sábado, 19 de março de 2011

HOJE É DIA DE SÃO JOSÉ PADROEIRO DE ITABUNA


Procissão anterior, foto arquivo
  As comemorações pelo dia de São José, padroeiro de Itabuna começaram nestes sábado (19), com uma alvorada seguida de Missa às 7:00 da manhã e as 10 horas. A programação foi aberta na Catedral de São José.
Catederal de São José reformada
As celebrações acontecem durante toda essa manhã, completando a programação  às 16h, com a procissão já tradicional. A procissão sairá da catedral de São José na Praça Tiradentes  e percorrerá as principais vias do centro da cidade, inclusive a Avenida do Cinquentenário.

Como sempre acontece, para o evento religioso e de muita devoção milhares de fiéis deverão estar presentes, além de políticos e diversas autoridades  do município, ente elas, o Prefeito da cidade, Capitão Azevedo e seu secretariado.  
  

sexta-feira, 18 de março de 2011

A luta de Itabuna pela retomada da gestão da saúde

Prefeito Azevedo uma grande preocupação com a saúde
Ao considerar que a retomada da gestão plena está acima das questões políticas, partidárias ou ideológicas, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, destacou que a questão é técnica e tem de ser tratada com bom senso. Ele assegura que será posta em prática uma agenda já definida, que vem sendo discutida com o Conselho Municipal de Saúde e segmentos da sociedade civil organizada.

Magela observa, ainda, um grande avanço nas discussões com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), “É uma questão que vem sendo debatida não apenas em Itabuna, como no âmbito estadual, uma vez que a cidade é um polo de macro e microrregião de atendimento na área da saúde”.

A ideia, segundo o secretário, é avançar na gestão plena. A discussão central está centrada na questão de como Itabuna pode ampliar as ações, melhorar o atendimento e a própria qualidade de serviços, tendo como referência a atenção básica e o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

O secretário acredita que, por questões técnicas, a gestão plena já deveria ter sido devolvida para o município de Itabuna há cerca de dois anos: “No momento, estamos implementando estratégias para a recuperação dos serviços, pois, tecnicamente e por justiça o município já tem o direito de resgatar a gestão dos serviços através de um processo democrático, transparente e consensual”, argumentou.

Destaque

Hospital de base, atende 120 municipios da Bahia
Um fato de destaque no processo é que o próprio secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, reconhece a importância de Itabuna, como polo regional de serviços. Para Magela, o que não se justifica e não se sustenta é Itabuna não ter um comando único, porque funciona como uma central regional de serviços, mas não tem a gestão dos recursos e nem autonomia necessária.

O secretário municipal acredita, também, que se Itabuna não tem direito à gestão plena, 90% dos municípios da Bahia também não o teriam, pois estão na mesma condição. “Nós não queremos nenhum enfrentamento, mas um chamamento ao bom senso”, complementou Magela.

No processo, será discutida a questão do comando único com o Conselho Municipal da Saúde no dia 24 e, no dia 25, haverá o debate do Termo de Compromisso de Gestão (TCG), com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, da Sesab e representantes do Cosems.

Plano de recuperação
Enquanto é busca a plena, em paralelo o Plano de Recuperação da Saúde já tem 60% do projeto implementado. Apesar das dificuldades, garante Magela, são registrados avanços significativos em todas as áreas. “O Hospital de Base, por exemplo, é o que mais produz no Sul, Extremo Sul e no Sudoeste do Estado, o que tem de ser respeitado”, exemplificou.

O próprio secretário Jorge Solla reconhece a importância da unidade hospitalar e anunciou investimentos, em novos projetos para o Hblem, na área de neurocirurgia, de cirurgia bariátrica, cardíaca e outros procedimentos, enquanto o governo municipal direciona recursos para mais 11 leitos de UTI.

Retomada

Geraldo Magela considera que o município vem fazendo a sua parte no processo para a retomada do comando da saúde e estará promovendo em breve um seminário para discutir estratégias para o fortalecimento da Atenção Básica e da Urgência e Emergência.

Para resgatar a gestão plena, o município tem segundo ele, investido na ampliação dos serviços, triplicando os atendimentos em oftalmologia e quadruplicando o atendimento em neurocirurgia, identificando ao mesmo tempo os setores onde há uma demanda reprimida.

Um fato observado é que hoje, 80% dos problemas dos usuários dos serviços da saúde não são de responsabilidade do município, uma vez que envolvem questões de alta e média complexidade, que são de competência do estado.

A volta do comando único da gestão plena é para Geraldo Magela uma reivindicação da população e do governo municipal para que se possa “salvar cada vez mais vidas, por isso mesmo aprovar a volta do comando é uma questão de bom senso, de humanidade e um pacto em defesa da vida do itabunense”.

Dengue
Itabuna também vem implementando um plano de combate à dengue que tem como base a mobilização da sociedade civil organizada ao lado de mutirões e de um trabalho permanente que envolve quase três centenas de agentes de endemias e técnicos.

Deve ser ressaltado ainda, que está sendo utilizado um novo produto recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que esteriliza a larva do mosquito transmissor da doença. 

O trabalho de combate vem sendo efetivado em diversas frentes, inclusive com a drenagem e aterro de áreas alagadas, mas mesmo assim muito ainda tem de ser feito, visto que a cidade tem as suas espeficidades, o que exige a união entre o governo municipal e a população.

A presidente Dilma Rousseff anunciou a destinação de recursos para o combate à infestação do aedes aegypti repassando os para a Sesab. A Secretaria Municipal de Saúde já formalizou o pedido de apoio financeiro e apresentou um projeto concreto à Sesab, que enviou uma equipe de técnicos para verificar a realidade itabunense.
Por: Kleber Torres Fotos:arquivo
www.itabuna.ba.gov.br 

Coronel Gilberto Santana em plenária parabeniza Orlando Cardoso

O deputado estadual coronel Gilberto Santana (PTN) parabenizou hoje (18) o radialista Orlando Cardoso pelos 50 anos de trabalho, desenvolvidos na região Sul da Bahia. “Trata-se de um dos radialistas mais conceituados da região Sul. Com uma estrada de meio século de rádio completados em 26 de fevereiro, este profissional é sinônimo de credibilidade e fonte de inspiração para muitos”, afirmou o parlamentar.

Atualmente ele trabalha na Rádio Difusora. “À frente do microfone a experiência de Orlando Cardoso, dono de uma indiscutível capacidade de elaborar comentários, criticar e perguntar com elegância tornou-se ícone da comunicação local”, ressaltou o Deputado. “O Canário, como ele é conhecido pelos seus amigos e ouvintes, está presente em todos os segmentos da sociedade da região sul do nosso Estado.

 A popularidade de um profissional como este não é medida pelo seu tempo de serviço, ou espaço da mídia, e sim, pela credibilidade que o segue. Credibilidade esta justificada pela ética e responsabilidade ao noticiar e comentar fatos do nosso cotidiano. Criador de bordões inesquecíveis como:”bom dia minha gente bonita” Orlando é significado de competência, idoneidade e trabalho”, afirmou Gilberto Santana.

“Saúdo este representante do rádio pelos seus 50 anos a serviço da comunicação qualificada e de profissionalismo, de reconhecimento e profissionalismo. Seu desempenho é notável, sempre buscando informar a população, prestando serviço de utilidade pública dentro limites da ética, mesmo nas críticas mais intensas. Que outros radialistas se inspirem na história deste homem, e que sua voz continue a ecoar pelas ondas de rádio da nossa querida Itabuna e região sul do Estado da Bahia”, concluiu o deputado.
Da Assessoria,
Por Geisa Meira
foto: arquivo

Seminário de Marketing da ACI começa dia 30 em Itabuna

 Considerado o maior evento do gênero do Norte e Nordeste do País, o Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia em sua 21ª edição será realizado no período de 30, deste mês, 01 e 02 de Abril, no auditório Governador Paulo Souto no Campus da UESC, rodovia Ilhéus/Itabuna.

Numa realização da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI, entidade centenário, o seu presidente, o médico Eduardo Fontes e o diretor/coordenador do evento, publicitário, Silvio Roberto informaram que esse Seminário tem tudo para suplantar os demais já realizados e acreditam em um grande sucesso, devido à nova tomada do empreendedorismo do sul da Bahia.

O evento, onde você pode se inscrever pelo site: acei.org.br, além dos nomes de palestrantes escolhidos a dedos, os melhores da atualidade no país, ainda conta  como parceiros, a Bahiagás, Prefeituras de Itabuna e Ilhéus, Sebrae, UFSC, TVs Cabrália e Santa Cruz, Governo do Estado entre outros. 

A sua inscrição também poderá ser feita através dos  telefones: (73) 3613-1190 3 1171.        

Prefeito de Ibicaraí empossa novo secretário de Saúde


O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana vai empossar hoje (18), às 14 horas, na sede da Secretaria de Saúde, na Praça Aderbal Assis, centro, o novo secretário de Saúde enfermeiro Pedro Adriano Dias dos Santos, 29 anos. 

O novo secretário pretende ampliar os serviços nos Postos Saúde para melhor atender à população,  e também trabalhar nos mutirões com objetivo de combater o mosquito da dengue que vem preocupando e continuar com vários outros Programas de Saúde já em andamento.

Pedro Adriano Dias dos Santos é graduado em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e pós-graduado em Enfermagem do Trabalho pela Ibpex (Coritiba). Há muitos anos presta seus serviços no Hospital Arlete Magalhães. 

“Temos uma equipe técnica competente. Vamos trabalhar juntos para fazer o melhor pela população de Ibicaraí. Esta é a determinação do prefeito Lenildo Santana”, disse o futuro secretário.

Da Assessoria de Comunicação
or: Juarez Vicente de Carvalho

quinta-feira, 17 de março de 2011

Duzentos milhões em projetos para Itabuna estão tramitando no Ministério das Cidades

 
Projetos para a modernização de Itabuna da ordem de R$ 90 milhões foram apresentados na tarde desta quarta-feira (16), em Brasília, ao ministro das Cidades, Mário Negromonte. Participaram da audiência no Ministério das Cidades o prefeito Capitão Azevedo, o deputado federal Luiz Argôlo (PP), o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, José Alencar, e o secretário de Governo, Carlos Burgos.

Os projetos, segundo prefeito Azevedo, são de importância fundamental para o desenvolvimento urbano de Itabuna e já se encontram aprovados pelo ministro das Cidades, Mário Negromonte, após análise da equipe técnica do ministério. Explica o deputado federal Luiz Argôlo, que a aprovação dos projetos junto ao Ministério das Cidades representa um aval importante para a transformação de Itabuna numa cidade moderna. “Esses projetos vão transformar a zona urbana de Itabuna numa cidade com mais mobilidade, aumentando a qualidade de vida da população”, argumenta.

Durante o encontro, o prefeito Azevedo também solicitou ao ministro Mário Negromonte que envidasse esforços para que outros R$ 110 milhões em projetos, que se encontram na Caixa Econômica Federal (CEF) em análise técnica e documental, fossem agilizados. O ministro se comprometeu em verificar o andamento dos processos, confirmando que esse assunto já era uma preocupação do deputado Luiz Argôlo.

Obras de infraestrutura
Na avaliação do prefeito Capitão Azevedo, esses recursos serão suficientes para transformar Itabuna numa das cidades mais modernas da Bahia, através de intervenções diretas na mobilidade urbana. Entre as obras contempladas no pacote de R$ 90 milhões estão a implantação de um elevado (viaduto) na praça Tancredo Neves (rotatória do São Caetano), facilitando o tráfego nas avenidas Princesa Isabel, Aziz Maron, pontes Lacerda e Miguel Calmon e ruas adjacentes.

Outros dois importantes equipamentos urbanos também estão previstos, a exemplo da construção de duas pontes sobre o rio Cachoeira, no centro da cidade. Uma está projetada para ligar a avenida Amélia Amado (canal do Lava-pés) ao bairro Conceição. Essa obra complementaria a urbanização daquela área, já em andamento.

A outra ponte, segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, José Alencar, completaria a modernização da mobilidade urbana, além de tornar o centro da cidade num cartão postal, pois o projeto prevê uma ponte estaiada. Explica o secretário que esse tipo de ponte, suspensa por cabos em geometria curva, é apoiada em mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte, cuja tecnologia aumenta a capacidade de carga e diminui o custo.
A ponte estaiada está prevista para ligar a praça Otávio Mangabeira ao bairro Góes Calmon, uma quadra acima da atual ponte Miguel Calmon (ponte do Marabá). Na opinião de José Alencar, a atual ponte é alvo de constantes interdições devido à tecnologia, hoje ultrapassada, utilizada em sua construção. “Além de eficiente a ponte estaiada possui uma estética futurista e cosmopolita, se adaptando perfeitamente à paisagem de Itabuna”, ressaltou.
Outros projetos

Durante essa quinta-feira (17) o secretário José Alencar continua em Brasília prospectando projetos em outras unidades do Governo Federal. No Ministério da integração Nacional dois projetos de infraestrutura, aprovados no ano passado, se encontram em fase de recuperação e os recursos deverão ser empenhados tão logo sejam concluídas as modificações.

SAGCS/PMI  - 17/03/11

A Emasa nunca trabalhou tanto em parceria com o município.


Ailson Souza, camisa marron, gerente de saneamento, Juscelino Leal, camisa branca, diretor da Emasa vistoriam obras  do Manoel Leão
Participando das obras executadas pelo município nos bairros: Maria Pinheiro, já em sua fase final em todas suas ruas que também receberam calçamento; Lomanto, atendendo aos moradores da Rua 28 de Julho; Zizo, serviço de drenagem, manilhamento e terraplanagem; Vila Anália autorização pelo diretor Juscelino Leal para a execução de extensão para escoamento de água pluvial na rua N, um velho problema de alagamento; Sinval Palmeiras na implantação de rede de esgotamento sanitário e no Manoel Leão em obras de saneamento em todo aquele bairro.
Maria Pinheiro, Rua C, antes lama, hoje calçamento 
Os serviços que tiveram início há oito dias, atendendo uma velha reivindicação dos moradores do local e promessa de campainha do Prefeito; “As equipes da Emasa nunca trabalharam tanto como agora”, declara o presidente da empresa, engenheiro Alfredo Mello.
Terraplanagem do Zizo

O gerente Ailson Souza informou quer após os trabalhos concluídos no bairro Manoel Leão, cumprindo uma determinação do Prefeito Capitão Azevedo, as equipes da Emasa serão deslocadas para os trabalhos de saneamento do bairro parque Santa Clara que há muito tempo vem seus moradores sofrendo por falta de rede de esgoto e drenagem das águas pluviais.
alagamento da rua N, Vila Anália, Juscelino autoriza obra

Em pronunciamento recente na USEMI, aos funcionários públicos municipais, o Prefeito Capitão Azevedo disse que de todas suas obras realizadas até o momento, a maior delas foi à implantação de seis mil metros de novas redes de esgotamento sanitário, muita delas substituindo os famigerados esgotos condominiais um grande erro do passado.  

Com a participação da Emasa, no setor de saneamento e novas extensões de rede de água tratada, o município já concluiu obras nos bairros: São Roque, inclusive com a construção de uma ponte, substituindo a velha passarela; Monte Cristo, Santa Catarina, Corbiniano Freire, Fernando Gomes, Rua Felícia de Novais (Ampliação e alargamento de ponte), Avenida Pedro Jorge beneficiando os bairros Pedro Jerônimo, Zizo, São Pedro e São Judas; Reurbanização da Avenida do Cinquetenário e, agora em fase bem adiantada, as obras da Avenida Amélia Amado que, conforme o projeto contará com cinco pistas de rolamentos, o que muito beneficiará em sua inauguração o problema de trafego em Itabuna. 

São algumas das principais obras do Governo- A Força do Povo, com a participação da Emasa.
Fotos: Alex de Souza

quarta-feira, 16 de março de 2011

Governo Azevedo discute a retomada da gestão da saúde


Prefeito Azevedo
O secretário de Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, participou, na tarde de terça-feira, 15, na sala de reuniões da Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto, de uma sessão ordinária do Conselho Municipal de Saúde. Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados à saúde itabunense, com ênfase para o plano de capacitação da dengue e a questão da retomada gestão plena dos recursos pelo município que está sendo negociada com a Sesab.

Geraldo Magella destacou que foram discutidas demandas do CMS, com relação à política de atendimento à população. Ele também relatou um encontro recente entre o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla e o prefeito Azevedo, quando o mesmo admitiu que estivesse na hora de devolver o comando único da gestão plena para o município de Itabuna.

O secretário apresentou um relato dos avanços para a humanização do atendimento do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, inclusive apresentando um gráfico comparativo de produção em relação aos hospitais de Jequié, Ilhéus, Porto Seguro e Vitoria da Conquista, que são operados pelo estado.
Magela anunciou ainda que nos dias 24 e 25 de março a chegada de uma equipe do Ministério da Saúde, da Sesab e do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde para discussão com o Conselho Municipal da Saúde e, depois, com técnicos do município para implementação do Termo de Compromisso de Gestão, primeiro passo para o processo de retomada da gestão plena da saúde.

A agenda de ações integradas prossegue em abril, com uma reunião com o secretário Jorge Solla para discutir a proposta de devolução da gestão com representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada. A proposta privilegia a participação do Conselho Municipal da Saúde no processo.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria das Graças considerou que é preciso discutir a questão de forma ampla, privilegiando a participação popular na vivência no dia a dia e discutindo com o governo a situação das unidades de saúde ou mesmo a qualidade dos serviços. Outro assunto abordado no encontro foi o plano de contingência da dengue e o que o município vem implementando  para o combate à doença.
Por:Kleber Torres Reportagem: Hélio Fonseca  16-3-2010
Foto: Arquivo
www.itabuna.ba.gov.br 


Moradores de Favela tem prejuízos restituídos pela Emasa

Diretor Juscelino Leal faz a entrega  dos cheques
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa S/A) está restituindo os prejuízos sofridos pelos moradores da Favela do Gongo (Bairro São Lourenço) devido a um rompimento de uma de suas adutoras, ano passado (25 de outubro), quando a água atingiu vários barracos 

As providencias foram tomadas logo após o incidente, quando o Prefeito Capitão Azevedo determinou que a direção da Emasa socorresse os moradores, que inicialmente foram retirados de seus barracos, por conta da empresa, e posteriormente cadastrados no programa “Minha Casa, Minha Vida”, uma vez que não poderão reconstruir suas casas no local.
Morador do Gongo assina processo

Após analise de caso a caso através dos setores Jurídico e Financeiro da Emasa, todos os moradores prejudicados foram compensados de seus prejuízos com cheque nominais e com o valor devido acordado entre ambas as partes. 

Os moradores do local ficaram muito satisfeitos com a iniciativa da direção da Empresa Municipal de Águas e Saneamento.

Fotos: Alex de Souza 
Texto publicado pela Assessoria de Comunicação da Emasa no informativo interno "Água Pura" edição de Fevereiro 2011.

SINDICOM INAUGURA SUAS NOVAS INSTALAÇÕES EM ALTO ESTILO


Orlando recebe a placa de José Adauto
O Sindicato do Comercio Varejista de Itabuna, ontem (15), às 19 horas fez a inauguração de sua nova sede, em espaço maior, sito Avenida do Cinquetenário 1016, 6º andar. 

No evento estavam presentes, os presidentes da Associação Comercial de Itabuna (entidade centenária), Eduardo Fontes e Jorge Braga da CDL além de diversas outras autoridades e empresários.

Na oportunidade, o Sindicom através de seu presidente, o jovem empresário José Adauto (Armazém Itabuna) outorgou ao radialista Orlando Cardoso uma “placa” em reconhecimento aos seus 50 anos de rádio, destacando a sua ética. Tema, este, de palestra proferida pelo presidente da ABI-Sul e Secretário de Comunicação da Prefeitura de Itabuna, Ramiro Aquino.

Por força maior não pudemos comparecer, mas agradecemos penhoradamente o convite do diretor da entidade, José Aboboreira.  
  

FAÇA SUA INSCRIÇÃO


Maiores informações pelos telefones (73) 3613-1190 e 1171. Site: ACEI,org.com.br

COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA O MINA DE TALENTOS


O programa de qualificação profissional Mina de Talentos, desenvolvido em parceria entre a Bahia Mineração e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), começou ontem a inscrever os candidatos a vagas para cursos de carpintaria, auxiliar civil, técnicas administrativas e marcenaria.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 24 no Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual), no bairro do Malhado, em Ilhéus.  É necessário apresentar RG, CPF e os seguintes comprovantes: quitação do serviço millitar, escolaridade e residência.

Há também postos de inscrição nas cidades de Caetité e Guanambi, no sudoeste baiano, onde fica a jazida de minério de ferro da Bamin. Com o Mina de Talentos, a empresa pretende formar um total de 6.500 pessoas, produzindo mão-de-obra que poderá ser requisitada para atuar no projeto Pedra de Ferro. Segundo a Bamin, as inscrições para outros cursos vão acontecer nas etapas posteriores do programa.


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...