sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Geraldo Bríglia participa HOJE da reunião da ACI



Geraldo Bríglia, diretor-presidente da Emasa participa hoje (22), atendendo convite  do Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Eduardo Fontes, da tradicional reunião ordinária daquela instituição centenária.

O encontro que acontece às 19:00 horas, de todas as segundas-feira na sede da ACI, (Tv Osvaldo Cruz, 56), Geraldo Bríglia fará exposição sobre os seus projetos frente  à sua empresa. 

Na oportunidade também atenderá questionamento dos empresários de Itabuna.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Aposentados no Brasil continuam sem ganho real

…NEM PARA FRALDAS GERIÁTRICAS!!!
 *Charge de Roque Sponholz e Texto de Giulio Sanmartini



Quando o Partido dos Trabalhadores tomou o poder através de Luiz Inácio Lula da Silva (2003), pregava uma igualdade retórica, que imediatamente serviu de slogan governamental: “Um país de todos”.

Quando Dilma Rousseff assumiu, seus marqueteiros resolveram mudá-lo pois estava com a data de validade vencida, haja vista que o Brasil tornara-se um país de todos os políticos corruptos, dessa forma mudou-se o dístico, que passou a ser “País rico é país sem pobreza”, muito bonito, mas tão mentiroso quanto o outro.

Nessa segunda feira (15/8), ao assinar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a presidente, de forma malvada, vetou os recursos que asseguravam ganhos reais para os aposentados e pensionistas.

Segundo a explicação do governo, publicada no Diário Oficial, Dilma vetou o artigo sobre o aumento das aposentadorias e pensões porque não haveria como dimensionar previamente o montante de recursos a serem incluídos no projeto da LDO anual de 2012, uma vez que, até ser enviada, a política em questão pode não ser definida.

Ela enganou até sua base aliada,  que não esperava o veto. Os mais prejudicados, são os anciãos sistematicamente desrespeitados pelo Estado e  tinham esperanças de que o PT pudesse beneficiá-los, mas na prática isso não está acontecendo.

A maioria dos aposentados se mostra revoltada com o veto. Vicente Aparecido, 75, disse que acha um absurdo a Dilma vetar o reajuste. “A gente trabalha a vida inteira e depois não recebe o que tem direito”.

Quem disse “pior do que está não fica”?

Prefeitura de Itabuna convoca contemplados do Minha Casa Minha Vida


A Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Combate a Pobreza, da Secretaria de Assistência Social estará promovendo neste sábado (20) e domingo (21), na Casa do Educador, uma reunião com os contemplados do Programa Minha Casa Minha Vida, constados na lista, liberada pelo Ministério das Cidades, juntamente com a Caixa Econômica Federal - CEF. 

No encontro, a instituição financeira esclarecerá de maneira geral sobre o empreendimento Pedro Fontes 1 e 2, localizados no bairro São Roque, incluindo a situação do condomínio, os sorteios dos apartamentos e as datas que serão entregues. 

Os beneficiários poderão verificar seus nomes, além do dia e horário para a reunião na lista, que já está disponível na Travessa Juarez Távora – São Caetano, próximo a Justiça do Trabalho, no Centro de Referência a Assistência Social – Cras 1 e 2, no Jardim Grapiúna e Nova Ferradas.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 18/08/11
www.itabuna.ba.gov.br 
 

CASAS BAHIA INAUGURA FILIAL EM ITABUNA


Rede varejista chega a 29 unidades no Nordeste e já está presente nas cinco maiores cidades da Bahia


No próximo dia 22 de agosto, às 10h, a Casas Bahia vai atingir a marca de 29 unidades inauguradas na região Nordeste do país. O número será atingido com a inauguração da filial na cidade de Itabuna, nosul da Bahia

Itabuna tem mais de 200 mil habitantes e é a quinta maior cidade da Bahia, ficando atrás de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari, todas já contam com filiais da rede varejista. De todas as filiais já inauguradas no Nordeste, mais de 43% (treze unidades) estão localizadas no interior do Estado – já são dez cidades contempladas.
 
A nova unidade tem três pavimentos, cerca de 1.194,80m² de área total e vai gerar 53 empregos diretos. O mix de produtos, completo, conta com as melhores opções e ofertas da rede, em todas as linhas: desde itens como geladeira e fogão, até TV´s de última geração, informática e móveis.

Além das tradicionais ofertas de inauguração, os clientes poderão aproveitar um pocket show do cantor Jau. O artista vai distribuir brindes, dar autógrafos para os fãs e animar a abertura da loja com sucessos de sua carreira.

Da Assessoria de comunicação da empresa

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Prefeitura anuncia implantação de um parque ecológico em Itabuna

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está se movimentando para implantar em Itabuna um Parque Ecológico, tendo como local uma área de 42 hectares, na Vila Paloma. O projeto está pronto e o próximo passo é a busca de recursos junto ao Governo Federal e ao Banco Mundial, conforme anunciou o titular da secretaria, Carlos Leahy.  

Ele está entusiasmado com o incentivo que tem recebido da classe empresarial, a exemplo do diretor da Petrobahia, Luis Gonzaga, que abraçou a causa e garantiu todo o apoio necessário para que o projeto se torne uma realidade em Itabuna. 

O Parque Ecológico da Cidade, de acordo com o secretário, terá amplo espaço para o lazer, com lagoa para esporte aquático, pista de aeromodelismo, cooper e ciclismo, campo de futebol, quadra poliesportiva, parque infantil e pistas para skate e patins. 

Segundo Carlos Leahy, o parque será dotado ainda, de restaurante e uma ponte pênsil. “Tudo isso integrado à natureza e com a preservação do que resta nossa Mata Atlântica no Sul da Bahia”, frisou.

O secretário acredita que a partir do próximo ano o projeto já seja viabilizado e quando estiver concluído, o empreendimento, além de uma importante área de lazer, será também um grande investimento para o desenvolvimento sócio, econômico e cultural para a região cacaueira.  

“Era o que faltava para que Itabuna, que já é um pólo regional de saúde, educação e prestação de serviços, se transforme também num espaço para o lazer, a cultura, o entretenimento e junto com isso, a geração de emprego e renda para muitas familais e, claro, divisas para o município, com a implantação de empresas como o restaurante e o  parque infantil que serão instalados na área”.
Por: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 17/08/11  
www.itabuna.ba.gov.br 

Prefeito de Ilhéus Newton Lima dá posse ao novo secretário de administração


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, deu posse ao novo secretário municipal da Administração, Gabriel Fonseca Ferreira. A posse foi realizada na manhã desta quarta-feira (17) em seu gabinete, no Palácio Paranaguá e foi prestigiada por todos os secretários municipais. Gabriel Fonseca assume o cargo antes ocupado por Antônio Bezerra, que se afastou do cargo por problemas de saúde. Com 27 anos de idade e formado em direito pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em direito municipal e eleitoral, Gabriel atua atualmente na área de direito civil público.
Durante a solenidade acompanhada pelos pais de Gabriel, Kleber Roriz Ferreira e Jussara Fonseca Ferreira, e por seus irmãos André Luiz Ferreira e Kleber Roriz Ferreira Filho, o prefeito de Ilhéus deu às boas vindas a Gabriel e agradeceu ao trabalho realizado pelo ex-secretário Antônio Bezerra e por ex-secretário interino, José Nazal, que fez a leitura do decreto de nomeação do novo secretário. Newton Lima também elogiou o currículo de Gabriel, que mesmo jovem “tem demonstrando muito comprometimento e responsabilidade em suas ações até então empreendidas”. Já nomeado para o cargo, Gabriel Fonseca também agradeceu pela oportunidade e se colocou à disposição do governo municipal para conduzir da melhor maneira a secretaria, “tendo o respeito pela coisa pública em primeiro lugar”.
A secretária de Educação Lidiney Campos também saudou a chegada do secretário e parabenizou o prefeito Newton Lima pela escolha. “Temos que certeza que Gabriel chega para somar e que está determinado, assim como todos nós, em obter êxito em suas ações”, ressaltou. Reiterando a acolhida ao novo secretário ocupante da pasta da Administração, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Magno Lavigne, falou sobre os desafios do governo e sobre a importância da coesão dos representantes do governo municipal. “É importante que todos continuemos afinados em busca de ações que traduzam na efetiva melhoria da população e na consolidação de um projeto político baseado na responsabilidade e no respeito aos cidadãos ilheenses”, frisou.
A solenidade de posse foi prestigiada ainda pelos secretários Paulo Goulart (Infraestrutura); Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano); Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito); Alisson Mendonça (Indústria, Comércio e Planejamento); Jorge Bahia (Fazenda); Harildon Machado (Meio Ambiente), pelo presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, e pelo controlador do município, Pedro Sanches.
Ascom/Ilhéus 

Azevedo comemora reitoria da Universidade Federal em Itabuna

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, acompanhou no Palácio do Planalto, em Brasília, a cerimônia na qual a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de quatro universidades federais em estados do Norte e Nordeste. Uma das novas instituições de ensino superior será a Universidade Federal do Sul da Bahia (Unifesba), com reitoria em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Para o prefeito, a Unifesba “terá importante papel no processo de retomada do desenvolvimento regional, consolidando Itabuna como um grande centro de ensino superior do Sul da Bahia”. Azevedo destaca que o sul da Bahia vive um período de otimismo e grandes expectativas, com a chegada de projetos estrurantes como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). “No caso de Itabuna, que já é um polo de comércio e serviços, além de ter uma localização geográfica privilegiada, o fortalecimento da educação superior ajuda a formar um conjunto de requisitos para produzir um efeito muito positivo”, acredita.  

O governo municipal já se prontificou a oferecer todo o suporte necessário à implantação da nova universidade, estabelecendo um diálogo amplo com o Governo Federal. Azevedo ressalta a importância do apoio político ao projeto, que foi detalhado na solenidade pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A proposta de criação da Unifesba mobilizou a bancada baiana no Congresso.

Infraestrutura
Ao todo, as quatro novas instituições de ensino terão 17 campi para atender à população dos respectivos estados, sendo que 12 deles ainda serão criados e cinco, transferidos de outras universidades já existentes. Além disso, 12 universidades federais de 11 estados vão receber 15 novos campi até 2014.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo será concluído com a entrega das obras de expansão de 12 universidades federais que terão 20 novas unidades até 2012. Esses campi já estavam previstos na etapa anterior do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Por:Kleber Torres 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...