sábado, 2 de abril de 2011

Seminário da ACI encerrado com muito sucesso

Encerrou as 13h00min horas deste sábado (2) o último modulo de palestras do 21º Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia, no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) numa realização da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI, através da palestra de “Cobra”.

O professor uma velha “raposa” da mídia e do marketing foi muito aplaudido, a exemplo do que aconteceu na abertura na palestra show de Bianko.
Bahiagás um dos patrocinadores do evento, inclusive com a participação de seu presidente, economista Davidson Magalhães, que falou do desenvolvimento através do gás natural na região sul da Bahia.
Os congressistas ficaram satisfeitos com o que viu dentro de um público variado formado por empresários, publicitários e estudantes Os pontos altos das discussões foram à mesa de debates convocada pelo presidente da entidade, Eduardo Fontes que conclamou a todos para a união em torno do Porto Sul e da Ferrovia.
funcionários da Emasa presentes. O diretor técnico da empresa, Marcus Habib questionou a Mesa de Debates, sobre a falta de um reservatório de água para Itabuna. Sem água não há desenvolvimento, disse.

O outro foi o "case de sucesso", da Pedreira União, apresentado pelo empresário Pedro. Jatobá expôs sobre os avanços de sua empresa, perfil da equipe de trabalho, área de atuação, preparação e desenvolvimento.

Os organizadores e os participantes fizeram avaliação positiva do evento, que parte agora para a sua 22ª edição.
Fotos: Adeildo Marques

Obras da Amélia Amado serão concluídas em julho



As chuvas intensas que caíram nos últimos dias não afetaram o andamento das obras de macrodrenagem e urbanização da avenida Amélia Amado, que prosseguem em ritmo acelerado. Segundo o secretário de Planejamento, Fernando Vita, o convênio com o Ministério da Integração Nacional foi prorrogado até outubro, coincidindo com o cronograma da Construtora Casa Própria.

Ele explica que o afloramento de rochas exigiu o uso de equipamentos especiais para acelerar as escavações e a retirada do material. “Hoje, 30% da obra já está concretada e as ações são voltadas para a execução da macrodrenagem do Canal do Lava-Pés”, esclarece. A previsão é de que esta etapa esteja concluída até julho.

Tráfego alterado
O secretário explica que a avenida tem 1.356 metros de extensão e a execução do projeto de urbanização aguarda manifestação do Ingá, órgão do estado que cuida da avaliação do impacto ambiental. “Para facilitar o tráfego na área, vamos implantar um retorno nos fundos da garagem da Águia Branca, próximo à avenida Itajuípe”, planeja.

No projeto executivo, serão contemplados retornos nas imediações do Colégio Ação Fraternal e nas proximidades do prédio da Justiça Federal, próximo ao CNPC. A obra altera o tráfego de veículos no cruzamento da Juracy Magalhães com a Amélia Amado e prevê a manutenção das pontes da avenida do Cinqüentenário e da Adolfo Maron, que dá acesso ao Hospital Santa Cruz.

Em detalhes
Fernando Vita observa que a urbanização da avenida prevê a implantação de cinco pistas para o tráfego de veículos, inclusive uma exclusiva de ônibus no sentido da Estação Rodoviária e outras duas na margem direita descendo em direção ao rio Cachoeira.

O projeto de urbanização da avenida inclui ainda a implantação de uma ciclovia, de uma pista de cooper, de áreas ajardinadas e estacionamento de veículos ao longo de todo o percurso, o que a torna uma das mais importantes vias de mobilidade urbana.  
 A macrodrenagem do canal demanda um investimento de R$12,8 milhões
Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto  30-03-2011  

Prefeitura Móvel

Que perdoe os nossos internautas, mas a Prefeitura Móvel teve a data mudada para 10, deste mês,  no bairro Califórnia acontece a realização da segunda Prefeitura Móvel, uma promessa de campanha do Prefeito Capitão Azevedo. A primeira, foi realizada dia 27 de Fevereiroi, com muito sucesso no bairro Lomanto Junior. Hoje o bairro encontra-se todo asfaltado e saneado.
No bairro, California os atendimentos aos moradores do bairro e adjecencias acontece a partir das oitos horas com todos os departementos do município, inclusive com as participações da Emasa e Fundação Marimbeta. 

FTC é a única instituição baiana no Projeto Rondon



O Ministério da Defesa, através da Coordenação-Geral do Projeto Rondon, divulgou na semana passada a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para participar das Operações a serem realizadas no período de 8 de julho a 1º de agosto de 2011, nos estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  Com a divulgação, uma grata surpresa para as equipes rondonistas da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, que consta como a única IES da Bahia participando das atividades no Norte do Brasil.

A FTC estará enviando duas equipes que irão atuar na Operação Oiapoque, no município de Serra do Navio (AP), e na Operação Peixe-Boi, a ser desenvolvida na cidade de Urucará (AM). Neste domingo, dia 3, as professoras Lorena Cardoso e Ângela Reis estarão embarcando para a viagem precursora, de caráter obrigatório, cujo objetivo é realizar o diagnóstico situacional para adequar a proposta institucional aprovada pela Coordenação-Geral do Projeto Rondon à realidade dos municípios.

Seleção de Alunos

 Até a próxima sexta-feira, dia 8, os estudantes que pretendem atuar no Rondon poderão se inscrever no processo seletivo. Para efetivar inscrição é necessário que os alunos estejam regularmente matriculados a partir do semestre referente à metade do curso. 

Em relação à documentação, além da ficha de inscrição, é necessário anexar curriculum vitae, histórico escolar, carta de recomendação da coordenação do curso e expor os motivos pelos quais quer participar do Rondon e assinar um termo de compromisso. A Documentação deve ser entregue no CAD.

Para a Operação Peixe-Boi (AM) podem concorrer os estudantes dos cursos de Direito, Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia. Já para as vagas da Operação Oiapoque (AP) estão habilitados a concorrer os estudantes dos cursos de Sistema de Informação, Administração, Engenharia Ambiental, Nutrição, Psicologia, Direito e Fisioterapia. O edital, a ficha de inscrição e o modelo da carta de recomendação estão disponíveis nas centrais de cópias instaladas do campus da Faculdade e podem ser acessadas também através do site www.ftc.br

_Por: Erivaldo Bomfim
Ascom – FTC Itabuna
01-04-2011

Aldo Rebelo garante defesa do sistema cabruca no novo Código Florestal




Durante palestra promovida pela Associação dos Produtores de Cacau (APC), nesta sexta-feira, 1º, no auditório do Cepec/Ceplac, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) garantiu defender a preservação do sistema agroflorestal cabruca no novo Código Florestal Brasileiro – Projeto de Lei 1.876/1999. No relatório que vem elaborando desde 2009, o parlamentar defende prioridade para a produção de alimentos e mudanças na legislação florestal vigente.

Para Rebelo, a cabruca é tão utilitária para o meio ambiente quantos outros sistemas semelhantes existentes em várias regiões brasileiras. O deputado expressa severas críticas às regras ambientais impostas aos agricultores. “Uma das resoluções do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente – de 2002 levou para a ilegalidade várias produções agrícolas, como a do arroz cultivado em várzea, hoje com 75% da produção considerada criminosa”, exemplifica. 

Aldo Rebelo entende que o papel dos parlamentares e do Estado é defender os interesses da nação brasileira. “Estamos legislando para quem está vivo e não para mortos”, ressalva o deputado, cobrando do governo que a realidade de cada região e de cada atividade agrícola seja levada em conta, protegendo os pequenos produtores e preservando as atividades que eles praticam há centenas de anos sem agredir o meio ambiente, como o caso do sistema cabruca de cacau. “Nossa prioridade tem que ser a produção de alimentos”.

As autoridades presentes na mesa afinaram o discurso em torno do tema. O presidente da APC, Henrique Almeida, chamou atenção para o risco da substituição de áreas de cacau por pastagens. O presidente da Câmara Setorial do Agronegócio do Cacau, Durval Libâneo, afirma que esse sistema foi extremamente penalizado pela legislação ambiental. O diretor geral da Ceplac, Jay Wallace, lembrou que os produtores de cacau vêm renunciando inclusive a outros sistemas de produção mais lucrativos para manter a cabruca. 

O deputado federal Geraldo Simões (PT-BA) diz que o relatório de Aldo Rebelo valoriza a cultura dos pobres. “É bom para o Brasil e para todos os brasileiros”. O pesquisador da Ceplac, Dan Lobão, elogiou o relatório de Aldo Rebelo. “Tudo o que nós precisamos para defender o sistema cabruca está contido no novo Código Florestal.” 

Por: Erivaldo Bomfim – 01.04.2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

SEMINÁRIO DE MARKETING DA ACI É SUCESSO


Foi um sucesso a abertura do 21º Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia, promovido pela Associação Comercial de Itabuna, ontem (31) no Auditório Paulo Souto, na UESC.

O Presidente da ACI, Eduardo Fontes, abriu o Seminário agradecendo a presença de todos e ressaltando o trabalho da Associação Comercial de Itabuna ao longo dos anos, informando que “o seminário está aberto aos profissionais da imprensa”, sendo encerrado com palestra de Bianko, um especialista na arte de se comunicar com humor.

Hoje – 1º - o seminário recomeça às 17h, com palestra sobre gás natural; às 18h20min.,Midia Técnica, com Sandra Stecca; 19h30min, com João Faria, falando sobre a importância das relações públicas na comunicação, encerrando o dia com mesa redonda às 20h45min.,sobre cenários e tendências da região sul da Bahia.

No sábado (02), último dia do Seminário, os trabalhos começam às 8h, e serão encerrados às 12h30, com coquetel.


Veja mais alguns lances do evento nas fotos de Alex de Souza:

 Recepção da ACI
 Joselito dos Reis e Jaziel, diretor da ACI
 José Adervan, Davidson e Ruio Carvalho
Funcionários da Emasa: Jefferson e Elanio
   Kokó do Lordão e assessoras
  Ângela Maria e Artur Sampaio, funcionários da Emasa
 Ivann Krebs Montenegro, chefe de Gabinete de Azevedo e o radialista Alex de Souza (Emasa)
 Composição da Mesa, com o Sec. Carlos Leahy representando o Prefeito Azevedo
    Público
O palestrante da noite, Bianko  e voluntária
Ao final do evento, os poetas Adeildo Marques e Joselito dos Reis, ao lado de Juracy de Deus e o ator e poeta, Mark Wilson, ambos integrantes da coordenação do evento. Juracy, que no dia 05 deste mês completa mais um ano de vida!
Inscrições: www.acei.org.br 

 

quinta-feira, 31 de março de 2011

Capitão Azevedo entrega mais um bairro pronto a população

(Bairro Lomanto ganha sinalização em todas as ruas)


Como continuação do projeto Prefeitura Móvel, lançado no último dia 27 de fevereiro, no bairro Lomanto, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Transporte e Trânsito, encerrou nesta quinta-feira (31), os trabalhos de sinalização vertical e horizontal em todas as ruas daquela localidade. De acordo com o titular da pasta, Wesley Melo, o investimento do material foi orçado em R$ 10 mil, sendo que o serviço foi executado pela própria equipe de manutenção do município, gerando redução de custos para a prefeitura, que antes utilizava a contratação de serviços de terceirizados.

Após a instalação de 40 placas de identificação e sinalização no bairro Lomanto, realizada durante o expediente da Prefeitura Móvel, os moradores foram beneficiados esta semana com a pintura das faixas de pedestres e a colocação de placas referentes a pontos de ônibus em todas as ruas da localidade. “É a continuidade da Prefeitura Móvel nos bairros, demos o retoque final, com a sinalização horizontal e vertical”, ressaltou o secretário Wesley Melo.

Compromisso firmado
O trabalho conclui o compromisso firmado pelo prefeito Capitão Azevedo, durante o lançamento do projeto, no final do mês passado, quando foram realizados serviços de: limpeza de canais, poda de árvores, nivelamento e abertura de ruas, remoção de entulhos em toda a área do Lomanto e áreas vizinhas, drenagem e tapa buracos. Além disso, outra equipe promovia a melhoria no sistema de iluminação pública, como troca de lâmpadas, instalação completa de braço e relê. 

As obras foram retomadas na terça-feira (29) e finalizadas ontem, com a participação de seis pessoas da equipe de manutenção, que controlavam uma máquina para a utilização da pintura das faixas. De acordo com o secretário, todas as ruas ganharam sinalizações, chegando a somar 100 metros de pintura. “É importante ressaltar que essa sinalização é para garantir a segurança nos bairros, tanto para o pedestre, como para os motoristas, ciclistas, entre outros”, declara o secretário.

Custo e benefício
Toda a sinalização foi feita pela Secretaria de Transporte e Trânsito, sendo que o investimento do material foi avaliado em R$ 10 mil, ao passo que o serviço foi executado pela própria equipe de manutenção da prefeitura, o que gerou um benefício à gestão municipal, que antes utilizava o serviço terceirizado.

Para o aposentado Nailton Guilherme dos Santos, que mora há 20 anos na rua Boris Fiterman, a obra facilitará o tráfego de veículos naquela localidade. “Ficou muito bom, pois com a sinalização nós teremos mais segurança nas ruas”, declara. Da mesma forma, a aposentada Mamédia Oliveira Vila Nova, residente à rua Cyro de Matos, nº 227, comemorou a realização da obra onde mora e imprimiu uma opinião positiva sobre o Governo Azevedo. “Eu acho uma maravilha, está ótimo demais, pois vai facilitar a vida das pessoas”, destacou. Essa foi a etapa final da ‘Prefeitura Móvel’ no Lomanto

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges – 31/02/11
www.itabuna.ba.gov.br 

Derba vai iniciar obras em rodovias da região


A recuperação da BR-415 no trecho compreendido entre as cidades de Ilhéus e Itabuna e da BA-251, BA-002 entre a BR-101 a Banco Central, Castelo Novo, e entre a BR-262 e o Distrito de Castelo Novo estão entre as obras que serão iniciadas dentro de pouco tempo pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). A informação foi prestada pelo diretor do órgão, engenheiro Saulo Pontes, durante encontro mantido com o prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre, a deputada estadual Ângela Sousa, e o secretário municipal da Infraestrutura, Marconi Queiróz.
Durante a audiência, o prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre, ressaltou as péssimas condições de tráfego das estradas regionais, o que tem motivado a realização de manifestações de protesto em diversas rodovias. Mário Alexandre também externou preocupação com a demora na execução da duplicação da BR-415, no trecho compreendido entre Ilhéus e Itabuna, cujo fluxo de tráfego tem aumentado consideravelmente.
Após ouvir as reivindicações, o diretor Saulo Pontes garantiu que as obras de recuperação de estradas é uma prioridade do governador Jaques Wager, cuja recomendação já foi feita ao secretário estadual da Infraestrutura Otto Alencar. “Essas obras também já foram solicitadas pela deputada Ângela Sousa e faz parte do nosso cronograma de trabalho”, informou Saulo.
O diretor do Derba apresentou a planilha de trabalho do órgão e disse que as estradas sem pavimentação receberão os serviços de encascalhamento e drenagem, além na manutenção das obras de artes, inclusive as pontes. “Nosso programa prevê a recuperação de todas as estradas da Bahia, mas as localizadas na região Sul estão entre as prioridades, em virtude do período chuvoso, para não prejudicar o escoamento da produção”, disse.
Já a BR-415 receberá recapeamento asfáltico com concreto betuminoso usinado a quente (CBQU), já preparando a rodovia para o projeto de duplicação, manutenção em obras de arte (drenagem, galerias e pontes), além da adequação das rotatórias. “Quanto à duplicação da BR-415, o Derba está ultimando os estudos relativos ao projeto e assim que estiver finalizado iremos comunicar à sociedade”, concluiu o engenheiro Saulo Pontes.

População se despede de Alencar com música e choro

(Mais de 4.000 pessoas se despediram do ex-vice no velório realizado em Belo Horizonte)
 
 
População que ficou de fora do palácio também se despediu de Alencar
Publicidade
Com muita comoção e cantando os versos "segura nas mãos de Deus e vai", as pessoas que estavam do lado de fora do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, despediram-se do ex-vice-presidente José Alencar nesta quinta-feira (31).

O corpo de Alencar deixou o local por volta das 13h50 em direção ao cemitério Parque Renascer, em Contagem (MG). No momento, começava a chover. Segundo estimativa da assessoria do governo de Minas Gerais, cerca de 4.000 pessoas passaram pelo velório do ex-vice. Outras 2.000 pessoas foram até o palácio, mas não conseguiram entrar no local.

O comboio em carro fechado partiu em direção à cidade vizinha escoltado por batedores da polícia. O corpo de Alencar doi cremado no cemitério Parque Renascer, em Contagem, cidade vizinha a Belo Horizonte.

Ontem, o corpo do ex-vice-presidente da República foi velado no Palácio do Planalto em Brasília, por onde passaram 8.000 pessoas, além de políticos e autoridades. Entre eles, estavam Dilma e Lula. O ex-presidente estava muito emocionado na cerimônia e se despediu do amigo com um beijo na testa.
Na chegada à sede do governo mineiro, o corpo do ex-vice-presidente foi recebido por soldados do regimento Dragões da Inconfidência.

Como se trata de um funeral com honras de chefe de Estado, o caixão foi carregado por oito homens, representantes do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Antes disso, o cortejo fúnebre percorreu as ruas da capital mineira e foi bastante aplaudido pela população e autoridades que o aguardavam. Estavam presentes o governador do Estado, Antonio Anastasia, e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

Por volta das 10h45, começou uma cerimônia religiosa apenas com familiares no interior do Palácio da Liberdade. O ato foi comandado pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Walmor Oliveira de Azevedo. Com o fim da cerimônia, o velório foi aberto ao público por volta das 11h. Muitos se aglomeraram nas proximidades do palácio. Segundo estimativa de policiais, mais de mil pessoas aguardavam para dar o último adeus a Alencar.
R7.com

COMEÇA HOJE SEMINÁRIO DE MARKETING DA ACI


Foto arquivo, seminários anteriores
Começa hoje, quinta-feira, 31, e termina no próximo sábado, o 21º Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia, promovido pela Associação Comercial de Itabuna, presidida por Eduardo Fontes.

O Seminário começa às 19h30 min., no Auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com palestra de Bianko, um especialista na arte de se comunicar com humor.

Além de Bianko, outro nome bastante festejado, que estará no seminário é o Professor Marcos Cobra, um dos maiores especialistas em marketing e vendas, autor de 34 livros sobre o assunto.

Também constam da programação, José Veronezzi, André Telles, Sandra Stecca e João Faria, que estarão falando sobre a evolução das mídias, técnicas de pesquisas e a importância das relações públicas nas comunicações.

inscrições: www.acei.org.br

quarta-feira, 30 de março de 2011

Multidão para ver corpo de Alencar em Brasilia



Caixão de Alencar chega ao Palácio do Planalto para ser velado; fila continua do lado de fora
Foto: Vinícius Thompson/Futura Press


Uma multidão se aglomera em fila na entrada do Palácio do Planalto, em Brasília, à espera de uma oportunidade para de despedir do ex-vice-presidente José Alencar.

Dentro do Palácio, várias autoridades aguardam para se aproximar do caixão, mas, até o momento, a despedida foi permitida somente a familiares e amigos, além do presidente da República em exercício, Michel Temer.
Neste momento, é distribuído o texto da missa de corpo presente, que é celebrada pelo núncio apostólico no Brasil, d. Lorenzo Baldisseri.

Alencar enfrentava câncer desde 1997
O empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com nota oficial da instituição, Alencar morreu em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Ele lutava contra a doença desde 1997. Ao todo, foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.

O ex-vice-presidente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.

Alencar nasceu em 17 de outubro de 1931 em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos.

Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País. Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, conquistou uma vaga no Senado Federal por Minas Gerais. Elegeu-se vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, tendo sido reeleito junto com o petista em 2006.
Fonte: Agencia Senado

Geraldo tenta retaliar PCdoB

O deputado federal Geraldo Simões deu mais uma demonstração de coronelismo ao tentar retaliar o PCdoB de Ilhéus por não ter obedecido suas ordens.

A pretensão de Geraldo era dar guarida ao seu companheiro Nilton Cruz no PCdoB, com a intenção de bagunçar a eleição de Ilhéus, onde nunca teve vez, voz e voto.

Como os comunistas não aceitaram a pintura vermelha impingida por Geraldo Simões no empresário Nilton Cruz, o deputado começou a tramar a retirada do cargo destinado ao PCdoB no Hospital Regional Luiz Viana Filho, em Ilhéus.

A proposta de Geraldo Simões foi abortada na mesa de Jaques Wagner e o fisioterapeuta Gustavo César continua exercendo o cargo de diretor-geral do Regional.
O “coronezinho” não se emenda.

Do blog: Ciadanoticia

Azevedo lamenta a morte de José Alencar

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, lamentou a morte do ex-vice-presidente da República, José Alencar Pereira da Silva, que foi vencido após uma dura batalha de 14 anos contra o câncer.
“José Alencar foi um grande exemplo para todos os brasileiros, pela maneira digna com que viveu e até pela grandeza que teve na hora de enfrentar a doença”, comentou o prefeito, logo após saber do falecimento do político.

Para Azevedo, a história de vida do ex-vice-presidente deixa importantes lições. Filho de uma família pobre do interior de Minas Gerais, Alencar trabalhou duro para se tornar um dos maiores empresários do ramo de confecções no Brasil. Na política, foi vice-presidente nos dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O prefeito destacou posicionamentos marcantes de Alencar, como a defesa da redução da taxa de juros e o estímulo à atividade econômica.

Para Azevedo, “lealdade, simplicidade, sabedoria e perseverança desse mineiro são o legado mais importante que ele deixa para o Brasil”.

Secom/Itabuna

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...