Lixo

Itabunense seja educado não jogue lixo na rua e nem no Rio Cachoeira. A Natureza agradece!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Geraldo Bríglia participa HOJE da reunião da ACI



Geraldo Bríglia, diretor-presidente da Emasa participa hoje (22), atendendo convite  do Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Eduardo Fontes, da tradicional reunião ordinária daquela instituição centenária.

O encontro que acontece às 19:00 horas, de todas as segundas-feira na sede da ACI, (Tv Osvaldo Cruz, 56), Geraldo Bríglia fará exposição sobre os seus projetos frente  à sua empresa. 

Na oportunidade também atenderá questionamento dos empresários de Itabuna.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Aposentados no Brasil continuam sem ganho real

…NEM PARA FRALDAS GERIÁTRICAS!!!
 *Charge de Roque Sponholz e Texto de Giulio Sanmartini



Quando o Partido dos Trabalhadores tomou o poder através de Luiz Inácio Lula da Silva (2003), pregava uma igualdade retórica, que imediatamente serviu de slogan governamental: “Um país de todos”.

Quando Dilma Rousseff assumiu, seus marqueteiros resolveram mudá-lo pois estava com a data de validade vencida, haja vista que o Brasil tornara-se um país de todos os políticos corruptos, dessa forma mudou-se o dístico, que passou a ser “País rico é país sem pobreza”, muito bonito, mas tão mentiroso quanto o outro.

Nessa segunda feira (15/8), ao assinar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a presidente, de forma malvada, vetou os recursos que asseguravam ganhos reais para os aposentados e pensionistas.

Segundo a explicação do governo, publicada no Diário Oficial, Dilma vetou o artigo sobre o aumento das aposentadorias e pensões porque não haveria como dimensionar previamente o montante de recursos a serem incluídos no projeto da LDO anual de 2012, uma vez que, até ser enviada, a política em questão pode não ser definida.

Ela enganou até sua base aliada,  que não esperava o veto. Os mais prejudicados, são os anciãos sistematicamente desrespeitados pelo Estado e  tinham esperanças de que o PT pudesse beneficiá-los, mas na prática isso não está acontecendo.

A maioria dos aposentados se mostra revoltada com o veto. Vicente Aparecido, 75, disse que acha um absurdo a Dilma vetar o reajuste. “A gente trabalha a vida inteira e depois não recebe o que tem direito”.

Quem disse “pior do que está não fica”?

Prefeitura de Itabuna convoca contemplados do Minha Casa Minha Vida


A Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Combate a Pobreza, da Secretaria de Assistência Social estará promovendo neste sábado (20) e domingo (21), na Casa do Educador, uma reunião com os contemplados do Programa Minha Casa Minha Vida, constados na lista, liberada pelo Ministério das Cidades, juntamente com a Caixa Econômica Federal - CEF. 

No encontro, a instituição financeira esclarecerá de maneira geral sobre o empreendimento Pedro Fontes 1 e 2, localizados no bairro São Roque, incluindo a situação do condomínio, os sorteios dos apartamentos e as datas que serão entregues. 

Os beneficiários poderão verificar seus nomes, além do dia e horário para a reunião na lista, que já está disponível na Travessa Juarez Távora – São Caetano, próximo a Justiça do Trabalho, no Centro de Referência a Assistência Social – Cras 1 e 2, no Jardim Grapiúna e Nova Ferradas.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 18/08/11
www.itabuna.ba.gov.br 
 

CASAS BAHIA INAUGURA FILIAL EM ITABUNA


Rede varejista chega a 29 unidades no Nordeste e já está presente nas cinco maiores cidades da Bahia


No próximo dia 22 de agosto, às 10h, a Casas Bahia vai atingir a marca de 29 unidades inauguradas na região Nordeste do país. O número será atingido com a inauguração da filial na cidade de Itabuna, nosul da Bahia

Itabuna tem mais de 200 mil habitantes e é a quinta maior cidade da Bahia, ficando atrás de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari, todas já contam com filiais da rede varejista. De todas as filiais já inauguradas no Nordeste, mais de 43% (treze unidades) estão localizadas no interior do Estado – já são dez cidades contempladas.
 
A nova unidade tem três pavimentos, cerca de 1.194,80m² de área total e vai gerar 53 empregos diretos. O mix de produtos, completo, conta com as melhores opções e ofertas da rede, em todas as linhas: desde itens como geladeira e fogão, até TV´s de última geração, informática e móveis.

Além das tradicionais ofertas de inauguração, os clientes poderão aproveitar um pocket show do cantor Jau. O artista vai distribuir brindes, dar autógrafos para os fãs e animar a abertura da loja com sucessos de sua carreira.

Da Assessoria de comunicação da empresa

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Prefeitura anuncia implantação de um parque ecológico em Itabuna

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está se movimentando para implantar em Itabuna um Parque Ecológico, tendo como local uma área de 42 hectares, na Vila Paloma. O projeto está pronto e o próximo passo é a busca de recursos junto ao Governo Federal e ao Banco Mundial, conforme anunciou o titular da secretaria, Carlos Leahy.  

Ele está entusiasmado com o incentivo que tem recebido da classe empresarial, a exemplo do diretor da Petrobahia, Luis Gonzaga, que abraçou a causa e garantiu todo o apoio necessário para que o projeto se torne uma realidade em Itabuna. 

O Parque Ecológico da Cidade, de acordo com o secretário, terá amplo espaço para o lazer, com lagoa para esporte aquático, pista de aeromodelismo, cooper e ciclismo, campo de futebol, quadra poliesportiva, parque infantil e pistas para skate e patins. 

Segundo Carlos Leahy, o parque será dotado ainda, de restaurante e uma ponte pênsil. “Tudo isso integrado à natureza e com a preservação do que resta nossa Mata Atlântica no Sul da Bahia”, frisou.

O secretário acredita que a partir do próximo ano o projeto já seja viabilizado e quando estiver concluído, o empreendimento, além de uma importante área de lazer, será também um grande investimento para o desenvolvimento sócio, econômico e cultural para a região cacaueira.  

“Era o que faltava para que Itabuna, que já é um pólo regional de saúde, educação e prestação de serviços, se transforme também num espaço para o lazer, a cultura, o entretenimento e junto com isso, a geração de emprego e renda para muitas familais e, claro, divisas para o município, com a implantação de empresas como o restaurante e o  parque infantil que serão instalados na área”.
Por: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 17/08/11  
www.itabuna.ba.gov.br 

Prefeito de Ilhéus Newton Lima dá posse ao novo secretário de administração


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, deu posse ao novo secretário municipal da Administração, Gabriel Fonseca Ferreira. A posse foi realizada na manhã desta quarta-feira (17) em seu gabinete, no Palácio Paranaguá e foi prestigiada por todos os secretários municipais. Gabriel Fonseca assume o cargo antes ocupado por Antônio Bezerra, que se afastou do cargo por problemas de saúde. Com 27 anos de idade e formado em direito pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em direito municipal e eleitoral, Gabriel atua atualmente na área de direito civil público.
Durante a solenidade acompanhada pelos pais de Gabriel, Kleber Roriz Ferreira e Jussara Fonseca Ferreira, e por seus irmãos André Luiz Ferreira e Kleber Roriz Ferreira Filho, o prefeito de Ilhéus deu às boas vindas a Gabriel e agradeceu ao trabalho realizado pelo ex-secretário Antônio Bezerra e por ex-secretário interino, José Nazal, que fez a leitura do decreto de nomeação do novo secretário. Newton Lima também elogiou o currículo de Gabriel, que mesmo jovem “tem demonstrando muito comprometimento e responsabilidade em suas ações até então empreendidas”. Já nomeado para o cargo, Gabriel Fonseca também agradeceu pela oportunidade e se colocou à disposição do governo municipal para conduzir da melhor maneira a secretaria, “tendo o respeito pela coisa pública em primeiro lugar”.
A secretária de Educação Lidiney Campos também saudou a chegada do secretário e parabenizou o prefeito Newton Lima pela escolha. “Temos que certeza que Gabriel chega para somar e que está determinado, assim como todos nós, em obter êxito em suas ações”, ressaltou. Reiterando a acolhida ao novo secretário ocupante da pasta da Administração, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Magno Lavigne, falou sobre os desafios do governo e sobre a importância da coesão dos representantes do governo municipal. “É importante que todos continuemos afinados em busca de ações que traduzam na efetiva melhoria da população e na consolidação de um projeto político baseado na responsabilidade e no respeito aos cidadãos ilheenses”, frisou.
A solenidade de posse foi prestigiada ainda pelos secretários Paulo Goulart (Infraestrutura); Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano); Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito); Alisson Mendonça (Indústria, Comércio e Planejamento); Jorge Bahia (Fazenda); Harildon Machado (Meio Ambiente), pelo presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, e pelo controlador do município, Pedro Sanches.
Ascom/Ilhéus 

Azevedo comemora reitoria da Universidade Federal em Itabuna

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, acompanhou no Palácio do Planalto, em Brasília, a cerimônia na qual a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de quatro universidades federais em estados do Norte e Nordeste. Uma das novas instituições de ensino superior será a Universidade Federal do Sul da Bahia (Unifesba), com reitoria em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Para o prefeito, a Unifesba “terá importante papel no processo de retomada do desenvolvimento regional, consolidando Itabuna como um grande centro de ensino superior do Sul da Bahia”. Azevedo destaca que o sul da Bahia vive um período de otimismo e grandes expectativas, com a chegada de projetos estrurantes como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). “No caso de Itabuna, que já é um polo de comércio e serviços, além de ter uma localização geográfica privilegiada, o fortalecimento da educação superior ajuda a formar um conjunto de requisitos para produzir um efeito muito positivo”, acredita.  

O governo municipal já se prontificou a oferecer todo o suporte necessário à implantação da nova universidade, estabelecendo um diálogo amplo com o Governo Federal. Azevedo ressalta a importância do apoio político ao projeto, que foi detalhado na solenidade pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A proposta de criação da Unifesba mobilizou a bancada baiana no Congresso.

Infraestrutura
Ao todo, as quatro novas instituições de ensino terão 17 campi para atender à população dos respectivos estados, sendo que 12 deles ainda serão criados e cinco, transferidos de outras universidades já existentes. Além disso, 12 universidades federais de 11 estados vão receber 15 novos campi até 2014.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo será concluído com a entrega das obras de expansão de 12 universidades federais que terão 20 novas unidades até 2012. Esses campi já estavam previstos na etapa anterior do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Por:Kleber Torres 

Mutirão Emasa e Prefeitura visando concluir obras do São Pedro

Visão geral do São Pedro
 Técnicos da Emasa, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, intensificaram os serviços de saneamento básico no bairro São Pedro esta semana, preparando mais quatro ruas para pavimentação asfáltica – Epitácio Pessoa, Petrópolis, Santa Maria e Dois de Julho. Segundo o presidente da Emasa, Geraldo Briglia, a meta é concluir o mais rápido possível as obras da Avenida Pedro Jorge, incluindo as ruas transversais com maior dificuldade de locomoção.
"grampão" e sua máquina quente

        O gerente de saneamento, Ailson Souza, diz que nesta etapa estão sendo implantados 500 metros de rede de esgotamento sanitário e realizados serviços de manutenção nas redes de abastecimento de água. Os serviços estão sendo feitos nas áreas onde as obras da Avenida Pedro Jorge foram interrompidas devido às fortes chuvas que caíram em Itabuna no mês de julho.
Os moradores, que esperam há anos por melhorias no bairro, receberam os funcionários e máquinas da Emasa com entusiasmo. Luciano Couto Galvão, 62 anos, morador da Rua Petrópolis, 331, elogia Capitão Azevedo, ressalvando que o prefeito está cumprindo o que prometeu em campanha.

Sr. Luciano Couto
O comerciante Gildenê Barros, conhecido como Gil do Açougue, instalado na Av. Pedro Jorge, 330, evita a política, mas reconhece o mérito do governo municipal com o investimento na Avenida Pedro Jorge. “Moro no bairro São Pedro há 43 anos, e nunca vi ninguém cuidando desta área da cidade. Não votei em  Azevedo, mas estou vendo que é o único prefeito que olha pelo povo humilde, principalmente quem vive na periferia”.

Geraldo Bríglia fiscaliza obras ao lado de Ailson Souza
As obras da Avenida Pedro Jorge são realizadas com recursos próprios, através das receitas do IPTU. A avenida tem 2,5 quilômetros e liga os bairros São Caetano e São Judas. As obras incluem a reconstrução da rede de saneamento básico, pavimentação, meio-fio, passeios e novo sistema de iluminação, além da contenção e melhoria da drenagem do canal do São Pedro, que passa pelos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e Fazenda do Gaúcho.
Ascom/Emasa - Fotos: Alex de Souza
16.08.11
emasa.comunicacão@gmail.com