sexta-feira, 7 de outubro de 2011

POETA HERCULANO LANÇA MAIS UM LIVRO

“Ruas dos Avessos” é o título do segundo livro do poeta Herculano Assis. Estilo poesia, a edição será lançada, dia 13 (quinta-feira), no Shoping Jequitibá, às 19:00 horas.

Em nome do Clube do Poeta Sul da Bahia, maior entidade representativa da categoria, esperamos que todos  os poetas regionais estejam presentes para uma grande noite de autógrafos, em Itabuna.

Aula-show de Jorge Portugal e convidados em Itabuna


 O professor Jorge Portugal esteve em Itabuna na última terça-feira (04), cumprindo  agenda do projeto Educação em Movimento, que percorre cidades-pólo da Bahia como Barreiras, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro, com patrocínio da Petrobrás.

Em formato de aula-show, o projeto oferece uma completa revisão para as provas do Enem e outros concursos públicos, com intervalos para apresentação de artistas e recitais de poesia.  O clima é de descontração, mas o conteúdo das aulas é de altíssimo nível. 

O auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (Icei) recebeu cerca  de 1.500 alunos para as aulas dos professores Ricardo Carvalho (Ciências Humanas) e Naldo (Física), além do próprio Portugal (redação). 

Dividiram o palco com os notáveis professores os músicos Fábio Souza e Marcelo Ganem e o poeta, bailarino e professor Jailton Alves.

Por; Vera Rabelo

BRASIL O PAÍS CAMPEÃO DA CARNIFICINA

Dos Estados, Alagoas é o Estado onde mais se mata no Brasil, revela ONU


É a primeira vez que a ONU faz um estudo sobre homicídio em todo o mundo. O relatório é baseado em números oficiais de cada país. No Brasil, os números são do Ministério da Justiça. O relatório mostra um mapa dos homicídios no Brasil. O estado mais violento é Alagoas, o único com mais de 60 mortes por 100 mil habitantes.

Em números absolutos, o País é o campeão mundial de homicídios. Foram 43.909 em 2009, mais do que na China, na Índia e nos Estados Unidos, países com populações maiores. No rankig de homicídios a cada cem mil habitantes, o Brasil aparece em 24º lugar.

A ONU aponta São Paulo como exemplo do efeito de esforços concentrados na prevenção e na repressão desse tipo de crime. As leis e as campanhas de desarmamento tiveram bom resultado e um terço das armas recolhidas saiu das ruas paulistas.

Contribuíram também a redução do desemprego e o aumento da idade média da população. No mundo inteiro, os jovens são os que mais matam e morrem.

A maior atuação das prefeituras na segurança pública foi fundamental. “A prefeitura que sabe o que está acontecendo, a prefeitura que conhece as áreas de riscos, ela investe nisso. Criaram programas sociais para prevenção de homicídio, programas de iluminação em áreas perigosas”, diz Guaracy Mingardi, pesquisador direito FGV.

Tudo isso aconteceu ao mesmo tempo em São Paulo. No bairro do Jardim Ângela, por exemplo, ainda houve um outro fator importante: a mobilização social ajudou a mudar realidade de um bairro que há dez anos era um dos mais violentos da cidade. A dona de casa Maria de Lourdes dos Santos mora no bairro há 40 anos e confirma. “Hoje está muito melhor, hoje é outra coisa”.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmi, comentou a redução dos homicídios no estado. “Polícia na rua, polícia comunitária perto da população, trabalho social envolvendo organizações não-governamentais, sociedade civil, desarmamento e investigação trazem resultados”.

No entanto, o comerciante, José Lopes da Silva, ainda não se sente seguro. “Frequento de ponta a ponta a periferia de São Paulo jogando bola com meus filhos, meus netos e mesmo assim não é seguro”, afirma.
O professor concorda. “Tem que diminuir muito os crimes contra o patrimônio: o roubo, o furto, porque nós ainda estamos começando a caminhada para isso aí”, avalia Mingardi.
Jornal Hoje

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prefeitura de Itabuna prepara grande festa para as Crianças


Com o tema, “Criança, um dia com amor”, a Prefeitura de Itabuna irá promover, na próxima quarta-feira – 12 de outubro - as festividades em comemoração ao Dia da Criança.  A programação começa às 14 horas, na Praça Rio Cachoeira, com direito a lanches, brincadeiras e distribuição de brindes. 

O objetivo é atrair 10 mil crianças, com uma estrutura montada em frente à Câmara Municipal de Vereadores, com dois palcos para a realização de shows infantis, além de estandes onde haverá distribuição de brindes e lanches, presença de palhaços e equipamentos de diversão. 

Foi preparado um esquema especial de segurança, com o apoio das Polícias Civil, Militar e a Guarda Municipal. O trânsito será organizado pela Secretaria de Transporte e Trânsito, que irá interditar o tráfego nas imediações da praça. Também estará de prontidão uma equipe médica no local.

Programação

        A festa em homenagem às crianças terá início no palco 1 do evento, com a apresentação das Fanfarras do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Em seguida, sobem ao palco grupos de Dança de Rua e de Axé, teatro e grupo musical infantil. 

        Em paralelo às apresentações no palco, as crianças estarão se divertindo em outros espaços da praça, onde não faltarão atividades educativas e esportivas. Está prevista ainda a exibição de um vídeo educativo da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). A festa será encerrada com um grande show pirotécnico.
Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinícus Borges – 06/10/2011

Obra de reforma da Praça Ruy Barbosa em Ilhéus concluída na próxima semana


A obra de reforma da Praça Ruy Barbosa, localizada na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, deverá ser concluída no prazo de uma semana. A informação é de Gérson Marques, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, que ressalta a importância do espaço para o lazer, para o turismo e para o fortalecimento da convivência social. Totalmente remodelada, a Ruy Barbosa, uma das praças mais tradicionais                   da cidade, recebeu novo piso, bancos, projeto de paisagismo e uma nova iluminação.

“Nossa previsão é de que o trabalho seja finalizado até a próxima quarta-feira, dia 12. No momento, resta concluir apenas o projeto de paisagismo e a colocação do piso tátil, voltado para portadores de deficiência visual”, revela o secretário Gérson Marques. Nos últimos meses, várias praças da cidade, de médio e pequeno porte, vêm sendo recuperadas ou revitalizadas pela Prefeitura com o objetivo de oferecer mais lazer, conforto e segurança para a população e para as pessoas que visitam o município.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus explica que piso tátil é um material diferenciado no que concerne à cor e à textura em relação ao piso que se encontra ao redor. Segundo ele, a proposta é que este tipo de piso seja perceptível para pessoas com baixa visão ou com deficiência visual. “Pode parecer uma mera abstração para as pessoas que enxergam, mas para o deficiente visual e para a pessoa com baixa       visão este piso é fundamental para dar segurança e autonomia”, comenta Marques.

www.ilheus.ba.gov.br

Em respeito ao cidadão Itabuna recorrre a Justiça pela Plena da Saúde

(Cansada de esperar pelo Governo Itabuna recorre à Justiça para o
retomo da gestão plena da saúde)
 Esgotadas as possibilidades de negociação para a retomada da gestão plena da saúde do município de Itabuna junto à Secretaria Estadual da Saúde e ao Ministério da Saúde, o prefeito Capitão Azevedo protocolou, na manhã desta quarta-feira (5), na secretaria da Vara Única da Justiça Federal – Subsecção Judiciária de Itabuna –ação judicial visando à retomada do controle dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para assegurar um melhor atendimento à população.

A entrega do documento de 50 páginas foi acompanhada pela procuradora-geral do município, Juliana Burgos, e pelo subprocurador Marcos Conrado, por todos os secretários municipais, vereadores, além de representantes de prestadores de serviços do SUS, diretores do Hospital de Base, do Cemepi, da Maternidade Ester Gomes e do São Judas Tadeu -, de dirigentes de conselhos, de entidades da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias. 

O Capitão Azevedo lamentou as dificuldades enfrentadas nas negociações ao longo de quase três anos com a Sesab, Ministério da Saúde e Conselho Municipal da Saúde. “O que estamos querendo com esta ação é defender os interesses da população itabunense e da comunidade regional, que foram penalizados com a perda da gestão dos recursos e a precarização do atendimento aos usuários do SUS”. 

Exames

Como exemplo, o prefeito cita a redução do número de exames oftalmológicos, que passou de 4,6 mil para apenas 450 por mês. Azevedo acredita que hoje será uma data para entrar na história de Itabuna e para que a Justiça possa reverter uma medida arbitrária, essencialmente política e garantir o direito da população ao acesso à saúde e à cidadania.

O secretário da Saúde, Geraldo Magela, lembra que a perda da gestão plena redundou em prejuízos irreversíveis para a população de Itabuna e da região. Para ele essa é uma ação em favor de Itabuna, que foi duramente penalizada, em especial com relação ao atendimento de média e alta complexidade, o que afeta inclusive aos hospitais conveniados como o São Judas, o Cemepi, a Maternidade Ester Gomes e mesmo o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com mais de 200 leitos e uma referência na região, que enfrentam sérias dificuldades financeiras.

Ação

Na ação, são referenciadas três teses na defesa da retomada da gestão dos recursos. Primeiro, o artigo 198 da Constituição Federal, ao destacar que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: ”descentralização, com direção única em cada esfera de governo, com a municipalização da gestão; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e a participação da comunidade”.

Outro ponto salientado no documento, segundo o subprocurador-geral Marcos Conrado, é com relação à desassistência gerada pela desabilitação da saúde, com uma redução significativa do número de exames e procedimentos autorizados em todas as especialidades através do governo do estado, que passou a centralizar os serviços, aumentando o risco de morte de pacientes e deixando  a população desassistida.

A ação questiona ainda a ilegalidade da portaria que desabilitou o município de Itabuna, o que foi feito de forma unilateral, sem oferecer sequer o direito à defesa, ao contraditório e sem um processo legal: “Com isso Itabuna vive uma situação esdrúxula e é um dos poucos municípios da Bahia, sem autonomia para gerir os recursos da saúde”, finalizou.
Por: Kleber Torres - Fotos: Waldir Gomes  - 05/10/20
www.itabuna.ba.gov.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Paulo Lima um nome que o Itabunense conhece


(Paulo Lima a voz de Itabuna na Câmara)
O jornalista  Antonio Paulo de Oliveira Lima, o nosso querido Paulo Lima, ou Índio, com trabalhos relevantes  em Itabuna; uma história viva da política grapiúna, resolveu lançar seu nome para uma disputa, rumo à Câmara Município. Vai concorrer ao pleito pela legenda do PMDB.

Paulo Lima aos 22 anos foi chefe de gabinete da Prefeitura de Itabuna na administração José de Almeida Alcântara. Também líder estudantil no Colégio Estadual e diretor de imprensa da União dos Estudantes Secundários de Itabuna; como também fez parte do Grupo da Sociedade Itabunense de Cultura.

Exerceu vários cargos de confiança na administração do ex-prefeito Fernando Gomes, sendo  atualmente membro do Clube do Poeta Sul da Bahia e atual    Presidente  da Academia dos Pensadores de Itabuna.

Na sua área profissional, ou seja, no jornalismo apresenta  um programa diário na TV Itabuna, “Alô Cidade”  de grande repercussão na comunidade.

Está ai uma ótima opção para o eleitor levar  ao Legislativo Itabunense, um nome de respeito e de conhecimento dos poderes: Executivo e Legislativo da cidade e conhecedor dos  principais problemas de nossa comunidade.  

Um dos maiores oradores que esta terra  conhece.

Maria Alice reúne lideranças de bairros

Na tarde/noite de ontem (04.10) a Coordenadora Política do Governo Azevedo, Maria Alice reuniu todas as lideranças de bairros de Itabuna no clube da Usemi.
 O objetivo do encontro teve por base tomar conhecimento das necessidades de suas comunidades, assim como, tomar providencias para as comemorações do dia das crianças no próximo dia 12, deste mês, com cada líder sendo responsável com a programação de sua comunidade, incluindo prêmios e diversões.
Maria Alice disse que tomou essa decisão ouvindo o Prefeito Capitão Azevedo que tem muito amor pelas crianças e elas por ele.
 Juscelino Nunes, como presidente da UAMI, representando todas as demais lideranças, como seu legítimo representante, solicitou a união de todos, não só, para a realização dos festejos das crianças, mas, também, visando o novo processo político reelegendo o Capitão Azevedo em 2012.   
Também participaram do encontro, o advogado José Sidenilton (Procon), professora Cleonice Almeida (Boa Tarde Mulher), Marina Silva (SDS) e a advogada Veneranda, responsável pelos processos de eleições nos bairros. 
Fotos: Alex de Souza

TRÊS ARTIGOS DO JORNALISTA JUAREZ VICENTE

PARECE QUE DOEU!
Determinados elementos  não olham para sua própria vida. Vivem na sujeira e querem enlamear a todos. Ou seja: elogia ou não!
Com 40 anos de profissão, como radialista e jornalista, devidamente habilitado como determina a legislação, por diversas vezes diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA), editor, redator, repórter de vários jornais, revistas e TV, com uma vida profissional de competência e respeitabilidade sofri crítica de um indivíduo que sempre o conhecí mamando nas tetas de governos.
Como disse em artigo anterior, as moedas do tempo de Jesus Cristo eram moedas de prata. Hoje cada País determina a sua moeda. A do Brasil é Real. Não sei se R$ 600,00 equivalem a 30 moedas de prata daquela época. Sei apenas que esse dinheiro abalou a estrutura de terminada pessoa que está  no desespero.
Pessoa que elogiam ou não por dinheiro não tem dignidade e não pode ser chamada de pessoa de bem. Tenho em meu  currículo  o principal requisito de uma pessoa: honestidade. Se alguém perguntar a qualquer pessoa sobre a minha vida esta vai dizer: É honesto!
E para qualquer pessoa não ter medo de que alguém verifique a sua vida ela tem que ser honesta. E quem pode melhor informar a vida de alguém se não a categoria a que ela  pertence?
Eu posso afirmar a minha honestidade de cátedra. Posso ser chato, mas sou leal. Posso ser duro, mas  sei ser  amável. Não gosto de arrogante nem de imbecil. Gosto de tomar cerveja (se todos que bebem cerveja são cachaceiro, eu sou!)  e  gosto de pagar. Trato as pessoas bem, com respeito e sem bajulação. Elogio e critico com responsabilidade, sem comércio.
É por isso que tenho postura, sou respeitado e pertenço a uma categoria que muita gente nunca pertenceu e não pertencerá por não condições morais e intelectuais! (Juarez Vicente de Carvalho)
TEM GENTE PRÁ TUDO!
A política é uma coisa que nasce com a gente. Exercê-la na prática é vocação. Mas todo indivíduo é um ser político. Todos têm o direito (com raras exceções) de votar e ser votado.
Segundo Bertol Bract “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. 
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”.
Mas, em todas as áreas existem os analfabetos, existem aquela gente  que quer demonstrar o conhecimento que não sabe, que quer ser dona do conhecimento que é para todos e de todos.
A política é coisa séria. E ainda no século XXI existe gente   que muda de lado ao piscar de olhos. Tem gente que elogia ou não. Depende dos benefícios recebidos. Tem gente que tem o cinismo explicito na cara. Mas o poeta Sosígenes Costa disse e escreveu: “ A mão que afaga é a mesma que apedreja”. Monteiro Lobado afirmou que “Confiar desconfiando”. Tudo isso é coisa da política.
Tem gente que go

sta de agrados. E quando perde esses agrados fica uma “fera”, perde a estribeira. Esquece a razão e usa toda a emoção. Todos sabem que a mola mestra do mundo é dinheiro. Por dinheiro muita gente é capaz de tudo. De matar, assaltar, caluniar, criticar, tornar-se indócil, indomável. Principalmente gente que usa mecanismos que podem abranger muitas pessoas. Essa gente pensa (por usar a emoção exarcebada) que é dona da verdade.
Tem gente para tudo. E não é de hoje. Segundo os cultos bíblicos Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata. Isso já naquele tempo.
Hoje tem gente que trai, calunia, troca de lado, encontra defeitos no que elogiava, se desmoraliza porque perde R$ 600,00. Como disse: muita gente é capaz de tudo por dinheiro. Elogia ou não!
(Juarez Vicente de Carvalho – Jornalista)

 
MEDO DE QUE?
Líderes do Democratas afirmaram que vão às barras dos Tribunais para “barrarem” o registro do Partido Social Democrata (PDS).
Certo que no PSD inúmeros deputados, prefeitos, vereadores do DEM se filiaram. Mas por isso, as lideranças do DEM  não precisam ir até à justiça com pretensão de cassar o registro do partido. É  uma vingança mesquinha.
A verdade é que as lideranças do DEM não tiveram competência para manter seus filiados e de fazer conquista de mais pessoas.
Quem se filiou em outro partido, ou no PSD demonstrou insatisfação com o DEM e todos têm direito de se transferir para um partido novo (em caso de quem tem cargo eletivo) ou para qualquer partido (em caso de expulsão).
   As lideranças do DEM deveriam fazer uma campanha para conquistar novos filiados. Deveria exigir dos diretórios que tivessem uma sede. Nos diretórios da Bahia, por exemplo, poucos têm sede.
As lideranças da agremiação política deveriam fazer o que vem sendo feito em Itabuna: prestação de serviços.  Deveriam observar e aprender com o exemplo de Itabuna, onde o diretório tem uma presidente que faz política todos os dias, que vem conquistando pessoas, falando sobre os objetivos do partido.
O DEM deveria ter uma articuladora como Maria Alice. Deveria ter um prefeito como o Capitão Azevedo que procurou bairros abandonados pelos governantes há mais 30 anos e vem trabalhando neles, dando dignidade ao povo.
Na verdade os dirigentes do DEM deveriam sair dos gabinetes e visitar o povo! Deveriam deixar de ser preguiçosos!
Deveriam deixar o PSD de lado! 
(Juarez Vicente de Carvalho)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Unidade de Saúde do Conceição faz festival da Primavera

A Unidade Básica e Saúde Lavígnia Magalhães, no bairro da Conceição, promove nesta quarta-feira (5), o II festival da Primavera, com uma série de atividades educativas e recreativas, destinado aos pacientes idosos dos bairros Conceição, Vila Zara, São Judas e Góes Calmon.

“É um momento que foi elaborado com capricho pela equipe da unidade”, destacou o administrador João Eduardo Nabuco. Ele explicou que o evento tem o objetivo de proporcionar aos participantes, mais informações sobre os serviços oferecidos na unidade, à promoção à saúde por meio de palestras e vídeos, e, principalmente aproximar o idoso dos serviços e da equipe de profissionais.

“O que nós queremos é que o paciente idoso, sobretudo, não veja o centro médico, apenas como um instrumento que lembra a doença, ou que ele não vá tão somente em busca do médico ou medicamentos, mas que ele tenha um contato mais próximo dos profissionais de saúde e que também se divirta e se interaja com outros pacientes”.

João Eduardo ressalta que um momento de lazer e descontração como esse que já foi realizado com sucesso no ano passado, ajuda os pacientes a conquistarem novos amigos da mesma faixa etária. Ele lembra que a maioria dos idosos são pessoas solitárias e sem muitas opções de lazer e de entretenimento.

“O festival vai permitir isso e um pouco mais, porque além de informações e orientação sobre os cuidados com saúde, haverá musica, lanches e brincadeiras”, confirmou Eduardo.

Obras de reforma

Eduardo adiantou que a Unidade Básica Lavignia Magalhães também está passando por reforma em sua estrutura física. As obras foram iniciadas nesta terça-feira, (4) , e incluem serviços no telhado, instalação hidráulica e elétrica, e uma das antigas reivindicações a acessibilidade para cadeirantes e em toda a estrutura do prédio, como banheiros adaptados para idosos e deficiente.

Além disso, o prédio terá reboco novo, pintura e limpeza na área externa. A farmácia que estava desativada por problemas de infiltração receberá tratamento especial. A reforma está dentro da lei de acessibilidade estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O administrador informou ainda será construída uma nova sala de triagem que vai facilitar o atendimento aos pacientes do bairro Conceição e da Vila Zara e região próxima.

or: Rosi Barreto Fotos: Waldyr Gomes – 04/10/11
http://www.itabuna.ba.gov.br/

FTC homenageia educadores itabunenses

Um reconhecimento à dedicação, ao empenho e à abnegação de professores e professoras que ao longo da história contribuíram para o desenvolvimento da Educação Grapiúna. É nesta perspectiva que a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna realiza a primeira edição do Mérito Educacional FTC na próxima segunda-feira, 10 de outubro, com a entrega de condecorações aos trinta primeiros homenageados.

A criação do Mérito Educacional, que é uma iniciativa do Conselho Superior Acadêmico da Faculdade, está previsto no Regimento Interno Institucional e faz parte das comemorações pelos 10 anos de implantação da FTC em Itabuna. Segundo o diretor da Faculdade, Cristiano Lôbo, o propósito é resgatar e preservar a memória da educação regional, homenageando os principais protagonistas na construção da história do ensino no Sul da Bahia, seja no nível superior, na educação fundamental ou básica.

A princípio, serão agraciados educadores eméritos que, após longos anos dedicados à prática docente, ainda são referência para diversas gerações. Lôbo ressalta que a FTC parte da compreensão de que o desenvolvimento de uma cidade, de uma região e de um país tem suas bases fincadas na Educação.

“Portanto, nada mais justo do que dignificarmos homens e mulheres que fizeram da Educação a razão de suas vidas e assim contribuíram de maneira grandiosa para que a sociedade pudesse contar com outras centenas e milhares de homens e mulheres com o domínio do conhecimento e capazes de promover efetivamente o desenvolvimento, nas mais diversas áreas”, justifica Cristiano Lôbo.

A solenidade de entrega do Mérito Educacional FTC acontece na próxima segunda-feira (10), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-Itabuna), a partir das 19 horas. Além dos homenageados, familiares e autoridades convidadas, o evento reunirá um ex-aluno de cada professor homenageado.

Por: Erivaldo Bomfim
Ascom – FTC Itabuna
03/10/2011
FTC.com

BANCOS CONTINUAM EM GREVE

No sétimo dia de paralisação, a greve dos bancários alcançou os 26 Estados mais o Distrito Federal. No balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a categoria paralisou 7.950 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados.



O impasse que motivou a greve é a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que representa apenas 0,56% de aumento real. 
 
Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades, melhoria do atendimento dos clientes e inclusão bancária sem precarização.


 
O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, reunido nesta segunda-feira, em São Paulo, decidiu orientar os sindicatos a intensificarem as ações para mobilizar os bancários e ampliar a greve em todo país, uma vez que a Fenaban permanece em silêncio.


Segundo pesquisa feita pela Subseção do Dieese da Contraf-CUT, o salário de ingresso nos bancos no Brasil em agosto de 2010 era equivalente a US$ 735, mais baixo que o dos uruguaios (US$ 1.039) e quase metade do recebido pelos argentinos (US$ 1.432). A comparação do valor por hora trabalhada também é desfavorável para os bancários do País. 
 
O piso dos brasileiros é equivalente a US$ 6,1 por hora de trabalho, enquanto os argentinos ganham US$ 9,8/hora, seguidos pelos uruguaios, que recebem US$ 8/hora.
Invertia
Fonte:Terra.com

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Expofenita sucesso de movimentação e de público

A Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna - Expofenita 2011 - foi encerrada ontem a noite (2), após oito dias de atividades que atraíram um grande público. No último dia, ocorreram o fechamento do ciclo de leilões, premiação dos equinos e bovinos de diversas raças e a entrega de uma moto Shineray ao tricampeão do Rodeio da Expofenita, Cristiano Silva. Os peões Rogério de Souza, José Antônio e Robson Maia, classificados na primeira etapa da competição, disputarão o Campeonato Baiano de Rodeio em 2012.


O prefeito Capitão Azevedo agradeceu a todos os que contribuíram para o sucesso da Expofenita, que se consolida como o grande evento da agropecuária regional. Ele também destacou o trabalho de revitalização do Parque de Exposições e o retorno econômico da Expofenita para Itabuna. “Estão de parabéns o coordenador executivo do evento, Josias Miguel, e o presidente Sindicato Rural de Itabuna, Wallace Setenta, “que têm utilizado o espaço do Parque de Exposições Antônio Setenta para fortalecer a Itabuna como um grande polo de comércio e serviços”.


Josias Miguel, que é também presidente da Agência de Desenvolvimento do Sul da Bahia (Agesulba), chama atenção para a soma de esforços que torna possível a realização da Expofenita. “Esse é um evento produzido por diversas mãos e cujo sucesso dividimos com um grande número de pessoas, em especial o prefeito Azevedo, pela sua sensibilidade e inteligência ao investir numa exposição regional e em parcerias com instituições como o Sindicato Rural de Itabuna, Associação dos Municípios da Região Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, CDL entre outras entidades”, frisou.


O presidente da Amurc, Cláudio Dourado, que é prefeito de Ibicuí, reconheceu o sucesso da Expofenita, evento que tornou Itabuna a capital da agropecuária regional por uma semana. Ele enfatizou o bom resultado da Feira dos Municípios, organizada pela Câmara Setorial da Mulher, reunindo mais de 20 prefeituras, “um evento de grande porte que evidenciou o potencial da região Sul da Bahia”.


Dourado destaca que a feira mostrou a realidade dos municípios, cujas prefeituras, mesmo enfrentando dificuldades econômicas e situações adversas em consequência da escassez crônica de recursos, “conseguiram apresentar o que têm de melhor, acima de tudo a capacidade de realização das mulheres”.


Para o presidente do Sindicato Rural de Itabuna, Wallace Setenta, a Expofenita se consolida como um evento regional. A exposição reuniu, no período de 25 de setembro a 2 de outubro, uma mostra com mais de mil animais – dos quais cerca de 800 foram comercializados em três leilões de equinos, gado de leite e gado de corte- , mobilizando  centenas de expositores entre agropecuaristas, indústrias de equipamentos agrícolas, motos, automóveis e caminhões,  produtores de móveis de madeira, além de diversas entidades e empresas do ramo de alimentos. 



A programação foi animada também pelos shows de Renato e seus Blue Caps, Trio da Huana, Edu & Maraial, além do Rodeio da Expofenita e da Feira de Arte e Cultura dos Municípios, que reuniu artistas e bandas regionais, grupos folclóricos e de produtos de artesanato e agroindustriais.


Emasa
Outra grande atração da expofenita este ano foi o estande da Empresa Municipal de Águas e Saneamento-Emasa, já participando  do evento pela terceira vez. 

No local, foi mostrado uma exposição fotográfica e a história da fundação da empresa, através de vídeo, o que despertou a curiosidade de centenas de visitantes, que sairam  satisfeitos com o que viram, principalmente os novos projetos"Emasa educa" e "Sustenta Cidade" com o apoio irrestrito do diretor-presidente da empresa municipal, Geraldo Bríglia. 




­Por> Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto e Vinícius Borges – 03/10/2011   


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...