sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Iniciado mutirão de limpeza e de iluminação no Hospital de Base


         O presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), José Leopoldo dos Anjos solicitou à Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Administração, a cessão de profissionais da área de iluminação, limpeza, podagem, manutenção, além de uma equipe de trabalhadores da Emasa, para um mutirão no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães que atende a centenas de pacientes por dia nos serviços de emergência e de pronto atendimento. 

        Para José Leopoldo a parceria com a prefeitura é muito importante no mutirão de limpeza, um trabalho que estará concluído no prazo de uma semana e visa mudar a fisionomia do Hblem, melhorando e humanizando as condições de atendimento aos usuários dos serviços daquela unidade.

        O secretário de Administração Mauricio Athaíde em visita as instalações do hospital, destacou a importância da integração de ações entre as diversas secretarias voltadas para o Hblem e informou que os serviços que estão sendo executados atendem a uma solicitação do secretario de saúde Geraldo Magella e do presidente da Fasi, José Leopoldo.

         “A nossa proposta é implementar uma série de ações e mudanças de curto prazo, fortalecendo assim um hospital que é referencia para Itabuna e mais de 100 municípios da região”, argumentou Athayde.

        Os trabalhos do mutirão foram iniciados de imediato graças a mobilização dos diversos profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Urbano e Emasa, finalizou o secretario Mauricio Ataíde. 

Por: Kleber Torres - Reportagem: Osvaldo Bispo e Hélio Fonseca  - 14-01-2011

Prazo para convocados do “Minha Casa,
Minha Vida” termina na terça-feira

        Termina na próxima terça-feira, dia 18, o prazo para que os possíveis beneficiários da primeira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida em Itabuna, convocados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), compareçam à Casa do Bolsa Família para a  entrega dos documentos que serão enviados para a análise da Caixa Econômica Federal (CEF). O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida é desenvolvido pelo Governo Federal.

Os prováveis beneficiários fazem parte da lista complementar divulgada pela SAS para as primeiras unidades do Empreendimento Pedro Fontes I, cujos apartamentos estão em fase de conclusão no bairro São Roque e devem ser entregues ainda neste primeiro trimestre de 2011. O atendimento na Casa do Bolsa Família, localizada na Travessa Juarez Távora, no São Caetano, acontece em dias úteis no horário das 8 às 14 horas.        A relação com os 135 nomes está afixada nas unidades de saúde do município e poderá ser acessada também através do site oficial da Prefeitura (www.itabuna.ba.gov.br).

Os convocados devem comparecer à Casa do Bolsa Família portando todos os documentos originais: Carteira de Identidade (RG), CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. Os titulares também precisam estar acompanhados do companheiro ou companheira com os seus respectivos documentos. Se casados legalmente, é necessário apresentar a certidão de casamento, se não, a certidão de nascimento dos dois. A documentação será encaminhada para análise da Caixa Econômica Federal.    
 
O diretor da Divisão de Combate à Pobreza da SAS, Márcio Abreu do Bom Conselho, adverte que os possíveis beneficiários que deixarem de atender a convocação irão configurar como desistentes. “Terminado este prazo, e havendo desistências, estaremos divulgando uma segunda lista complementar até que todas as vagas para as 596 unidades que estão sendo disponibilizadas nesta etapa sejam preenchidas”, afirmou Márcio.
Por:: Erivaldo Bomfim - Foto: Divulgação – 14/01/2011
Leia Mais:
www.itabuna.ba.gov.br

Yonélio Sayd um jornalista além fronteiras

UM EXEMPLO DE LUTA
Yonélio Almeida Sayd, nascido em 12 de Março de 1960 é natural de Guaratinga, Bahia, profissional jornalista, radialista, inscrito na Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Tem 27 anos ininterruptos nas duas atividades, além atuar na área de propaganda é o nosso entrevistado de hoje.
Infância
Filho de Yone Almeida de Oliveira, mineira, da cidade Montes Claros e Wenceslau Said Oliveira, natural da Arábia Saudita, chegou ao Brasil com 20 anos de idade, ficando viúvo casou-se depois com a mãe de Yonélio Sayd. O enlace aconteceu na cidade de Almenara, Minas Gerais. 

Escolas
Yonélio viveu a sua infância até os 12 anos na sua terra natal, em seguida, em 1972, mudou-se, com 13 anos para Itabuna. Aqui foi estudar, sendo a sua primeira escola a Lúcia Oliveira, da professora Celina Braga e o Ginásio João XXIII, da Igreja Nossa Senhora da Conceição, bairro da Conceição, concluindo o segundo grau no Colégio Santa Maria Goretti, que ficava localizado no mesmo local.

Outros Cursos
Fez os Cursos de Extensão em Comunicação na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Propaganda na FTC e o Curso de Cerimoniais no anexo da CDL de Itabuna.

Família
Não obtendo sucesso em seu enlace, hoje solteiro é pai de três filhos: Suéllen Oliveira Sayd, Rodrigo Gabriel Oliveira Sayd e Bianca Pereira Sayd.

Ingresso no Rádio
Ingressou no rádio a convite do radialista Robério Menezes, através da antiga Rádio Clube, hoje Nacional. Produziu e apresentou programas ao lado de grandes nomes da comunicação como: Gonzalez Pereira, Mirian Oliveira e José Neto. O programa de rádioteatro de humor “Arquivo Policial” na antiga Rádio Clube obteve muita audiência. Também trabalhou nas emissoras: Jornal, Difusora nos seus departamentos de jornalismo e polícia, como redator e apresentador, além de comentarista esportivo na Difusora.

Produções
Ainda em Itabuna apresentou o polêmico programa “Cadeira Maldita” através da Rádio Jornal, onde o forte eram as entrevistas. Lembrando de uma entrevista com o empresário Duda Polirodas e o ex-prefeito Fernando Gomes que bateu recordo de audiência em toda região. Prestou serviços também em Ilhéus na apresentação do programa “Show da Cidade” transmitido através da Rádio Cultura.

Juarez Vicente - Jornalismo
Na mídia impressa foi crítico de música na coluna “É Tempo de Ouvir Música” publicada no “jornal Dimensão” de Itapetinga, pertencente ao professor e jornalista Flávio Schaldaferri. Enfatizou que ingressou em jornal a convite do jornalista, professor e poeta, Juarez Vicente Silva de Carvalho no extinto Diário do Cacau. AGORA, A Tarde (Caderno Municípios), Correio da Bahia e correspondente do Jornal do Brasil,

O Trabuco
Prestou serviços também, nos jornais: Diário de Itabuna, e Tribuna do Cacau. Mais tarde lançou o seu próprio “O Trabuco” que era voltado e editado só com matérias policiais. Atuou ainda como editor das Revistas: “Prefácio”, “Província”, “Bahia Municípios”, e “Vitória”.

Outras emissoras
Produziu e dirigiu o programa “Na Boca do Povo”, rádio FM da cidade de Amargosa e diretor das rádios: Ubatã FM e Milagres FM.

Sindicato dos radialistas um dos fundadores
Foi presidente da Comissão Organizadora que elaborou, fundou e criou o Sindicato dos Radialistas de Itabuna, depois transformado para Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão do Sul da Bahia (STERT), dirigido pelo radialista Frankvaldo Lima. 

Futebol
Antes de ingressar no setor de comunicação, Yonélio Sayd, como desportista, foi presidente de clubes amadores de Itabuna, entre eles, o Real Madrid que foi para a primeira divisão da Liga de Desportos Atlético e criou o Real Madrid infanto-juvenil. Foi Diretor Social e assessor de Imprensa do Itabuna Esporte Clube.

Outros empregos
Como funcionário prestou serviços no extinto Banco Nacional, Casa dos Calçados (Grupo Hilton Leite) em Itabuna, além de ter sido Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itajuipe no Governo Paulo Martinho.

Mudança
Atualmente Yonélio Sayd, como um grande homem de comunicação trabalha em Livramento, como redator e editor do jornal Folha Regional, já completando 11 anos fora de Itabuna, mas está sempre por aqui. Como empresário, o jornalista é hoje dono da Agência Carisma Rede de Criações, Multimídia e do Instituto de Pesquisas de Opinião Pública e Marcas Industriais, na zona Oeste do, Estado.

Site
Mantém o site www.muraldanoticia.com onde opina e informa as notícias de toda a Zona Oeste do Estado, principalmente, das cidades de Livramento, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Correntina e Brumado.
 Por: Joselito dos Reis

DERBA CHAMA ATENÇÃO PARA ÁREA QUE SERÁ DESAPROPRIADA NA ZONA NORTE DE ILHÉUS

O Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) emitiu um ofício à Prefeitura de Ilhéus, orientando para que não sejam concedidos alvarás de construção ou reforma na área decretada como de utilidade pública para desapropriação pelo Governo do Estado, com o objetivo de construir o Porto Sul e o Aeroporto Internacional de Ilhéus.

A área a ser desapropriada fica entre o Loteamento Joia do Atlântico e a Ponta da Tulha, compreendendo os loteamentos Barra Nova, Village da Barra, Barramares e Paraíso do Atlântico. Os limites estão previstos nos decretos 11.003, de 09/04/2008; 11.587, de 16/06/2009; e 12.352, de 25/08/2010.

Temendo ainda a ameaça de invasões, construções e comercializações de terrenos irregulares na área, o Derba solicitou intensa fiscalização do poder público. O assunto será discutido em uma reunião nesta segunda-feira, 17, às 18h30min, na sede da Associação Comercial de Ilhéus.

Do: Pimentanamuqueca.com.br

 Proprietários de imóveis da região norte de Ilhéus preocupados
 expressaunica
Neste sentido os proprietários dos imóveis destes locais, citados pela nota de Seu Pimenta, estarão reunidos  para tomarem as providências cabiveis relacionado a questão, pois tudo indica que o Governo está querendo  "bolacha quebrada" e prejudicar muita gente. A justiça deve ser feita! 

Temporal no Rio já provoca 506 mortes

 Até o momento, às 9:30, de hoje (14), 506 pessoas já morreram em consequência das chuvas que castigam há quatro dias a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O fato já é considerada a segunda maior tragédia natural na história do Brasil.  

Muitas pessoas, entre elas, diversos prefeitos  acusam o Governo Federal  por não ter distribuido os recursos para as obras de encostas nas cidades do Brasil. Dos recursos, pelo Ministério da Integração Nacional só foram liberados 30%.
A presidenta Dilma já mobilizou todos os setores de seu Governo para dar ajuda as vítimas do Rio de Janeiro (que se transformou em Rio de Lágrimas) que estão vivendo o maior drma de suas vidas. Veja o vídeo:  

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SEC prepara XXVII Jornada Pedagógica da Rede Municipal

        A organização da XXVII Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna está mobilizando pedagogos, técnicos e diretores da Secretaria da Educação (SEC). Programado para o período de 7 a 11 de fevereiro, o evento vai reunir no Auditório da Uesc, no Instituto de Cultura Espírita (Icei), no Centro de Cultura Adonias Filho e em todas as unidades escolares municipais os 1.593 profissionais que atuam na rede.

        Segundo adiantou o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, este ano as palestras e debates da Jornada Pedagógica estarão centrados na temática “Planejamento e Aprendizagem: uma relação articulada”. Ele observa que a definição do tema levou em conta a necessidade de atendimento às demandas pontuadas pela própria Rede Municipal de Ensino.

        Até a próxima sexta-feira (21), a SEC deverá estar divulgando a programação oficial da Jornada Pedagógica. A princípio, está definida para a conferência de abertura, no dia 7 de fevereiro, no Auditório Paulo Souto da Uesc, a apresentação dos resultados da Educação em Itabuna nos últimos seis anos, que será feita pelo próprio secretário Gustavo Lisboa. As atividades na Uesc serão desenvolvidas no horário das 13h30min às 18h30min.

        No dia 8 de fevereiro, a programação da XXVII Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna acontece no auditório do Incei e no Centro de Cultura. Nestes locais, os professores e demais profissionais da educação serão divididos por segmentos para participarem de conferências e minicursos ministrados por palestrantes de projeção nacional convidados pela SEC. 

Dentre os conferencistas, já está confirmada a participação do pós-doutor em Sociologia Pedro Demo, da Universidade de Brasília (UnB). As atividades programadas para os dias 9, 10 e 11 de fevereiro acontecerão nas unidades escolares, quando diretores, professores, coordenadores pedagógicos e outros integrantes da comunidade escolar estarão avaliando e planejando o calendário letivo para 2011.
Por:  Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges – 13/01/2011

Leia mais: 
www.itabuna.ba.gov.br 
 

Campanha para a nova Matriz de Aparecida



O paróquio Alberto e a comunidade de Aparecida estão em campanha para a construção da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida que está sendo construído na Rua Paraná, 80, bairro Califórnia.

Para isso, os organizadores solicitam que a contribuição da população e de todos os católicos, devotos de Aparecida, ou não, sejam encaminhadas para a conta 32301-2, Ag. 0070-1, Bando do Brasil, ou doação de material de construção à Rua Rio Branco 446, bairro Califórnia.

Maiores informações pelo telefone (73) 3215.5074, Itabuna-Bahia.   

Emasa com uma grande mobilização faz reparo em adutora na região Oeste


  Através de grandes esforços e mobilizando seus funcionários, técnicos da área, desde o último dia 10, (segunda-feira), ao lado de técnicos da Petrobras, a Emasa já conseguiu elucidar uma ruptura em sua adutora de 600 mm, responsável pela ampliação do novo sistema de água tratada que está sendo implantado pela empresa. E que deverá ser inaugurado pelo Prefeito Capitão Azevedo dentro dos próximos dias.

Essa adutora, que fica localizada ao Oeste do município em terreno de difícil acesso cruza com outras adutoras da Petrobrás. Por isso, para o seu reparo foi preciso contar com muito cuidado, o que ficou mais fácil com o conhecimento do engenheiro Alfredo Mello (diretor/presidente da Emasa) e, que já atuou nesta área, caso contrário, o serviço demandaria mais tempo, pois iria depender da burocracia da empresa estatal.

Esse defeito foi descoberto devido aos testes que a Emasa vem realizada visando acabar com o problema de abastecimento de água em Itabuna. Trata-se de uma adutora que foi implantada em 2008, ainda na gestão anterior, e que nunca tinha sofrido testes. Essa adutora será a responsável em captar água do Rio Cachoeira, na estão de Nova Ferradas para a Estação Principal (ETA-01), localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, responsável pela distribuição de água tratada em toda a cidade.     

Fotos: Alex de Souza

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cuba anuncia 1ª vacina terapêutica contra câncer de pulmão

Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão avançado no mundo, nomeada CimaVax EGF, com a qual mais de mil pacientes receberam tratamento, anunciou nesta segunda-fera o jornal oficial Trabajadores
 
A responsável pelo projeto no Centro de Imunologia Molecular (CIM) de Havana, Gisela González, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável".
CimaVax EGF é o resultado de mais de 15 anos de pesquisa direcionada ao tumor e não provoca efeitos adversos severos, precisou a especialista. "A vacina é baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular, que quando há câncer estão descontrolados", detalhou.

González indicou que como o organismo tolera "o próprio" e reage contra "o estranho", tiveram que fazer "uma composição que conseguisse gerar anticorpos contra esta proteína".

A vacina se aplica no momento no qual o paciente conclui o tratamento com radioterapias e quimioterapias e é considerada "terminal sem alternativa terapêutica" porque ajuda a "controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada", precisou. Além disso, pode ser utilizada como um tratamento "crônico que aumenta as expectativas e a qualidade de vida do paciente".

A pesquisadora declarou que, após alcançar seu registro em Cuba, pretende "progredir" o CimaVax EGF em outros países e que avalia-se a forma de empregar seu princípio em tratamentos contra outros tumores como os de próstata, útero e mamas.

Terra

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SAS divulga lista complementar do “Minha Casa, Minha Vida”

        A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Itabuna está divulgando nesta quarta-feira, dia 12, a primeira lista complementar dos potenciais beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, que poderão estar entre os primeiros moradores do Empreendimento Pedro Fontes I, cujos apartamentos estão em fase de conclusão no bairro São Roque e devem ser entregues ainda neste primeiro trimestre de 2011.

 
        A lista com os 135 nomes dos que estão sendo convocados será afixada nas unidades de saúde do município e poderá ser acessada também através do site oficial da Prefeitura (www.itabuna.ba.gov.br). A partir de quinta-feira (13), os convocados devem comparecer à Casa do Bolsa Família, na Travessa Juarez Távora, no bairro São Caetano, onde está sendo feita a coleta de cópias de documentos e das informações complementares que serão encaminhadas para análise da Caixa Econômica Federal (CEF). O atendimento será feito até a próxima terça-feira, dia 18 de janeiro. 

        O diretor da Divisão de Combate à Pobreza da SAS, Márcio Abreu do Bom Conselho, explica a divulgação da lista complementar acontece devido à desistência ou inabilidade verificada entre os primeiros 596 convocados. “Entre estes, havia pessoas que não podiam ser beneficiadas por restrições junto às instituições financeiras do Governo Federal, ou mesmo, por serem casados com pessoas que já haviam sido favorecidas em programas habitacionais de interesse social”, frisou.

        Os convocados devem comparecer à Casa do Bolsa Família portando todos os documentos originais: Carteira de Identidade (RG), CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. Os titulares também precisam estar acompanhados do companheiro ou companheira com os seus respectivos documentos. Se casados legalmente, é necessário apresentar a certidão de casamento, se não, a certidão de nascimento dos dois. A documentação será encaminhada para análise da Caixa Econômica Federal. 

Por:Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes – 11/01/2011

Conselho Municipal de Saúde
define agenda nesta quarta-feira 

        A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna – CMS -, Maria das Graças dos Santos Souza está convocando todos os conselheiros, titulares e suplentes, para uma reunião ordinária, a ser realizada nesta quarta-feira (12), às 17:30h, no auditório da Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Netto, para discussão e deliberação de uma ampla agenda de assuntos. 

        A pauta encaminhada a cada integrante da CMS inclui a apreciação de atas das reuniões anteriores, além da apresentação de informes do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, concluindo com a apreciação do relatório de prestação de contas relativas a 2010.

        Para Maria das Graças dos Santos Souza a participação de cada um dos conselheiros ou dos respectivos suplentes é importante, sobretudo para definir as atividades do CMS em 2011.
Por:Kleber Torres Fotos: 06-01-2011   

Leia mais:

NOVO GESTOR DO HOSPITAL DE BASE FALA AOS EMPRESÁRIOS NA ACI


“Prefiro vender banana na feira de que desfilar com um carrão comprado com dinheiro sujo do município”
 Atendendo convite da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, através de seu presidente Eduardo Fontes, ontem a noite (10), o novo presidente da FASI, Dr. Leopoldo dos Anjos e o seu diretor médico Antonio Pacheco participaram da reunião daquela entidade.

Dr. Leopoldo, em sua explanação sobre as necessidades, e do  seu plano de trabalho para o Hospital de Base - hoje com cerca de 680 funcionários -, informou que só vai ficar naquela casa de saúde quem trabalha, enfatizando, que para isso, o Prefeito Capitão Azevedo lhe deu “carta branca”.

Ainda em sua explanação falando do seu plano de trabalho, ao lado de seu colega Antonio Pacheco disse que já manteve contato visando uma parceria com o secretário de saúde do município Geraldo Magella e do Estado, Jorge Solla para dar ao Hospital a referencia que ele merece, não só em Itabuna, mas toda a região sul da Bahia, inclusive lutando para o retorno da plena.
 
Ainda atendendo questionamento de Eduardo Fontes e demais diretores e empresários da ACI, que ficaram confiantes na sua gestão, ressaltou, finalizando sua palestra de que “pretendo vender banana na feira-livre de que desfilar pelas avenidas de Itabuna, com um carrão, comprado com o dinheiro sujo do município”.

Dr. Leopoldo, que também é diretor da Maternidade Ester Gomes (Casa da Mão Pobre) e seu colega Dr. Pacheco foram bastante elogiados pelos diretores da entidade que prometeram dar ajudar para o soerguimento da saúde em Itabuna. 

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Em Ilhéus, festa da Puxada do Mastro acontece sob traquilidade em Olivenças

A Estância Hidromineral de Olivença sediou mais uma vez a tradicional festa da Puxada do Mastro, um dos principais eventos do calendário de verão do município. A Puxada do Mastro, que mais uma vez atraiu milhares de pessoas, presta homenagem todos os anos a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e patrono da Associação de Machadeiros de Olivença.

Na opinião do secretário de Turismo, Paulo Moreira, um dos destaques da Puxada do Mastro deste ano foi o clima de paz, harmonia e tranquilidade que reinou durante todo o evento. “Com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, entre outras entidades, tivemos um evento sem um único incidente. Não observamos nenhuma briga, furto ou acidente de carro. Foi, enfim, uma festa para os nossos visitantes e para toda a família ilheense”, comemora Moreira.

Os festejos começaram no sábado (8), a partir das 5 horas, com alvorada de fogos. À noite, após missa solene dos machadeiros na Igreja de Nossa Senhora da Escada, o público curtiu os shows das bandas Lingery de Patricinha e Estância, a partir das 22 horas, no palco montando na Praça Cláudio Magalhães. No domingo (9), ponto alto da festa, a programação também foi iniciada às 5 horas com alvorada de fogos. Moradores, ilheenses e turistas tomaram as ruas de Olivença à espera do cortejo formado por puxadores do mastro, também conhecido como pau dos meninos.

Todos os anos, enquanto o ritual da derrubada é realizado na mata de Ipanema, centenas de pessoas enchem as ruas de Olivença de alegria e animação. Após a derrubada dos mastros, o cortejo retorna em direção à praça Cláudio Magalhães, fazendo parada para descanso na praia da Sirihyba. Na praça Cláudio Magalhães, a partir das 16 horas, enquanto esperavam a chegada dos mastros, a turma curtiu o show das bandas Frisson e Batuke Bom. A chegada dos mastros à Praça Cláudio Magalhães ocorreu por volta das 19 horas, quando aconteceram o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira no altar de São Sebastião.

História - Absorvida pela Igreja Católica, a Puxada do Mastro foi iniciada pelos índios no século XVI, com o nome de “Corrida das Toras”, sendo incorporada aos ritos religiosos dos padres jesuítas que chegaram no final do século XVI. Outros historiadores, contudo, afirmam que a Puxada remonta ao século XVIII. Para eles, quando os jesuítas fundaram um aldeamento indígena em Olivença, criaram a festa para homenagear São Sebastião em troca da sua proteção contra fome, guerra e doenças. No próximo dia 23, ocorrerá o segundo ato do evento, oportunidade em que o mastro colocado no ano passado será substituído pelo novo.

Detalhe:
Para muitos participantes, e entrevistados por expressaounica, eles acham que a tradição do evento aos poucos está sendo quebrada pela falta de coincidencia de datas. É bom os oganizadores considerarem esse aspecto, ou esse detalhe.

Fundação do Hospital de Base tem novo presidente Dr. Leopoldo dos Anjos

A solenidade de posse do novo presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi) - instituição mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), José Leopoldo dos Anjos, aconteceu na tarde da última sexta-feira (7), no saguão daquela unidade de saúde.

Presente a cerimônia, o prefeito Capitão Azevedo assinou a ata de posse do novo presidente, que já respondia pela administração da Maternidade Esther Gomes e, a partir desta data, acumulará as duas direções. Compareceu a posse inúmeras autoridades, dentre elas os secretários municipais, vereadores, presidentes de associações de bairros e das fundações municipais Ficc e Marimbeta, o presidente da Emasa, Alfredo Mello e representantes de partidos políticos, o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, além dos funcionários e diretores do Hblem.

O prefeito Capitão Azevedo pediu à nova administração compromisso, empenho e dedicação. “A partir de agora vocês não podem mais perder tempo, trabalhem sábado, domingo e feriado, se preciso for, para fazer com que o Base seja novamente a potência hospitalar do sul baiano”, declarou o prefeito.

Aos presentes, o capitão Azevedo lembrou ainda que, independente das opções políticas de cada um, todos unam esforços pelo Hblem. “Eu espero que todos vocês dispam-se de suas opções político partidárias, para lutarmos juntos por uma saúde digna ao itabunense”, conclamou Azevedo.

José Leopoldo em seu discurso citou o maior problema do hospital, que é a falta de recursos, dizendo que “apesar dos recursos hoje disponibilizados para o hospital serem insuficientes, buscarei, juntamente com o novo secretário de saúde Geraldo Magela, fazer do Hblem um hospital digno para atender à população de Itabuna e as cidades circunvizinhas”.

O secretário de saúde de Itabuna não participou da cerimônia, pois se encontrava na capital do estado participando de uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado - Sesab, com o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, tratando de assuntos ligados ao Hblem e à saúde de Itabuna.

O presidente da câmara de vereadores, Ruy Machado, presente a solenidade, lembrou que “era bom se o governador desse a contribuição financeira do Estado ao Hospital de Base de Itabuna na mesma medida com que ele atende ao hospital Regional de Ilhéus. Certamente a situação melhoraria bastante”. E, para finalizar, desejou ao novo presidente da Fasi sucesso e renovou o apoio de toda comunidade na tarefa de para melhorar a imagem da saúde de Itabuna.

Por: Mariana Carvalho – Foto: Vinícius Borges 10/01/2011

Leia Mais:
www.itabuna.ba.gov;br

Zé Silva novamente na gerencia comercial da Emasa

 No sentido de manter uma maior relação com o público e desenvolver um novo cronograma de trabalho, inclusive um plano de ação ao combate de cerca de 10 mil ligações clandestinas (gatos), assumiu nesta segunda-feira (10), a Gerência Comercial da Emasa José Silva Santos e Santos, o nosso conhecido Zé Silva para atender uma determinação do nosso Prefeito Capitão Azevedo.

Zé Silva que foi um dos principais coordenadores da campanha política do deputado estadual Augusto Castro substitui a Ângela Maria Lopes que foi deslocada para a Gerência Administrativa da empresa.

 Zé Silva, que é um grande conhecedor do setor já ocupa o mesmo cargo pela terceira vez, onde sempre realizou um excelente trabalho por competência, conhecimento e o ciclo de amizade que tem com todos os setores da Emasa e do público.

Daqui expressaounica deseja muito sucesso a Zé Silva e a Ângela Maria, que são dois grandes nomes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento e só visam seu crescimento para o bem de todos.   

Foto: Alex de Souza 
 

Com inflação alta, sobe negociação para aluguel

Os inquilinos estão enfrentando aumentos salgados no valor dos aluguéis. O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), que serve de referência para o reajuste da maioria dos contratos de locação, fechou 2010 com uma alta de 11,32%-- a maior desde 2004. 

A advogada da ProTeste Polyanna Carlos Silva explica que, se o reajuste pelo índice está previsto no contrato, o locador tem todo o direito de aplicar a taxa. A única opção é tentar negociar. 

Silva lembra que, em 2009, o IGP-M teve variação negativa de 1,72%. Quem aceitou não reduzir o valor do aluguel naquela época terá um bom argumento para pleitear um aumento menor neste ano, observa. 

Ela sugere também ao locatário que estiver com o orçamento apertado que negocie o adiamento ou o parcelamento do reajuste que seria aplicado neste mês. Se está previsto no contrato o reajuste, a mudança do valor é automática. Quem quiser negociar o aumento precisa procurar o dono do imóvel

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...