sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mulheres se articulam em conferência para a construção de políticas públicas


“Mulher, nenhum direito a menos! Trabalho, saúde e cidadania”. Focadas neste tema centenas de mulheres representando os mais diversos segmentos da sociedade civil organizada e dos poderes públicos estão reunidas desde a noite da última quarta-feira, 28, na II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que acontece no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI). Dentre os objetivos, as participantes irão discutir e elaborar propostas de políticas que contemplam a construção da igualdade de gênero no âmbito do município.

Também está prevista a avaliação das ações contidas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres e definição de prioridades para sua execução bem como para implementação e construção de políticas para as mulheres como base para a elaboração do Plano Municipal de Políticas paras as Mulheres de Itabuna. As propostas definidas em plenária na Conferência serão levadas para apreciação dos delegados das conferências Territorial Litoral Sul e à Estadual que acontecerá em Salvador.

A solenidade de abertura foi presidida pela secretária municipal de Assistência Social, Marina Silva, e contou com a participação da chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Políticas Publicas para as Mulheres, Rita Maria de Souza, da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Zilma Félix, da diretora da 7ª Diretoria Regional de Educação (Direc 7), Miralva Moitinho e  da juíza titular da 1ª Vara Crime da Comarca de Itabuna, Antonia Mariana Faleiros, que também foi convidada a proferir a palestra magna.

Lutas e Conquistas

Revelando estar profundamente emocionada pelo momento histórico marcado pela Conferência, a secretária Marina Silva se lembrou de sua infância e juventude, das lutas travadas pela sobrevivência e por sua afirmação como mulher, esposa e mãe de família. “Quando olho o meu passado, do qual me orgulho, e vejo quanto foi difícil vencer sendo trabalhadora rural, lavadeira, faxineira e vendedora, fico a me perguntar onde estavam as políticas públicas para as mulheres e chego à conclusão de que, se elas existiram algum dia nunca foram postas em prática”.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MARIA ALICE NOVA COORDENADORA POLITICA DE AZEVEDO

Em seu discurso de posse como nova coordenadora politica do Governo Azevedo, a presidente do Democrata em Itabuna, senhora Maria Alice conclamou para que todos os itabunenses esquecessem as máguas e defendeu a união em prol da reeleição do Prefeito Capitão Azevedo visando as eleições  de outubro de 2012; "Aqui, e hoje, estamos começando mais uma luta em torno de Azevedo, que ao nosso lado, sempre defendeu  as pessoas  humildes e necessitada de nossa cidade" .

A solenidade bastante concorrida teve que ser realizada no pátio do Centro Administativo Firmo Alves, devido  ao grande números de convidados, demonstrando a força de Maria Alice, o que foi destacado pelo prefeito Capitão Azevedo em seu discurso, ressaltando também  a fibra e a garra da nova coordenadora,  Além das presenças do Prefeito, Capitão Azevedo, do vice-prefeito, Antonio Vieira, secretários municipais e vereadores, também estavam no evento vários segmentos da sociedade organizada e a imprensa regional.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Emasa mostra qualidade de gestão em stand na Expofenita

         Desde o último domingo (25.09), a Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna, Emasa, está divulgando suas ações e obras em stand institucional montado na Expofenita (Exposição e Feira de Negócios de Itabuna), no Parque de Exposições Antonio Setenta. O stand está instalado no galpão dos empreendedores, e está aberto às visitas a partir das 14 horas até as 22 horas.

        A importância da Emasa para a economia e qualidade de vida do itabunense está sendo mostrada por meio de exposição fotográfica, exibição de documentário e distribuição de material impresso. O presidente Geraldo Briglia diz que a participação na Expofenita reforça a meta de ampliar o relacionamento da empresa com a sociedade itabunense. 

        Desde que assumiu o cargo, em 30 de junho último, Briglia imprimiu um novo modelo de gestão na Emasa, sustentado por projetos de expansão nas áreas técnica e administrativa. As prioridades incluem a reestruturação da rede de distribuição de água, valorização do funcionalismo por meio da implantação do plano de cargos e salários, além da reativação das estações elevatórias de esgoto com conseqüências positivas para amenizar a situação crítica do rio Cachoeira.

        Também faz parte do plano de gestão de Geraldo Briglia a execução dos projetos Educa Emasa e Sustenta Cidade, com foco na educação ambiental e criação de uma rede de cidadania que melhore a qualidade de vida da população. 

        A Expofenita, que acontece até domingo (02.10), conta a partir desta quarta-feira (28) com mais uma atração, a I Feira de Economia, Arte e Cultura dos Municípios, organizada pela Câmara Setorial da Mulher, órgão da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).
         Foto: Alex de Souza

terça-feira, 27 de setembro de 2011

BANCOS FECHAM EM TODO PAÍS POR TEMPO INDETERMINDADO


(Profissionais farão piquetes nas agências para orientar aposentados e pensionistas)
Momento da aprovação da proposta de indicativo de greve a partir do dia 27 ao final da assembléia no auditório Luis Sena do Sindicato dos Bancários de Itabuna
Rio - Na semana em que os 28 milhões de aposentados e pensionistas do INSS recebem os benefícios de setembro, os bancários dão início a greve nacional, sem perspectivas de término. Para os segurados, o momento é de atenção redobrada ao sacar o pagamento, que só poderá ser feito em caixas eletrônicos.

A categoria assegura, que estará nas agências bancárias para garantir a segurança dos clientes da terceira idade, mais vulneráveis a ações de criminosos e menos adaptados ao sistema eletrônico.

Para auxiliar na identificação, os profissionais estarão com camisetas e adesivos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contrafcut) ou do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.
Itabuna

Em Itabuna em assembléia ocorrida na noite da ultima quinta-feira, 22/9, no auditório Luis Sena do Sindicato dos Bancários de Itabuna, a categoria aprovou por unanimidade o indicativo de greve por tempo indeterminado proposto pelo Comando Nacional dos Bancários para hoje (27.09). Portanto, sem acordo todas as agencias de Itabuna estão fechadas, com exceção dos caixas eletrônicos.  

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Expofenita tem início com a chegada da Marcha Equestre

A chegada dos cavaleiros e amazonas, da tradicional Marcha Equestre Itajú do Colônia-Itapé-Itabuna deu início neste domingo (25), no Parque Antônio Setenta, a mais uma edição da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna - Expofenita 2011. O evento, coordenado pelo diretor executivo Josias Miguel, reuniu, entre outras autoridades, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo e seus secretariados, o presidente da Amurc, Cláudio Dourado e o diretor executivo da CAR, Vivaldo Mendonça.

Durante dois dias, mais de 300 cavaleiros e amazonas realizaram o tradicional percurso, de 70 quilômetros, saindo de Itajú até o destino, Parque de Exposição de Itabuna, onde eles realizaram preces, agradecimentos e homenagens aos antigos amigos de cavalgada, e aqueles se foram. Ainda na arena, eles participaram, juntamente com as autoridades municipais e estaduais, da execução do hino nacional e o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado da Bahia e de Itabuna.

No encontro, o coordenador executivo Josias Miguel cumprimentou e parabenizou a todos os cavaleiros e amazonas da Marcha Equestre, que vem abrilhantando a abertura da Exposição há 23 anos. De acordo com ele, com a permanência da tradição e o envolvimento de mais seguidores do Agronegócio “vem consolidando de vez a Expofenita, como a maior exposição de Agronegócios do Sul da Bahia”, destacou Josias.

Desde o seu resgate, em 2009, a Prefeitura Municipal de Itabuna vem fortalecendo o desenvolvimento da Feira, como uma alternativa para o surgimento de novos negócios, com a agropecuária e setores da indústria, em geral, e consequentemente a geração de renda. “O objetivo do Poder Público Municipal é viabilizar esse evento para que possamos ter um êxito nos grandes negócios, e sem dúvida nenhuma estar ajudando, abrindo novas perspectivas de negócios para o nosso município e a nossa região”, apontou Azevedo, que deu início oficial a Expofenita 2011.

Exposições

No entorno do Parque de Exposição Antônio Setenta, produtores, criadores, comerciantes e representantes de governos municipais e do Estado da Bahia estão com seus estandes montados com a finalidade de oferecer seus produtos, bem como informações aos visitantes da cidade e de outras regiões. Para o diretor executivo da Companhia de desenvolvimento e Ação Regional – Car, Vivaldo Mendonça, a exposição “cumpre um papel importantíssimo para a região sul do Estado, na medida em que se renova e cresce a cada ano, com a apresentação de novas oportunidades de negócio”.

Este ano, a Car, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional - Sedir trouxe a exposição as cooperativas que tem o apoio do Governo do Estado, como as cooperativas de produção de mel, de processamento de frutos, artesanatos de mulheres, a fábrica de chocolate de Ibicaraí, os produtores de mandioca, os produtores de cachaça e leite, além de outros segmentos, que fortalecem o evento como um espaço de geração de emprego e renda, e de grandes negócios.

Em outra parte do Parque, 22 municípios estarão participando, a partir desta quarta-feira (28) da I Feira Economia, Arte e Cultura dos Municípios do Sul da Bahia, organizado pela Câmara Setorial da Mulher e com o objetivo apresentar as peculiaridades de cada cidade, conveniado a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc.

Para o presidente da instituição, Cláudio Dourado, o evento é uma oportunidade para os municípios apresentarem especialidades produtivas com a organização das Primeiras Damas. “É muito empolgante a participação feminina, que estão fazendo o evento, que é muito importante, pois não será apenas a exposição de produtos agropecuários, mas uma mostra de tudo aquilo que os municípios produzem”, revelou Dourado.

Festa Cafona

Depois da abertura oficial da Expofenita 2011, o evento continuou em outro espaço montado no Parque de Exposição, com a Festa Cafona ao som do cantor John Kelson, com músicas bregas e de Renato e seus Blue Caps, com o rock tradicional dos anos de 1970, que embalou os vencedores do concurso Cafona. O primeiro lugar ficou com Beto Foguete, que faturou a quantia de R$ 5 mil, já os dois últimos colocados serão anunciados após a entrega da premiação de R$ 3 e 5 mil.

O evento atraiu muitos competidores, sendo dois pré-selecionados pela revista Bellas, enquanto os outros concorrentes foram avaliados por um corpo de jurados, durante a festa mais cafona do Sul da Bahia.

Shows

A partir desta sexta-feira (30), em uma arena, anexa ao Parque de Exposições, o público poderá se divertir ao som da banda Trio da Huana e Netinho do Forró e Edu & Maraial e Companhia do Caprixo, no sábado (1º). Os ingressos, no valor popular de R$ 15,00 estarão sendo comercializados na Central de Ingressos que fica localizada avenida Firmino Alves, nº 252 – centro de Itabuna.


 Por: Viviane Cabral – Fotos: Pedro Augusto 26/09/11

domingo, 25 de setembro de 2011

EMASA MOSTRA SUA HISTÓRIA NA EXPOFENITA

Stand da Emasa
  Foi aberta ontem (25.09) às 15 horas a Expofenita em Itabuna com a  presença do prefeito Capitão Azevedo, que muito otimista anunciou a abertura oficial do evento, versão 2011, tendo como a primeira atração a Festa Cafona contando com a presença do artista, cantor e compositor, cearense, Falcão. Este ano como aconteceu no anterior, a Emasa mais uma vez se faz presente.

No estande da Empresa Municipal de Águas e Saneamento você visitante vai saber um pouco da história da nossa empresa, genuinamente itabunense, que completou 22 anos de existência no último dia 28 de Agosto.

No local, você terá oportunidade de ver exposição fotográfica das realizações da EMASA, assim como a sua história em vídeo, desde a sua fundação, através do então prefeito Fernando Gomes.

Para o Presidente da EMASA Geraldo Briglia a presença da empresa é muito importante, já que ela se encontra em fase de expansão, visando a cada dia atender melhor a população de Itabuna e, portanto, deve estar presente em todos os atos do município.
Foto: Alex de Souza

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...