sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prefeitura Itabuna inicia pagamento do 13º para servidores municipais


A segunda parcela do 13º salário do funcionalismo municipal começou a ser paga nesta sexta (16). O pagamento atende mais de cinco mil servidores ativos da administração direta e das fundações injetando recursos na economia itabunense.

Segundo o secretário da Fazenda, Geraldo Pedrassoli, o cronograma prevê inicialmente o pagamento dos servidores concursados. Os servidores contratados e comissionados terão seu 13º creditado na segunda e terça-feira (19 e 20), quando também será concluído o pagamento dos servidores da saúde.
Por: Kleber Torres - Fotos: Valdyr Gomes - 13-12-2011   

www.Itabuna.ba.gov.br 

Projeto da barragem foi apresentado em Itapé


Com as presenças dos prefeitos de Itapé, Jakson Rezende. de Itajú do Colônia, PE Ednaldo, presidente, Geraldo Bríglia da Emasa, Itabuna, diretores da Embasa, Associações dos fazendeiros das terras que serão desapropriadas e interessados, o Governo através do INEMA e outros órgãos dos Recursos Hídrico do Estado  fez exposição técnica de impacto ambientais para o inicio da construção da Barragem, na Estiva, município de Itapé, no Rio Colônia.

O encontro aconteceu na “Plataforma” casa de eventos no centro de Itapé na tarde  de hoje (16)e contando também com a participação da população de Itapé e dos fazendeiros da região onde será construída a barragem. 

O encontro que foi aberto, às 14 horas, teve a participação popular, quando os técnicos do INEMA,         esclareceram todos os impactos negativos e positivos da construção da Barragem, que dará um ponto final da falta de água em Itabuna e também beneficiará o município de Itapé.

Aos presentes ainda foi mostrado os levantamentos, através das equipes técnicas, com todos o meio ambiente, demonstrando preocupação em defesa da nossa fauna e flora, assim como a sua avaliação  dos impactos, levando-se em consideração a sua magnitude e extensão. A marketing da barragem que terá uma altura de 16 metros e uma capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água também foi mostrada.

Com o processo da construção da barragem sob o número, 2010014709, Maria Auxiliadora Ribeiro, da Secretaria de Recursos Hídricos do Meio Ambiente, uma das expositoras, informou que mais um encontro acontecerá, ainda sem data marcada, uma Audiência Pública para depois sair o Parecer Técnico e  daí dá inicio a construção da barragem.

Já para  o coordenador da construção da barragem, Reginaldo (Cervem), que expôs sobre os trabalhos desenvolvidos, “os mesmos já estão bem adiantados e as obras deverão ter início o mais rápido possível”.             

PROFESSOR GUILHERME SANTOS VITIMA DE INFARTO

O professor Guilherme Santos que já foi candidato a prefeito de Itabuna,que tambném é radialista, blogueiro e sindicalista deu entrada na noite desta quinta-feira (15) na emergência do Hospital São Lucas com suspeita de infarto.

Segundo informações, obtidas o professor Guilherme Santos chegou ao hospital na tarde/noite praticamente desacordado. Os médicos tentaram reanimá-lo com uso do desfibrilador não obtendo resultado, sendo necessário entubá-lo.  Nesse momento, Guilherme está consciente, mas apreciado pelos médicos.

Por esse motivo e por Guilherme Santos ser um dos novos diretores, a solenidade de posse da ABSUL-Associação dos Blogueiros do Sul da Bahia, que seria realizada hoje, foi tansferida para o dia 23, deste, no mesmo local, ou seja Churrascaria Los Pampas, com a presença do nosso colega Guilherme, com fé em Deus.

HOMICÍDIOS CRESCERAM 61% NA BAHIA DO PT

Foi divulgado ontem o Mapa da Violência, com dados de 2001 a 2010. Nas campanhas eleitorais os petistas atacaram a segurança pública em São Paulo, estado que eles não conseguem dominar, e que há muito é exemplo no combate a criminalidade. Chegaram a afirmar que a situação estava “fora do controle”.

Pois bem. Os números são públicos. Em 2000, São Paulo tinha 42,2 homicídios por 100 mil habitantes; em 2010, 13,9 — uma queda de 67%

E qual é o desempenho dos petistas na área? Vamos ver:.

Bahia

Na Bahia do carioca Jaques Wagner, está em curso uma tragédia na segurança pública. O partido chegou ao poder, em 2007, com 23,5 mortos por 100 mil habitantes; no ano passado, eles eram 37,7, um crescimento de 60,4%.

Pará

No Pará, o petismo mostrou do que é capaz em matéria de segurança pública. Júlia Carepa chegou ao governo em 2007 com 29,2 mortos por 100 mil habitantes. Quando deixou o governo, derrotada pelo PSDB, no ano passado, eles eram 45,9, um crescimento de 57,2%!

Piauí

O PT governou o estado de 2003 a 2010, quando venceu o PSB, em coligação com os petistas. Quando assumiu o governo, havia 10,9 homicídios por 100 mil; no ano passado, 13,7, um crescimento de 25,7%.

Sergipe

Quando o partido começou a governar, em 2007, os mortos eram 29,8 por 100 mil habitantes. No ano passado, atingiu a marca de 33,3, um crescimento de 11,7%.

Acre

O PT chegou ao governo em 1999. Em 2000, havia no estado 19,4 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2010, continuava no mesmíssimo patamar: 19,4

Isso é o que o PT sabe fazer em matéria de segurança pública. Essa é a turma boa de conversa e ruim de serviço. 

EUA encerram guerra do Iraque sem citar vitória

Agência Estado
Com uma cerimônia discreta em Bagdá e sem festejos em Washington, os EUA declararam ontem, formalmente, o fim da guerra no Iraque. Considerado o mais controvertido conflito liderado pelos EUA depois do Vietnã, a guerra custou US$ 1,257 trilhão ao contribuinte americano, 4.483 vidas de militares do país e o sacrifício de 115,5 mil civis iraquianos. A palavra "vitória" tem sido cuidadosamente evitada pelo governo de Barack Obama.

A cerimônia de ontem no aeroporto de Bagdá deu-se na chamada Casa de Vidro, a antiga sala de espera do ex-ditador Saddam Hussein e seus convidados, hoje ainda em ruínas e com as paredes remendadas por placas de madeira. Helicópteros voavam ao redor do edifício, onde o secretário americano de Defesa, Leon Panetta, formalizava o fim da guerra.

"Depois de muito sangue americano e iraquiano derramado, a missão de um Iraque capaz de governar e prover segurança a si mesmo tornou-se real", declarou Panetta. "Deixe-me ser claro: o Iraque será testado nos dias que vêm pela frente pelo terrorismo e por aqueles que buscam a divisão, por meio de questões econômicas e sociais e da demanda por democracia."

Apoio

Panetta tentou aliviar a percepção de abandono do Iraque à própria sorte ao acentuar a disposição dos EUA de se manterem "ao lado do povo iraquiano". Desde o anúncio de Obama da retirada total do Iraque até o dia 31, em outubro, as bases americanas e setores civis iraquianos têm sido atacados, direta ou indiretamente, por grupos xiitas e sunitas. Negociações bilaterais sobre o reenvio de tropas ao Iraque, conforme avaliação do terreno, serão concluídas em março.

"Do ponto de vista de ser capaz de se defender de uma ameaça externa, francamente, eles (os iraquianos) têm de muito limitadas a poucas condições. Para defenderem-se de um determinado inimigo, eles terão de trabalhar mais", avaliou o general Lloyd Austin, comandante americano no Iraque, com o cuidado de não mencionar os riscos vindos especialmente do Irã.

Até os últimos dias de dezembro, 4 mil soldados serão mantidos nas duas bases militares americanas remanescentes no país. A retirada de 40 mil militares, para os EUA e Kuwait, será concluída neste fim de semana. A partir do dia 1o, 150 militares ficarão no Iraque para proteger a embaixada e os consulados americanos, sob ordens do Departamento de Estado.

Assim como fez Obama em seu discurso de quarta-feira, em Fort Bragg, Panetta evitou ontem a assinalar a vitória americana no conflito. Em janeiro 2009, quando Obama tomou posse, os EUA mantinham 180 mil soldados em mais de 500 bases no Iraque. Cerca de 1 milhão de soldados passaram pelo front em nove anos.
O conflito não passava de uma "guerra idiota" a ser concluída o quanto antes, avaliava Obama na sua campanha eleitoral de 2008.

A guerra fora autorizada pelo Conselho de Segurança da ONU em 2003, sob forte pressão do governo de George W. Bush e o argumento da presença de armas químicas de destruição em massa no Iraque. Países como a França e o Brasil se opuseram à intervenção. As armas jamais foram encontradas, e as fotos de arsenais exibidas à ONU mostraram-se falsas. Os EUA continuaram no front, agora sob o pretexto de democratizar o país. "Vamos deixar (o Iraque) com muito orgulho", completou Panetta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A Tarde Online

Justiça determina reintegração de posse a Prefeitura da antiga unidade da Kildare

Aqui funcionou a indústroa Kildere

                                                                         
 A Prefeitura de Itabuna, através da Procuradoria-Geral do município tomou posse nesta quinta-feira (15) de uma área de 18,2 mil metros quadrados da empresa Kaufmann Cacau Industrial e Comercial S/A, onde funcionava uma unidade da Kildare, no prolongamento da avenida Manoel Chaves. A decisão foi definida pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Gustavo Silva Pequeno, com o anúncio de um depósito prévio no valor de R$ 330.990,00.
 
 A reintegração de posse foi garantida por um oficial de justiça, que apresentou o mandado de emissão de posse para a Prefeitura de Itabuna, contra a empresa Kaufmann. A ação foi acompanhada pelos secretários da Administração, Maurício Athayde, da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino Oliveira, da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, da coordenadora política, Maria Alice Araújo Pereira, do diretor do Procon Sidenilton Pereira, além da procuradora-geral do município, Juliana Burgos.  

O projeto do governo municipal é realocar para a área a feira do São Caetano, além de implantar a Central Municipal de Abastecimento, em um galpão anexo, que atenderá o setor atacadista. Na área já está funcionando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que coordena o programa de revitalização das feiras livres e a Central de Distribuição do Programa de Aquisição Alimentar (PAA).

De acordo com o secretário Marcelino a partir de segunda-feira (19) já está prevista a visita de técnicos e engenheiros, que darão continuidade ao projeto de reestruturação dos galpões para a instalação da feira. A iniciativa contempla a recuperação da estrutura hidráulica, iluminação e a construção de boxes padronizados.                                                                                            
Segundo a procuradora-geral do município, Juliana Burgos, o governo municipal impetrou uma ação de desapropriação da área, após o decreto 9.414, de 23 de maio de 2011, assinado pelo prefeito Capitão Azevedo, recomendando a adoção das medidas judiciais cabíveis ao processo.

Ela informa ainda, que a procuradoria-geral ingressou no dia 2 de dezembro passado, com uma ação ordinária para definir o valor do depósito prévio estimado em pouco mais de R$ 300 mil e é o primeiro passo para a execução do projeto das feiras e da Central de Abastecimento.

Por: Kleber Torres e Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges – 15/12/11

EXPRESSAOUNICA
Na realidade o Grupo Kaufmann nunca quis contribuir com o progresso de Itabuna sempre brigou para tansformar aquele local em engorda a  preço de dólar. O local hoje é um "elefante branco"empatando o crescimento de nossa cidade, que deveria ligar o bairro Jardim Vitória ao São Caetano, com outra grande  pista de escoamento dos nossos veiculos. Toranaram-se inimigos do então prefeito Ubaldo Dantas que lutou  pela desapropriação, mas não consegiu, por pouco. 

Sem contar que, A Kildere, que fornecia cerca de 800 empregos foi embora de Itabuna por causa de pressão do Grupo para retomar a área. Os Kaufgmanns só investiram no ano de 1916, na montagem da estrada de ferro. Sabe por que? Porque, para eles, ná época, só interessavam o valor do preço  do nosso cacau no mercado internacional. Tinha valor de ouro e produção farta!

ABSUL MUDA DATA DE POSSE

Comunicado 

     A Associação dos Blogueiros do Sul da Bahia-ABSUL comunica que, em virtude do internamento hospitalar do dirigente José Carlos Guilherme Santos, por graves problemas clínicos, a posse da nova diretoria da entidade, que aconteceria às 12 horas desta sexta-feira, dia 16, na Churrascaria Los Pampas, em Itabuna, foi adiada para o próximo dia 23 (sexta-feira). O horário e o local estão mantidos.

     Atenciosamente,

     ABSUL–Associação dos Blogueiros do Sul da Bahia

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Papai Noel oficializou abertura dos Festejos Natalinos em Itabuna


O “Natal de Todos” foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (14), na praça Otávio Mangabeira (Camacan), quando o prefeito Capitão Azevedo entregou as chaves da cidade ao “Bom Velhinho”, que até o dia 23 estará comandando a “Natal de Todos 2011” promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo.

As comemorações foram iniciadas em um palco montado na Praça Camacan, com a apresentação do Coral da Ceplac, através das Cantatas de Natal, que contou a história do nascimento de Jesus Cristo. Em seguida, a Banda Marcial Falcões Independentes acompanhou o desfile do Papai Noel pela Avenida do Cinquentenário até a Praça, onde a figura representativa do Natal recebeu as chaves da cidade do chefe do Executivo. 

No encontro, que envolveu secretários do governo municipal, o prefeito Azevedo destacou que se trata de uma festa da família, de dividir e compartilhar o amor e a alegria. A presidente da Ficc, Sandra Ramalho, saudou a toda comunidade itabunense, com uma mensagem de boas festas durante a realização dos festejos de final de ano. “Que o natal seja um momento de paz e de prosperidade, com um ano de muitas conquistas”, ressalvando que a tarefa da Ficc é garantir o acesso da população à cultura e o lazer. 

A Banda Marcial executou algumas músicas da atualidade e, logo depois o palco foi do cantor Emerson Mozart, que lembrou algumas canções da Música Popular Brasileira, em voz e violão.

Programação

Além de instalar um presépio em tamanho natural e 40 árvores natalinas, a Ficc estará promovendo uma série de atividades na Praça Camacan, até o dia 23, a partir das 18h30min e no fim de semana (dias 17 e 18), a partir das 16 horas. Shows musicais, espetáculos de dança e de teatro com a temática natalina, apresentações de corais e das oficinas promovidas pelo Programa Arte nos Bairros (PAB) compõem a programação.

Entre os eventos, destacam-se os Autos de Natal montados pelos alunos da oficina de teatro do Grupo de Teatro do Maria Pinheiro e pelo diretor de teatro Marquinhos Nô e as apresentações de música com diversos artistas de Itabuna.

Por: Viviane Cabral – Foto: Vinicius Borges – 15/12/11
www.Itabuna.ba.gov.br 

Esquema do jogo do bicho no RJ tinha até call center

Agência Estado
De acordo com delegados da Polícia Civil do Rio de Janeiro e promotores do Ministério Público (MP), o jogo do bicho conta com call center e manipula resultados. "A empresa  baiana Projeta, fabricante da máquina conhecida como bicho eletrônico, semelhante às máquinas de cartões de crédito e débito, não apenas produzia o aparelho, mas também fornecia o chip, a intranet e também o call center para tirar dúvidas dos operadores. Os contraventores compravam cada máquina por R$ 1.200,00", disse o delegado da Corregedoria Interna da Polícia Civil, Felipe do Vale.

A promotora de Justiça Ministério Público do Rio, Angélica Glioche, afirmou que há indícios de crime contra a economia popular com a manipulação de resultados. "O jogo do bicho não é inocente, movimenta dezenas de milhões de reais por mês e só se sustenta pela existência de crimes mais graves, como formação de quadrilha armada, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, além de crime contra a economia popular com a manipulação de resultados", afirmou a promotora.

A polícia apreendeu R$ 517 mil na operação, sendo que R$ 115 mil foram encontrados no barracão da escola de samba Beija-Flor, na Cidade do Samba, na zona portuária da cidade. Entre os denunciados estão Aniz Abraão David, o Anísio da Beija-Flor, Luiz Pacheco Drummond, o Luizinho Drummond, Hélio Ribeiro de Oliveira, o Helinho da Grande Rio, e Mario de Oliveira Tricano, ex-prefeito de Teresópolis.

Até o momento, 33 pessoas foram presas, entre elas os policiais militares Luiz Cláudio Laudino, lotado no 22º BPM (Maré); e Marco Antônio Coelho Anchieta, lotado no BPChoque. O policial civil Eduardo Murilo Dantas Sampaio, o Comissário Dudu, lotado na 64ª DP Vilar dos Teles, ainda está sendo procurado. O Guarda Municipal Aramis Lafere Mesquita, que estava cedido à 59ª Delegacia de Duque de Caxias, também foi preso.
A Tarde Online

Parabéns Carlinhos!


Antonio Carlos Oliveira, o nosso querido “Carlinhos Bueiro ”ex-Cosário de Ibicaraí, uma das melhores bandas musical do nosso passado, de Joel do Carmo e Cia, é o grande aniversariante deste dia 16 de dezembro.

Na Emasa, Carlinhos, como um dos gerentes do setor de saneamento, ao lado dos colegas Ailson Souza, Josevaldo Ribeiro (Josa), Renato César, Barão, Hilton Jr, Candinha e Paulo César, realiza um grande trabalho.

Carlinhos, (foto), que agora é sessentão, o expressaounica, deseja muita saúde, paz e muitos anos de vida, extensivo a todos seus familiares. Parabéns! Parabéns!  

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...