sábado, 3 de dezembro de 2011

Geraldo Bríglia dá entrevista e fala da despoluição do Rio Cachoeira

Azevedo, ao lado de Geraldo Bríglia autoriza o projeto
O diretor-presidente da Emasa, Geraldo Bríglia entrevistado hoje (03) pelo radialista Roberto de Souza, através dos microfones da Rádio Jornal de Itabuna, atendendo questionamentos dos radialistas, presentes e também ao público, positivamente expôs os novos investimentos da empresa, inclusive o acordo feito recentemente com a Coelba, assim como, será desenvolvido o processo de despoluição do Rio Cachoeira, através do Projeto Sustenta Cidade, sob a coordenação da Professora Heloisa Pinheiro.

Geraldo Bríglia informou ainda que a novidade do Projeto, é o seu baixo custo e a transformação das baronesas em adubo, dentro de um projeto piloto desenvolvidas pelo engenheiro agrônomo Agamenon Ferreira, e que vai gerar renda e dá empregos, com a produção do adubo que vai ser de qualidade e preços abaixo do mercado destinado a todos o produtores sul da Bahia, recursos,esses, que serão usados para o próprio projeto.
Agamenon fala do projeto

O engenheiro Agamenon Ferreira que expôs cientificamente, ontem (02), ao lado das professoras: Rose Menezes (meio ambiente), Heloisa Pinheiro (Idealizadora do Projeto) e os técnicos da Emasa, Jorge Neves e João Bittencourt, o Projeto, à imprensa regional e ao Prefeito Capitão Azevedo, em seu Gabinete, deixou o prefeito satisfeito, e logo determinou a sua execução, quando prometeu todo o apoio necessário ao Projeto visando a despoluição do Rio Cachoeira.

Despoluição do Cachoeira na Câmara

O radialista Roberto de Souza, que é também vereador, aproveitou a oportunidade e solicitou do diretor-presidente da Emasa, Geraldo Bríglia para que o Sustenta Cidade, fosse aprestando ao Legislativo Itabunense, aos vereadores, o que ficou confirmado para a próxima terça-feira (06.12), às 14 horas.

Toda a base de recolhimento das baronesas e fabricação para o adubo, com as obras praticamente prontas,  fica localizada acima do bairro Nova Ferradas, em área do empresário e agricultor, Jaime do Amor. 

Itabunenses querem punição aos corruptos e basta contra violencia

Ao centro de terno, o presidenbte da OAB, aNDIRLEI
Apesar das chuvas, que caiam intensamente em Itabuna,  o que provocou a transferencia do dia 25 de novembro para o  dia 02 de dezembro, os itabunenses demonstraram união e força para acasbar a  violencia na cidade  e a corrupção  no Brasil, durante a tarde a tarde/noite de ontem. Muita gente compareceu  para apoiar a manifestação organizada pela OAB e outras entidades, entre elas a Diocese de Itabuna e Igrejas Evangélicas.

O Bispo Dom Ceslau entrevistado pela TV Santa Cruz

Para o presidente da Ordem dos Advogado (Seccional-Sul), Andirlei Nascimento, no manifesto havia cerca de duas mil pessoas no ato público, terminando com a leitura de um documento que relata a situação vulnerável de Itabuna diante da criminalidade. Este documento será enviado a Segurança Pública da Bahia e à presidente Dilma Rousseff, levando-se em conta que Itabuna se tornou uma das cidades mais violentas  do país, onde o maior culpado é o Governador do PT,Jaques Wagner que esqueceu a cidade enão investe em segurança pública e nem na geração de empregos.
Fotos: Adeildo Marques

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Condema aprova licença ambiental da obra de construção do GBarbosa


O Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema) do Município de Ilhéus aprovou na tarde desta última quinta-feira (1º), durante reunião extraordinária realizada no salão nobre do Palácio Paranaguá, a licença ambiental da obra de construção de uma unidade do Hipermercado GBarbosa, na avenida Lomanto Júnior. De acordo com o presidente do Condema, José Nazal, a resolução do conselho será publicada no Jornal Oficial de Ilhéus, seguida da emissão do licenciamento por parte da Secretaria do Meio Ambiente, o que possibilitará a emissão do alvará de construção por meio das secretarias da Fazenda e do Planejamento.

Além de conselheiros, a reunião contou com a presença de representantes do Grupo GBarbosa e da Associação de Moradores da Sapetinga. Após a leitura dos pareceres da Secretaria do Meio Ambiente, da Câmara Técnica de Licenciamento e dos conselheiros que pediram vista do processo no último dia 14, durante reunião ordinária, foram iniciados os debates. Depois do saneamento das principais dúvidas, foi aprovado o acréscimo de novas condicionantes ao relatório final. Entre elas, a apresentação obrigatória de um projeto voltado para a redução dos ruídos causados pelo gerador de energia e pela câmara frigorífica. Também foram transformados em condicionantes os projetos de solução viária para o acesso dos clientes e para o processo de carga e descarga, de aproveitamento das águas pluviais e de contratação de, no mínimo, 80% da mão de obra ilheense.

Criado nos termos da Lei nº 2.853, de 11 de maio de 2000, o Condema é um órgão deliberativo e formulador da política municipal de meio ambiente, nas áreas da preservação, conservação e recuperação ambiental. O órgão integra os sistemas Nacional (Sisnama) e Estadual de Meio Ambiente, com o apoio dos serviços administrativos da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Já o Grupo GBarbosa, considerado uma das maiores redes de supermercado do Nordeste, foi fundado em julho de 1955 no Estado de Sergipe pelos irmãos Gentil e Noel Barbosa. Consolidando-se como a quarta maior rede varejista do país, entre 2008 e 2010, o GBarbosa acelerou seu processo de expansão, inaugurando novas unidades. Em 2011, a rede deu continuidade ao crescimento e se estabeleceu na cidade de Fortaleza com mais quatro lojas no formato supermercado. Atualmente, empregando cerca de 12 mil pessoas, o grupo acumula mais de 150 estabelecimentos, distribuídos entre Supermercados, Eletro Shows e Farmácias nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco.
Da assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

Passiata hoje em Itabuna contra a corrupção e a violencia


"Eu querioa ter o poder que um soldaddo de polícia pensa que tem" Marechal  Umberto de Alencar Castelo Brando
Acontece dentro de instantes às 14:00 horas em Itabuna a passeata contra a violência, corrupção e liberdade de imprensa, sob a coordenação da OAB, secção de Itabuna e outras dezenas de entidades que abraçaram a idéia.

O ponto de partida será na praça 28 de Julho (Jardim do O), percorrendo todo o alongamento da Avenida do Cinqüentenário. Para isso seus organizadores pedem a presença  de toda a população de Itabuna e região.

O advogado Andirlei Nascimento, presidente da OAB,  enfatiza que, só com esse tipo de manifestação poderemos sensibilizar as autoridades e as pessoas em prol do bem estar da vida e dignidade ao cidadão.  
  

Secretários aniversariam em Itabuna

Dois grandes nomes do Governo A Força do Povo, comandado pelo Prefeito Capitão Azevedo

Athayde

Hoje os nossos parabéns vão para os nossos amigos secretários Maurício Athayde e Marcelino pela passagem dos seus aniversários.

Marceli
Aos dois secretários, que prestam um grande trabalho ao município visando o desenvolvimento de nossa população, desejamos muitos anos de vida, paz e saúde.

Maurício Athayde é secretário de Administração e Marcelino, do meio ambiente e agricultura. Parabéns, parabéns!

Gal Costa faz show inédito em Ilhéus, neste sábado


Às vésperas do lançamento nacional do seu novo trabalho intitulado "Recanto", que chega às lojas no dia 6 de dezembro, a cantora e compositora Gal Costa, um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira (MPB) se apresenta em Ilhéus neste sábado (03), às 21 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus. Na única apresentação que fará, a artista vai mesclar composições de sucesso à músicas inéditas, composições de Caetano Veloso e produção de Moreno Veloso e Kassin. A cantora retorna a Ilhéus quase 30 anos depois de um show histórico realizado na cidade durante a extinta “Festa do Cacau”. 

Neste novo trabalho, a aposta foi em inserir batidas eletrônicas e experimentações sonoras na discografia de uma das vozes mais emblemáticas da música popular brasileira. "Recanto" foi composto quase inteiramente para caber à voz de Gal Costa, em um processo longo e vagaroso, que começou no ano passado. O álbum foi desenvolvido quase todo via fibra ótica: pela internet, Gal recebia em Salvador as bases que o produtor Kassin a enviava do Rio de Janeiro para cantar. 

Com uma discografia que ultrapassa a casa de 35 lançamentos, Gal já teve também participações especiais em álbuns históricos de outros artistas nacionais, como Maria Bethânia, Tom Jobin, Joice, Luiz Gonzaga, Rita Lee, Caetano Veloso, Milton Nascimento, entre outros. Na TV, além de participar de Especiais Musicais, produziu trilhas sonoras para novelas miniséries e seriados, dentre elas, a Modinha para Gabriela, tema musical da novela “Gabriela, Cravo e Canela”, baseada na obra homônima do escritor grapiúna Jorge Amado.

Compra pela Internet - A novidade para este show é a opção de ainda poder adquirir o ingresso, sem sair de casa. Basta acessar pela internet o endereço www.facebook.com/mvueventos e garantir a compra pelo PagSeguro, um dos sistemas de pagamento online mais utilizados no Brasil. O F-Commerce ou Comercio Eletrônico no Facebook, utiliza o PagSeguro como uma de suas formas de pagamento. Na prática o que difere esse modelo de loja virtual do modelo tradicional é que o usuário realiza todo o processo de compra sem sair do Facebook. O ingresso físico ficará à disposição do comprador na bilheteria do Centro de Convenções horas antes do dia do espetáculo.

Mas também está mantido o sistema tradicional, com vendas na Encantur, Stand do Karioca, Bicho Festeiro e M21. Eles custam R$ 100,00 inteira e R$ 50,00 a meia para estudantes e idosos, mediante comprovação. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos@m21.com.br . A organização avisa que as poltronas não são numeradas e que o acesso ao auditório será de acordo com a ordem de chegada ao Centro de Convenções. O show de Gal Costa em Ilhéus leva a assinatura da MVU/ M21.
Por: Maurício Maron

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Azevedo participa de Mercado Cultural em Ferradas em Itabuna

O prefeito Capitão Azevedo não perdeu a oportunidade de visitar Ferradas ao prestigiar, na noite de quarta-feira (30) o XI Mercado Cultural apresentado pela primeira vez no Sul da Bahia numa promoção da Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate).  

O prefeito aproveitou para conversar com curador internacional do Mercado Cultural, Benjmim Taubkin e reafirmou o compromisso de incentivar projetos e ações que venham resgatar, valorizar e dinamizar a cultura grapiúna em Itabuna. Ele disse ainda que a prefeitura e por extensão o município estão de portas abertas, especialmente para Mercado Cultural, que além de ser importante para a nossa cultura regional, é também mundialmente conhecido e aprovado. O projeto faz intercâmbio cultural há mais de 11 anos com diversos países.

De acordo com o produtor cultural itabunense, Ari Rodrigues, o Mercado Cultural é uma iniciativa que dá espaço a talentos, amplia o engajamento cultural, promove trabalhos artísticos, dá visibilidade à cultura e oferece oportunidades de intercâmbio artístico e cultural, além de possibilitar o desenvolvimento profissional.

A apresentação na noite de quarta-feira em Ferradas, além do prefeito Capitão Azevedo e de artistas regionais, outro convidado especial prestigiou o evento: o curador do Mercado Cultural, Benjamim Taubkin, que representou o idealizador do projeto, Ruy Cézar Silva. 

Além de prestigiar a apresentação, Benjamim veio  para conhecer o Galpão Cultural Casa de Jorge, projeto que está em fase de implantação na casa onde o escritor Jorge Amado passou parte da infância. O curador ficou entusiasmado com a atuação do prefeito e dos artistas locais e não descartou uma parceria mais efetiva com a Prefeitura e com as associações de artistas que estão à frente do Galpão Cultural.

`por: Rosi Barreto – Fotos: Ari Rodrigues – 01/12/11
www.itabuna.ba.gov.br 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...