sexta-feira, 1 de julho de 2011

Itabuna prepara Conferência Municipal de Assistência Social

Marina

 O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rolemberg da Costa, e a secretária de Assistência Social, Marina Santos Silva, estão cuidando dos preparativos da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada nos dias 2 e 3 de agosto, no auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI), na rua Alan Kardec, no Jardim Alamar.

O evento discutirá o Sistema Único  da Assistência Social com foco na valorização dos trabalhadores, dos jovens e idosos, além da  qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios sociais. 

Segundo a secretária Marina Santos Silva, as conferências são espaços de caráter propositivo e deliberativo que oportunizam o debate e a avaliação da política de assistência social e a proposição de novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais de seus usuários. 

Ela ressalta ainda que a sua principal característica é reunir governo e sociedade civil, ou seja, a população em geral, para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos anos seguintes à conferência.

A secretária ressalta ainda, que “a realização desta conferencia é importante, pois é a oportunidade de avaliar a política de Assistência Social no município com a participação da rede de atendimento e dos usuários dos serviços públicos”.
Por. Kleber Torres - Fotos: Waldyr Gomes 1-7-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

Livro realça legado do cientista Paulo Alvim


                        Será lançado às 9 horas de quinta-feira, 7, no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), na Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia da Ceplac,  o livro “Paulo Alvim Mestre e Amigo”. A obra, biografia pessoal e profissional do cientista PhD em fisiologia vegetal, doutor, professor, pesquisador e agrônomo, foi escrita pelo agrônomo Frederico Monteiro Álvares Afonso, autor de várias obras científicas e cujo falecimento há dois anos também causou grande comoção na comunidade científica nacional. 

            Tanto o biografado, falecido em fevereiro deste ano aos 92 anos, como o autor da obra, dedicaram boa parte de suas vidas ao setor cacaueiro, como ex-servidores públicos federais da Ceplac. A direção considera justa a homenagem ao colaborador, cuja história se confunde com a história da própria instituição Ceplac. “Essa homenagem a um cientista de renome internacional como Alvim, é uma prova de gratidão e reconhecimento por tudo que fez pela ciência agronômica, pela cacauicultura brasileira e pela Ceplac”, disse o coordenador Técnico-Científico Manfed Müller ao comentar sobre a obra. 

Para Müller, Alvim é digno dessa menção pela grandiosidade de sua trajetória e ser um dos responsáveis pela implantação de departamentos técnicos da Ceplac, em especial, o Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), considerado em todo o mundo como um dos mais avançados centros de estudos agronômicos em regiões tropicais. Paulo Alvim teve uma carreira profissional exemplar o que lhe rendeu reconhecimento nacional e internacional, através de diversas honrarias por parte de instituições de grande prestígio no meio agrícola.

Sobre o autor, Müller destacou que a história de uma grande carreira é própria de ser narrada por outro também agrônomo, pela sua sensibilidade e intimidade com a história do biografado. O livro publicado pela Editoria 3A, conta com 192 páginas e foi financiado pela Mars Cacau, que se associou ao projeto.


ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição
01 de Julho de 2011.

Teatro Municipal de Ilhéus completa 79 anos de história

Uma programação especial elaborada pela Fundação Cultural (Fundaci) vai celebrar, neste mês de julho, os 79 anos de história do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). Considerada uma das casas de espetáculos mais importantes do interior do Nordeste, o TMI foi inaugurado em 1932 com a exibição da obra cinematográfica “Honrarás tua mãe”, da Fox Filmes, e reinaugurado em 1986, com a apresentação do grupo de balé “Corpo”, de Belo Horizonte. Em abril de 2009, após uma ampla e importante reforma, o prefeito Newton Lima reabriu o espaço com a performance do Balé Teatro             Castro Alves (BTCA), uma das mais conceituadas companhias de dança do Brasil.
Neste final de semana, dias 2 e 3, sempre a partir das 20 horas, o público regional terá a oportunidade de conferir o espetáculo “Diálogo dos Pênis”. Com texto e direção de Carlos Eduardo Novaes, a montagem traz no elenco os atores Roberto Frota e Marcos Wainberg (de Zorra Total). “As mulheres sempre tiveram a maior curiosidade para saber o que os homens conversam sobre elas em uma mesa de bar. Através desta comédia, tentamos retratar uma conversa descontraída, travada num momento maduro da vida  de dois grandes amigos de infância, Beto e Marcão”, diz Carlos Eduardo Novaes.
Dando continuidade à programação, no dia 10, a partir das 20 horas, será apresentado o espetáculo comemorativo ao aniversário do TMI, com a participação do grupo Dilazenze, do coreógrafo Zebrinha e de vários artistas regionais, como Herval Lemos. Nos dias 16 e 17, a partir das 20 horas, os atores Camila Morgado, Bia Nunnes e Anderson Muller encenarão a comédia “Igual a Você”, trabalho que aborda alguns males da vida moderna, como a obsessão, a paranóia, a hipocondria, o egocentrismo, o pânico, a ansiedade, a ninfomania, a TPM e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
A programação do mês de julho traz ainda o espetáculo de dança “Os filhos dos contos”, nos dias 18, 19, 20 e 21, sempre a partir das 19h30min; a abertura da exposição do artista plástico Guido Lima no dia 22, a partir das 21 horas; a montagem “Pinóquio” nos dias 23 e 24, sempre a partir das 17 horas; o novo espetáculo da Cia Baiana de Risos, “Baianidade Baiana”, nos dias 29 e 31, às 17 horas; e, finalizando, no dia 30 deste mês, a partir das 19 horas, o III Festival de Música Gospel de Ilhéus.




Ação da polícia evita assalto ao Banco do Brasil em Coaraci

Ação policial foi decisiva para que o assalto não tivesse sucesso.
Na tentativa de roubar o Banco do Brasil de Coaraci os bandidos fizeram reféns desde de ontem (30), a gerente da agencia Regina Rosa, e o tesoureiro Alberto Amaral. Os bandidos renderam primeiro o tesoureiro, próximo a Rodoviária no final da tarde e foram na casa da gerente do banco, quando rendeu também a senhora Dinalva Rosa, de 72 anos.
Os bandidos levaram os reféns para residência do tesoureiro e lá renderam também dois filhos e a esposa vítima, e uma sobrinha dele menor de idade.
Hoje pela manhã, os seguranças da agência desconfiou do nervosismo da gerente e avisou a polícia. Sob orientação do comandante da CAERC, os policiais entraram no banco para verificar se os bandidos estavam lá e orientaram a gerente a não entregar nenhuma quantia em dinheiro aos bandidos.
Assim que foi feito a vistoria dentro do Banco do Brasil, a polícia fez isolamento da área e soube que os bandidos tinham levado os reféns da cidade hoje pela manhã, quando seriam libertados só após a entrega do dinheiro.
De acordo com delegado regional Moises Damasceno, os bandidos conseguiram fugir em um Pegeout do subgerente, posteriormente todos os reféns foram liberados na BR-101, no trevo na entrada da cidade de Uruçuca.
As investigações são comandadas pelo coordenador regional, delegado Moisés Damasceno.
A ação dos policiais do 15º BPM, da CAERC  foi determinante no desfecho da história. Dois homens foram presos suspeitos de terem participado da tentativa frustrada do assalto, ambos tem passagem pela passagem pela polícia e estão sendo interrogados pela polícia civil.

A Caerc fechou as principais rotas de fuga

Marcos Paulo (de casaco preto), filho do tesoureiro do banco estava entre os reféns.
Marcos Paulo (de casaco preto), filho do tesoureiro do banco estava entre os reféns. 

Banco do Brasil está sendo assaltado agora, bandidos fizeram reféns


Clima é tenso no Centro de Coaraci. Da redação do Portal
Policiais cercam o Banco
Policiais cercam o Banco
10:03 – Neste momento o clima ainda é tenso e pelas imagens que chegam do local a gerente geral e o gerente jurídico saíram da agência acompanhados dos policiais. Entramos em contato com o pelotão e as informações ainda são indefinidas, há rumores de que a família da gerente estaria sendo mantida como refém e o alvo seria um carro forte que estava chegando a cidade.

09:48 – Confirmada a ação doa bandidos e o clima fica mais tenso na agência do Banco do Brasil de Coaraci. No momento em que os bandidos adentraram na agência o expediente estava funcionando apenas nos caixas eletrônicos.

09:44 – A agência do Banco do Brasil de Coaraci está sendo assaltada neste exato momento. O clima na cidade é tenso. A polícia militar já cercou a região da agência e reforços estão sendo deslocados para a cidade. Existe a possibilidade de haverem reféns no interior do Banco. Hoje é dia 1º e a agência deveria estar abastecida de recursos financeiros para o pagamento da folha do município.


Do Portalmix.com
e Vermelhinhodadifusora 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...