sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Azevedo defende formação de frente suprapartidária pelo desenvolvimento


       A formação de uma grande frente suprapartidária em defesa do desenvolvimento de Itabuna foi defendida pelo prefeito Capitão Azevedo na solenidade de posse do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Alencar em substituição a Fernando Vita, que assumiu a Secretaria de Planejamento.

        As posses foram realizadas no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Firmino Alves, contando com a presença de todos os secretários municipais, além de lideranças comunitárias e dos vereadores Gerson Nascimento, Milton Gramacho, Clóvis Loiola e Milton Cerqueira e do Deputado Federal Luiz Argolo.

        Azevedo desejou boas vindas a José Alencar que passa a integrar a equipe de governo, “um homem simples e que chega com vontade de trabalhar” e agradeceu a colaboração de Fernando Vita, um profissional com relevantes serviços prestados a Itabuna e assume agora a Secretaria de Planejamento.

        Ele também destacou o apoio do deputado Luiz Argolo, um importante aliado da população itabunense que abriu as portas do governo do estado durante a epidemia de dengue em 2009 e teve participação decisiva para o encaminhamento de projetos e obras essenciais para Itabuna. 

        O prefeito Azevedo salientou que a posse é mais um ato de governo e as mudanças implementadas visam a melhoria da qualidade de vida da população: “Vejo aqui um somatório de esforços visando o bem estar da população e a obtenção de recursos para obras e projetos essenciais”, argumentou.

        Para ele, a grande luta é pelo desenvolvimento de Itabuna, cidade que é polo regional e foi atingida  duramente pela crise provocada pela vassoura-de-bruxa, que deixou milhares de trabalhadores desempregados no campo e gerou um cinturão de pobreza no seu entorno urbano. 

        José Alencar assumiu a Sedur prometendo colocar a sua experiência profissional e o seu empenho na defesa de um projeto para uma cidade do porte de Itabuna que tem problemas e precisa de uma solução: “e assumo o compromisso de fazer o máximo pelo seu desenvolvimento e desta região”.

        Com uma prestação de contas das obras realizadas na gestão à frente da Sedur, Fernando Vita destacou projetos de mais de R$ 100 milhões para investimentos, muitos deles em obras através de parcerias com as secretarias de Educação, Saúde, Planejamento, Assistência Social, de Esportes e a Emasa, “um esforço que envolveu uma grande articulação entre os diversos setores do governo”. 

Ele também se dispôs a continuar esta ação na Seplan, uma secretaria estratégica para o governo.
       
Luis Argolo anuncia recursos

        Além de anunciar o decreto da desapropriação de terras para a construção da barragem do Rio Colônia, o que vai ajudar a resolver o problema do abastecimento de água em Itabuna e as gestões para a duplicação da BR 415 , trecho Itabuna-Ferradas, o deputado federal Luiz Argolo informou que o Ministério das Cidades já tem recursos para execução das obras de 100% esgotamento sanitário de Itabuna.

        Ele agradeceu o apoio e a confiança da população da Bahia e de Itabuna que o elegeram para a Câmara Federal, “e este é um momento que reforça o nosso compromisso com o município de Itabuna e o time que está aqui conduzindo os destinos desta cidade tem como objetivo não defender o interesse de partidos políticos, mas sim os interesses da sua população e da sua gente”.
Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto  10-02-2011  
Leia mais:
www.itabuna.ba.gov.br
 

Ilhéus, segunda parada dupla de navios acontecerá na próxima semana


Na próxima quinta-feira (17), a economia do município será beneficiada com a segunda parada dupla de navios desta temporada no Porto Internacional de Ilhéus. Pela manhã, trazendo cerca de quatro mil cruzeiristas, mais uma vez, estarão aportando na cidade os luxuosos transatlânticos Aidacara e MSC Musica. As outras paradas duplas, iniciadas no último dia 31, com os navios Grand Mistral e MSC Orchestra, estão programadas para 23 de fevereiro (Vision of the  Seas e Costa Serena) e para o dia 2 de março (Costa Serena e Grand Mistral).

Além da parada dupla, a próxima semana também contará com uma nova visita do transatlântico MSC Orchestra, prevista para segunda-feira (14). Com capacidade para três mil hóspedes, o navio é um dos mais confortáveis da atual temporada. Entre as inúmeras possibilidades disponibilizadas para os cruzeiristas, o transatlântico oferece tênis, minigolf, piscinas, jacuzzis, área para crianças e adolescentes, discoteca, vídeo game, jogging, saunas, banhos turcos, talassoterapia, aromaterapia, cromoterapia, academia de ginástica, salão de beleza, solarium, photo shop, teatro, cinema, cassino, biblioteca, galeria            de arte, sushi bar, internet, cigar room, boutiques, shopping e centro médico.

Como resultado da temporada de transatlânticos, do calendário anual de festas populares e do imenso conjunto local de atrativos naturais, a cidade de Ilhéus continua recebendo centenas de turistas. O aumento da população flutuante do município favorece o aquecimento da economia ilheense, através do movimento registrado nos bares, lojas e cabanas de praia da cidade.

Com 42 paradas programadas, a atual temporada de navios vai até o dia 14 de abril, com a última visita do Aidacara. No ano passado, mais de 100 mil turistas desembarcaram em Ilhéus através do Porto Internacional. Oriundos de várias partes do país, os cruzeiristas que descem dos navios para conhecer ou para visitar novamente a cidade gastam, em média, US$ 50.00. Os destinos preferidos são as praias, o centro histórico e as fazendas de cacau.
Próximas paradas - As próximas paradas de navios no Porto de Ilhéus são as seguintes: MSC Orchestra (14.02), Grand Mistral (12.02), Aidacara (17.02), MSC Musica (17.02), MSC Orchestra (21.02), Vision Of The Seas (23.02), Costa Serena (23.02), Costa Serena (02.03), Grand Mistral (02.03), MSC Musica (03.03), MSC Musica (07.03), Costa Serena (09.03), Costa Serena (19.03), Costa Fortuna (21.03), MSC Orchestra (28.03) e, finalmente, Aidacara (14.04).
Ascom/Ilhéus
Leia mais: 

Luis Argolo e Azevedo naLos Pampa


Luis Argolo e Azevedo (foto arquivo)
Um almoço de adesão será realizado dentro de instantes na churrascaria Los Pampas com a presença do deputado federal Luiz Argolo.

O evento, que contará também com a presença do Prefeito Capitão Azevedo,
está sendo organizado pelas entidades Sociais de Itabuna. 

O encontro terá como objetivo debater idéias e projetos em torno do desenvolvimento de Itabuna. Projetos esses que serão encaminhados aos Governos Federal e Estadual. 

Moradores da Favela do Gongo tem prejuízos compensados pela Emasa



O diretor financeiro da Emasa Juscelino Leal faz entrega de cheques
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa S/A) está restituindo os prejuízos sofridos pelos moradores da Favela do Gongo (Bairro São Lourenço) devido a um rompimento de uma de suas adutoras, ano passado (25 de outubro), quando a água atingiu vários barracos

As providencias foram tomadas logo após o incidente quando numa determinação do Prefeito Capitão Azevedo em conjunto com a direção da Emasa, os moradores prejudicados foram deslocados para hotéis da cidade, e mais tarde cadastrados no programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Após analise de casso a caso para tramitação dos processos dos moradores, através dos setores Jurídico e Financeiro da Emasa, todos os moradores prejudicados estão sendo compensados de seus prejuízos com cheque nominais e com o valor devido acordado entre ambas as partes.

Fotos: Alex de Souza

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Jornada Pedagógica atinge meta estabelecida pela Educação



“O encontro conseguiu atingir o objetivo traçado a partir do momento em que conseguiu uma participação efetiva dos professores e também pelo bom aproveitamento das discussões e debates sobre o tema central “planejamento e aprendizagem”, a declaração é do secretário municipal de Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, ao fazer um balanço da XXVII Jornada Pedagógica iniciada desde o dia 7 em Itabuna. 

O evento tem como objetivo básico, segundo o secretário, além do  planejamento do ano letivo na rede municipal, o de fortalecer a relação do professor na sua unidade de ensino, o trabalho da equipe  escolar, e estabelecer metas para serem atingidas durante o ano letivo a exemplo da redução da evasão escolar, a melhoria do ensino-aprendizagem e todas as questões relacionadas ao processo educativo.

O secretário também informou que uma das novidades para este ano é a inclusão do estoque no sistema IRIS, com a inserção de todos os dados relativos à alimentação disponível em cada uma das unidades escolares da rede municipal. 

“Isso vai permitir que tanto o Conselho Municipal de Alimentação quanto os professores acompanhem detalhadamente o que a escola possui no estoque e até que tipo de cardápio a ser servido”.

Gustavo lembrou ainda das conquistas na Educação Municipal de Itabuna, a exemplo da distribuição de aparelhos de notebooks este ano, para todos os professores da zona rural, e a aquisição de outros 160 computadores para as demais unidades de ensino na zona urbana, perfazendo um total de 1.500 aparelhos nas escolas municipais. “Sem dúvida é um avanço importante para o setor educacional na rede pública municipal”, reforça o secretário.  

Ele comemora a assinatura de convênios com Governo Federal que permitiu o funcionamento em tempo integral de 25 escolas  da rede e ainda a aquisição de dois  ônibus escolares destinados à zona rural. Além dos investimentos nesse inicio de  ano nas escolas do campo, o secretário anunciou a ampliação de verbas de suplemento  para as escolas, o que segundo ele, permitirá um melhor atendimento em todas as unidades, inclusive, na melhoria da infraestrutura.

Ele lembra ainda que as aulas na rede municipal serão iniciadas no próximo dia 14, mas a rede ainda disponibiliza algumas vagas para o ensino fundamental e para a educação de adulto. 

pOR: Rosi Barreto – Reportagem:Osvaldo Bispo – Fotos:  Pedro Augusto – 10/02/11
lEIA MAIS:
WWW.ITABUNA.BA.GOV.BR

Começa a última etapa da reforma da Catedral de São José


              
O assentamento do novo piso em granito em toda nave do templo, bem como no altar e no presbitério, é a última etapa das obras de restauração da Catedral de São José, a Igreja-Mãe da Diocese de Itabuna. O trabalho, que começou na última quarta-feira, dia 9, exigiu que fossem transferidos para a Capela da Ação Fraternal de Itabuna (AFI) todos os atos litúrgicos celebrados na Catedral.

               Segundo o padre Moizés de Souza, a previsão é que a colocação do novo piso seja concluída até o próximo dia 10 de março, quando serão iniciadas as festividades em louvor ao glorioso São José, padroeiro da Diocese, da Catedral e da cidade de Itabuna. O pároco explica que, por ser uma tarefa criteriosa, seria inviável manter as celebrações de Missas na Igreja, inclusive, para não comprometer a segurança dos fiéis. Os horários das celebrações (tabela) permanecem os mesmos.

               Iniciada há quase três anos, a restauração da Catedral de São José está sendo concretizada com a doação de fiéis católicos, de benfeitores e de várias empresas locais, além da Prefeitura de Itabuna. “Graças a Deus, estamos chegando ao final desta grande e desafiadora obra, que foi a reforma da Igreja Catedral”, argumenta o padre Moizés.

               O sacerdote ressalta que as obras incluiram a total impermeabilização das lajes, reforma de capelas, troca de telhados,  construção de novas salas, colocação de vidraças, implantação de novo sistema elétrico e de iluminação com instalação de lustres, além da pintura total externa e interna do templo. Padre Moizés adianta que a comissão responsável pela reforma da Catedral, composta por empresários e membros do Conselho Paroquail, está empenhada para que a festa de São José, neste ano, seja marcada pela conclusão da restauração.   
Celebrações

- Segunda-Feira / Terça-Feira / Quarta-Feira / Sexta-Feira / Sábado
              18 horas - Santa Missa;
            - Quinta-Feira
              12 horas (meio-dia)- Missa da Misericórdia;
            - Domingo (Dia do Senhor)
               07 horas - Santa Missa;
              18 horas - Santa Missa.
           Obs.: O atendimento pastoral continua sendo feito na Secretaria da Paróquia, no horário das 8 às 11h30min e das 14h às 17h30min.
Por: Erivaldo Bomfim

Lomanto e Sinval Palmeiras têm solicitações atendias pela Emasa


Após os serviços de implantação de reposição de 150 metros de manilhas para a nova rede de esgotamento sanitária na Rua 28 de Julho, bairro Lomanto, a Emasa através de sua equipe técnica liderada por Marcus Habib e o gerencia de Ailson Souza, trocando o esgoto condominial pelo convencional, a Emasa vai atender aos moradores da Rua Fontes Lima e adjacências, do bairro Sinval Palmeira

Ainda conforme informação de Ailson Souza os trabalhos da Rua 28 de Julho deverão ficar prontos dentro de vinte dias.

Essa obra, segundo Ailson, se trata de uma velha reivindicação dos moradores daquela localidade que já não suportavam mais os transtornos da velha rede de esgoto condominial. (erro de gestões passadas!).

Para os serviços da Rua Fontes Lima, vão ser necessário trinta metros de rede de manilhamento. Para isso todo o material já foi adquirido pela Emasa, que em conjunto com o município executarão a obra que também é uma antiga reivindicação dos moradores do Sinval Palmeiras que sofrem muito em época de chuvas.

Para o presidente da Emasa, Alfredo Mello essas obras são prioritárias, pois, se trata da preocupação do bem estar da população; um cronograma que faz parte do governo do Prefeito Capitão Azevedo que é o de atender a todos, dentro da capacidade da empresa.
Fotos: Alex de Souza

Cooperativas são lançadas em Itabuna por Maria Alice

Cristiano (FTC), Carlos Leahy e Maria Alice

Reunindo ontem à noite (09) o prefeito de Itabuna Capitão Azevedo, Carlos leahy, secretário de indústria e comércio, Alcântara Pellegrine, secretário de esportes, Maurício Atayde, secretário de administração e planejamento, o presidente da Câmara Municipal, Rui Machado, além do SEBRAE, PROCON e a FTC, através de seu diretor Cristiano Lobo, a presidente do Democrata em Itabuna apresentou um projeto já em andamento para a instalação das Cooperativas de Indústria de Confecção e de Faldas e Similares de Itabuna.
aspecto do encontro
O prefeito Capitão Azevedo elogiando a iniciativa de Maria Alice o que vai gerar emprego e renda para o município, informou que o município vai dar todo o apoio para o empreendimento; “pois são iniciativas como essa que traz o bem estar para a nossa população que tanto precisa de renda e dignidade”.
O Secretário Carlos Leahy e o diretor da AFC anunciaram equipamentos (maquinas industriais) para as cooperativas, enquanto a Câmara Municipal e o SEBRAE, respectivamente garantiram o apoio logístico e linha de crédito para o sucesso do empreendimento
Presente ao encontro que lotou o auditório da USEMI, pelos presidentes de associação de moradores, lideranças comunitárias, empresários e interessados, Maria Alice bastante satisfeita com o sucesso do encontro solicitou a união de todos para o sucesso das cooperativas que vão produzir confecções diversas, faldas e similares dentro de pouco tempo. Desejou sucesso a todos.
Na oportunidade o prefeito Capitão Azevedo fez um balança das obras de seu governo, quando destacou a maior oferta de água e para consolidar de vez o problema, anunciou a construção da barragem no município de Itapé (Estiva) quando o Governo já tinha publicado edital de desapropriação da área  no Diário Ofical, naquele dia. 
 Disse também que muitas pessoas criticam o seu governo porque não sabem  das obras, porque   não tem dinheiro  para investir em publiciade de suas realizações. 
 Fotos: Alex de Souza

Incêndio da Loja Hipermercado Itão em Itabuna


 
Cerca de 20 soldados do Corpo de Bombeiros de Itabuna e policiais militares trabalharam durante a madrugada desta quinta-feira (10) para apagar um incêndio de grande proporção no depósito do Hipermercado Itão, localizado na Avenida Amélia Amado, Centro.

Para evitar que as chamas se espalhassem numa área com cerca de 5 mil metros quadrados foram necessários reabastecimentos de água nas viaturas, acionar a EMASA e derrubar parte de uma parede do estabelecimento comercial.
Do depósito foi retirado todo material inflamável, como por exemplo, inúmeros pacotes de refrigerantes pets.

Segundo uma moradora, a Renata, por volta das 3 horas, ela acordou com o som de uma explosão, ao olhar pela janela do quarto da sua casa o motivo do barulho, foi possível ver apenas fogo e muito fumaça.

O comandante do 15º batalhão, tenente-coronel Lira Junior, esteve acompanhando o trabalho dos policiais e informou que o dano não foi maior pelo fato de uma policial ver através do vídeo monitoramento daquela localidade o inicio do incêndio e acionar os colegas.

O coronel durante a entrevista ainda alertou para uma falha existente em Itabuna devido ao seu crescimento vertical com a construção de novos prédios. “Nesse incêndio a gente ver a necessidade de hidrantes para auxiliar no reabastecimento dos carros do Corpo de Bombeiros, como nessa área não foi localizado nenhum, é necessário acionar a Empresa de Abastecimento de Água, mas e ser for um fato ainda maior”? Questiona.

Ate o fechamento desta matéria (6h00) policiais e funcionários do Itão continuaram trabalhando no local.
Vídeo em instantes

Por: radarnoticias.com

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Azevedo comemora desapropriação de área para barragem do Colônia


O prefeito de Itabuna recebeu com entusiasmo a notícia da publicação hoje (9), no Diário Oficial do Estado da Bahia, do decreto número 12.581, assinado pelo governador Jaques Wagner, declarando de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área de 36.842.521,05 metros quadrados, o equivalente a 3.684 hectares, com acessos e benfeitorias existentes nos municípios de Itapé, Itajú do Colônia e Jussari. 

O prefeito Capitão Azevedo considera que a medida atende um pleito de 40 anos da população itabunense e vai possibilitar a construção da barragem de reservação, garantindo assim o abastecimento permanente de água em Itabuna.

O decreto leva em conta, segundo o prefeito, os estudos e projetos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e Companhia de Engenharia Ambiental - CERB, para a construção da barragem de reservação do Rio Colônia. 

A obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC II -, vai complementar o sistema de abastecimento de água de Itabuna, que teve a sua capacidade ampliada de 600 para 900 litros por segundo no atual governo.

No decreto, assinado também pela secretária da Casa Civil, Eva Maria Cella Dal Chiavon e do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o governo estadual autoriza a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia - CERB, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, a promover os atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência, com vistas à efetivação da desapropriação.

O documento também autoriza a imitir-se na posse da respectiva área desapropriada, providenciando, inclusive, a liquidação e o pagamento das respectivas indenizações.
Compromisso

O Capitão Azevedo agradece o reconhecimento do governador Jaques Wagner em ter atendido uma das primeiras reivindicações feitas pelo prefeito, quando assumiu o governo municipal em 2009, durante uma audiência em seu gabinete, em Salvador, em companhia do deputado Luiz Argolo: Ele cumpre assim um compromisso assumido com a população itabunense, que convive com o risco de racionamento nos períodos de estiagem prolongada. Essa medida significa que a barragem vai acontecer e é um sonho que se transforma em realidade,” argumentou.
Local da barragem no Rio Colônia

Ele saliente que as grandes questões de Itabuna estão acima da política partidária e mostra que havendo uma integração das ações entre a União, Estado e o município o grande beneficiário é sempre a população: “Por isso, vamos estar juntos a esse projeto e vamos apoiar o governo estadual no que for preciso para a execução da obra no mais curto espaço de tempo possível”.

Azevedo destaca que os próximos passos para a construção da barragem envolvem a avaliação, desapropriação e indenização das terras e benfeitorias que serão inundadas, mas ao mesmo tempo sinaliza o fim das disputas partidárias para introduzir na agenda política a solução dos grandes problemas de Itabuna: “Mas tudo é também o resultado de um esforço político articulado através do deputado federal Luis Argolo, que tem sido um importante interlocutor junto ao governo estadual e um aliado dos itabunenses”.

Técnicos vão discutir projeto da barragem
Alfredo Mello, Marcus Habib e o Prefeito Azevedo lutam por maior oferta de água 

        Uma equipe de técnicos da Secretaria de Denvolvimento Urbano do Estado da Bahia, liderada pelo engenheiro Antônio Olavo Sega Lima, responsável pelo projeto da barragem do rio Colônia, chega a Itabuna nas próximas horas para um encontro com o prefeito Capitão Azevedo e os dirigentes da Empresa Municipal de Água e Saneamento.

        Na agenda, segundo o presidente da Emasa, Alfredo Melo, o preenchimento de todo um protocolo técnico relacionado ao projeto e obras da barragem, uma vez que Itabuna será o maior consumidor de água do Colônia: “O projeto é importante porque elimina o risco de racionamento nos períodos de estiagem prolongada e vai perenizar a vazão do rio,” argumentou.

        Ele observa que, em paralelo, o governo do estado vem implementado estudos e elaborando o relatório de impacto ambiental da barragem. Destaca ainda, que esta semana o governador Jaques Wagner editou uma medida importante para o processo ao assinar o decreto de desapropriação de 3.6 mil hectares nos municípios de Itajú, Jussari e Itapé.

Prazos
        Alfredo Melo salienta que as ações terão de ser implementadas de forma acelerada pelo governo do estado, porque a obra tem de ser iniciada até setembro, por causa do regime das águas na região. Se a licitação sair agora em abril, a ordem de serviço estará concluída até agosto, acelerando o ínício das obras para ainda este ano.

        O presidente da Emasa salienta ainda, que a obra da barragem já tem destinados R$ 36 milhões do PAC: “O município de Itabuna já aplicou nos últimos cinco anos cerca de R$ 30 milhões, inclusive de recursos próprios, aplicados na implantação de uma adutora de mais de 11 quilômetros, ligando Ferradas à Estação de Tratamento de Água do São Lourenço, com instalação de decantadores, flutuadores e filtros, além da aquisição de cinco bombas.”

        Com isso foi possível ampliar a produção de água de 600 para 900 litros por segundo, o que permite atender à demanda da população e enquanto o estado vai implementar as obras da barragem de reservação, que fica em outro município, a Emasa deverá cuidar de projetos visando a melhoria e a ampliação da rede, atendendo às demandas dos bairros.

Por:Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto  09-02-2011   
Leia Mais:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...