DESSE BLOG. QUE VENHA 2012!

Olivença promove a Puxada do Mastro da São Sebastião


 A Administração de Olivença da Prefeitura de Ilhéus promove entre os dias 5 e 8 de janeiro próximo a tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião. A festa, que faz parte da tradição da Estância Hidromineral de Olivença, sempre é realizada na primeira semana de Janeiro e remete ao tempo em que os jesuítas tentavam cativar os índios para a fé cristã.
Os índios eram habilidosos, cortavam e descascavam as árvores para que destas fossem feitos mastros, que eram amarrados à cordas e puxados da mata até a vila e colocados em pé na frente da Igreja de Nossa Senhora da Escada. A tradição deu origem à competição de puxar o mastro que até hoje é seguida não só por descendentes de indígenas, mas por pessoas que desejam participar do evento.
De acordo com a programação, será realizada a alvorada – a partir das 5 horas – no período de 5 a 8 de janeiro. Durante os dias de festa o público poderá assistir ao Bloco dos Mascarados, rituais e apresentações, acendimento da Pira Olímpica, hasteamento de bandeiras, shows musicais, Cortejo das Camponesas, além de grupos de capoeira e manifestações culturais que se realizam ao pelas ruas de Olivença.
No dia 8, as atividades começam às 5h30min, quando os puxadores recebem a bênção na frente da Igreja Matriz, para a saída dos Machadeiros e Puxadores para a Mata do Ipanema. Às 15 horas a puxada do mastro se inicia pelas praias, encerrando-se às 18 horas, com a chegada do mastro na praça e arreamento das bandeiras, bem como o apagar do fogo simbólico da pira. As atividades seguem durante o mês, com o hasteamento da Bandeira de são Sebastião pela manhã do dia 15 e o arreamento no final da tarde. Já às 16 horas do dia 20 – dedicado a São Sebastião – haverá novamente novo hasteamento da bandeira.
A Estância Hidromineral de Olivença é um dos locais mais procurados por turistas na época do verão, por conta de suas praias, a presença marcante história indígena, as belezas naturais, o artesanato local entre outros atrativos culturais. Além de ser um dos locais mais requisitados para a prática do surf.
 Programas sociais entram em recesso em Ilhéus
Os programas Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) gerenciados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus encerraram suas atividades de 2011 para começar um novo ciclo em meados de janeiro de 2012. Durante o recesso das crianças e adolescentes, os orientadores e facilitadores sociais passam por capacitação, enquanto fazem mapeamento nas localidades em que os programas atuam buscando novos jovens para inclusão no projeto.
O Peti faz parte de um conjunto de ações que visa à retirada de crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos do trabalho infantil. De acordo com as novas resoluções do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Peti deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos pela secretaria, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias. Em Ilhéus o programa atende cerca de 1000 crianças e adolescentes, que participam de atividades culturais, esportivas e de cidadania na busca do resgate da autoestima desses jovens.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – (Projovem) como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço socioeducativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Atualmente existem no município 56 coletivos, tanto na zona urbana como na zona rural, e conta atualmente com a participação de 1.300 adolescentes, tendo em seu quadro 33 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.
Os serviços fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos, enfim, a todos que dela necessitarem. Para participar dos programas é necessário que a criança ou o adolescente, esteja matriculado e frequentando a escola, com o mínimo de 85% de frequência escolar.
 Da assessoria

Parabéns Romilton Santos



Camisa verde Dr. Romilton, ao lado de seus amigos poetas
Hoje, 29, é um dia de festa: está aniversariando o advogado, professor, músico, compositor, radialista,  poeta e escritor Romilton Teles Santos.

Romilton foi também escrivão, radialista, delegado Regional de Policia e tem relevantes serviços prestados à comunidade de Itabuna. 

Os parabéns e reverência para esse grande guerreiro que tanto luta pela cultura regional com o seu grande talento!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Prefeito Azevedo oficializa assinatura de Acordo Coletivo


O prefeito Capitão Azevedo realizou na semana de Natal a assinatura oficial do Acordo Coletivo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna, regularizando algumas conquistas da classe trabalhadora, que entra em vigor no mês de janeiro de 2012. Para a presidente do Sindiservi, Karla Lúcia Oliveira, “é uma grande vitória porque o serviço público hoje não tem respaldo na lei, que normatize os acordos coletivos, e essa conquista foi alcançada junto à administração municipal”.

Entre as conquistas destacam-se o aumento de 6,5 % no salário dos servidores, que começou a vigorar no mês de junho de 2011; Regularização dos servidores da saúde, com a gratificação da carga horária de 10 horas excedida; Os técnicos de administração com nível superior serão analistas administrativos; 

A Guarda Municipal deixará de ser Polícia Administrativa para se tornar Guarda Civil Municipal, garantindo assim, algumas verbas do Governo Federal para a melhoria das condições de trabalho. Outra vitória sinalizada foi a conquista do vale-transporte intermunicipal em 2011 e a equiparação dos salários dos trabalhadores do Samu de Ilhéus aos de Itabuna. 

A conquista tem significado histórico e pioneiro para a gestão do governo Azevedo, que prima pela honra dos salários em dia, sempre buscando valorizar o servidor. “Em primeiro lugar devemos respeitar o direito, por isso, é imprescindível que estejamos atentos às reivindicações para valorizar cada vez mais o servidor público”,destacou Azevedo.

O Acordo Coletivo é conquista alcançada a partir do decreto criado em 2010, que instituiu a Mesa de Negociação Permanente (MNP) que tem validade de lei e fortalece o entendimento entre a Prefeitura Municipal de Itabuna e o Sindicato, que chegam a um consenso mais rápido, vale lembrar que essa é uma iniciativa inédita dessa administração, assim como o acordo coletivo que é o primeiro a nível de estado.

A reunião para assinatura do acordo coletivo contou com a presença da procuradora Geral do Município, Juliana Burgos; do secretário da Administração, Maurício Athayde; do titular da Secretaria da Saúde, Geraldo Magela; da presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), Gilnay Santana; da diretora-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Sandra Ramalho; e o diretor-presidente da Fundação Marimbeta, Dinailson Oliveira. 

PorViviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges – 28/12/11


 
Confraternização reúne lideranças
de 10 partidos políticos na Usemi

Emocionado o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo agradeceu o apoio de lideranças de dez partidos- DEM, PRTB, PTC, PTN, PSDB, PSTC, PMN, PSL, PTdoB e PTB -, que se reuniram hoje (28), na Usemi, durante uma festa de confraternização de fim de ano e convocou a todos para que permaneçam unidos em 2012, trabalhando em defesa dos interesses da população.

O evento teve as participações dos vereadores Rui Machado (presidente da Câmara), Raimundo Pólvora, Sólon Pinheiro, Milton Cerqueira e Milton Gramacho e de secretários municipais, além do presidente da Emasa, Geraldo Briglia.

Ao considerar que é preciso acreditar e estar de espírito aberto para praticar o bem, o prefeito agradeceu ao apoio dos partidos políticos e da população “que acreditaram num homem simples, filho de um pedreiro e de uma professora, que superou dificuldades e, hoje, está administrando uma cidade do porte de Itabuna, com seus problemas e complexidades, mas estamos no poder para trabalhar e servir à sociedade”, complementou.

Ele salientou ainda, que a confraternização reúne um só partido, tratado com respeito e forma igualitária para a construção de uma grande aliança em 2012, “não para ficarmos oito anos no governo para construir uma praça e uma escola, mas para a realização de obras essenciais e implementação de um programa de inclusão social, voltado para a população carente”.

A presidente do DEM e coordenadora da articulação política e institucional do governo municipal, Maria Alice Araujo Pereira destacou a importância da união de forças vivas da sociedade itabunense, para a construção de uma grande frente suprapartidária, que será ampliada de forma significativa em 2012, “formando o partido do Capitão Azevedo, um homem simples, honesto e trabalhador”.

Maria Alice considera que zeladores e guardiões do interesse público, “todos nós temos o compromisso de continuar uma grande caminhada, o que exige muita luta, garra, persistência e seriedade, além do apoio e mobilização da própria comunidade”.

O presidente da Câmara de Vereadores e do PTB, Rui Machado destacou que se aproximou do governo Azevedo através de amigos em comum como Fernando Gomes, Maria Alice e Carlos Burgos. Anunciou ainda que no legislativo conseguiu economizar este ano R$ 1 milhão, com a eliminação do desvio de recursos e anunciou que estará repassando R$ 70 mil para a Secretaria Municipal da Saúde investir no atendimento ao programas voltados para o diabetes.

Na solenidade também falaram dirigentes do PRTB, Milton Gramacho; do PTC, Paulo Borges; do PTN, João Coelho Braga Filho, o Braguinha; do PSTC, Elvis Cordier; do PMN, Haroldo Fonseca; do PSL, Tiago Matos e do PTdo B, que manifesteram seu apoio ao governo do Capitão Azevedo e integram a sua base aliada.

Por: Kleber Torres - tos: Pedro Augusto – 28/12

www.itabuna.ba.gov.br 
 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Trindade é o novo presidrnte do Hospital de Base

Trindade  José Carlos Trindade: Novo Diretor -Presidente da FASI do Hospital De Base luís eduardo magalhães de itabuna.  Foi publicada no Di...