sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Construção Civil fortalece desenvolvimento de Itabuna

O potencial da expansão econômica de Itabuna, em especial do setor imobiliário responsável por novos investimentos e a geração maciça de empregos foi discutido por profissionais do segmento da construção civil durante seminário empresarial promovido recentemente pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, com a participação de técnicos e empresários.

O engenheiro Jorge Midlej, da FM Construtora lembrou ainda, que além de ser um polo regional de comércio e serviços, a cidade é beneficiada pela sua localização estratégica, à margem de duas importantes rodovias, as BRs 101 e 415 e teve seu crescimento em função da lavoura do cacau, mas redescobriu a sua vocação através do comércio, da indústria e dos serviços, a partir da crise da vassoura-de-bruxa ao longo dos últimos 20 anos.

Capital

O engenheiro ressalta ainda, que Itabuna forma juntamente com Ilhéus uma capital regional de classe D, similar a Feira de Santa e Vitória da Conquista, influenciando de forma direta a dezenas de cidades circunvizinhas no seu entorno.

Ao analisar as fases da expansão urbana de Itabuna o engenheiro Nilson Oliveira, da Runa Construtora, nos anos 90 o setor sofreu um retrocesso em consequência da vassoura-de-bruxa, que impactou negativamente à construção civil, refletindo-se na queda dos preços dos imóveis no mercado regional.

Ele observa, porém, que a retomada do boom imobiliário começou a partir de 2003, com a Uesc, FTC e Facsul ampliando a oferta de cursos superiores e consolidando Itabuna como um importante centro de ensino superior.

Ao lembrar que a WA Engenharia opera com sucesso há 15 anos no mercado regional, onde construiu mais de uma dezena de edifícios para pessoas com padrão de renda diferenciado e acima de dez mínimos, o engenheiro José Cláudio Muniz ressalta que os investimentos do governo em habitação popular somente foram intensificados nos dois últimos anos, tendo como foco o Minha Casa, Minha Vida.

Um detalhe para ele, é que como a WA trabalha com um segmento definido e pelo sistema condominial, ela conseguiu se fortalecer e agora, poderá ser também beneficiada com a injeção de recursos do governo federal para o setor imobiliário, com a captação de investimentos para projetos em Ilhéus e Itabuna financiados pela Caixa Econômica Federal.

Por: Kleber Torres - Fotos: Waldir Gomes 07-01-2011

Leia mais:


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Transito comemora bons resultados em Itabuna


Prefeito cumprimenta agente
A Diretoria Municipal de Transito de Itabuna realizou hoje (06) um evento festivo com a presença do Prefeito Capitão Azevedo, comemorando os bons resultados da atual gestão.

No evento que foram discutidas várias outras ações positivas do setor, contou também com a presença do ex-Secretário Sargento Gilson, diretores da instituição e diversos funcionários, que prometeram muito trabalho para 2011.
                                                            O diretor Deró, ao lado da secretária Cláudia e o funcionário Sidney
equipe de trabalho e aniversariantes do mês
Sargento Gilson e Deró
 Fotos: Alex de Souza.    

Diretoria da Emasa reeleita

 Reunido na manhã de hoje (06), em Assembléia Geral Extraordinária o Conselho de Administração da Emasa, reelegeu a atual Diretoria Executiva para o biênio 2011/2012.

Assim sendo, continua na presidência da empresa, o engenheiro Alfredo Mello e os diretores: Juscelino Leal (Financeiro); Marcus Habib (Técnico), Otaviano Burgos (Administrativo) e Jorge Neves (extensão).

O Conselho de Administração que tem em sua presidência o engenheiro Fernando Vita chegou a essa conclusão, juntamente com os demais conselheiros, devido à organização financeira e as ações desenvolvidas em prol da empresa a nossa população.   

Foto: Alex de Souza

Antologia Centenária quase pronta

Adeildo Marques recitando em grande estilo
  O presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, Adeildo Marques Santos que está completando 70 anos de idade hoje (06) e, que, mais parece um menino, nos disse que já está nos últimos preparativos para a editoração da Antologia Centenária que contará com poesias para todos os gostos literários, pois terá a participação de diversos poetas de Itabuna e região.

Para Adeildo Marques que já vem há algum tempo desenvolvendo o trabalho ao lado dos poetas Divaldo Melo, Zélia Possidônio, Juarez Vicente, Antonio Dias, Joselito dos Reis, Jailton Alves, Antonio Baracho, Glória Brandão, Clovisnaldo Argolo, “essa é uma maneira para homenagearmos a nossa cidade que completa 100 anos. Nossos poetas ficarão perpetuados em nossa história”.

A publicação é independente já que o município de Itabuna tem uma Fundação Cultual, mas para o Clube do Poeta Sul da Bahia não foi oferecida nenhuma ajuda. “Essa Antologia, numa questão de honra marcará também o centenário de Itabuna em alto estilo, pois estamos fazendo uma obra com muito amor e dedicação sem retaliação”, disse Adeildo.

A Antologia deverá ficar pronta no final deste mês, e será editorada pela Gráfica Mesquita. Os preparativos para o seu lançamento também está em fase final. Contará, segundo Adeildo,  com autoridades literárias ou não de todo o Estado.O local, do lançamento, tudo indica, deverá ser o auditóri da FTC.    

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FTC convoca alunos para Matrícula 2011


        Assegurar a continuidade da formação superior com a efetivação da matrícula acadêmica é o primeiro passo para o estudante que pretende curte com tranquilidade as férias. Neste sentido e visando assegurar ao aluno maior comodidade e agilidade na hora de realizar tal procedimento, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna montou um esquema especial de atendimento.
Além dos serviços da Central de Atendimento ao Aluno (CAA), o estudante dispõe de uma estrutura com salas específicas de triagem, coordenação de cursos, setor financeiro, biblioteca e secretaria acadêmica. Outra opção para tornar mais racional o processo de matrícula é o atendimento agendado, acessando o site da instituição www.matricula.ita.ftc.br. O horário de atendimento presencial é das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 9 às 12 horas.
A FTC também divulgou um cronograma com datas pré-estabelecidas para cada curso, que vem sendo cumprido desde o dia 13 de dezembro e será encerrado nesta sexta-feira, dia 7, com os alunos que fizeram prova final e bolsistas egressos de escola pública. O retorno ad aulas na FTC está marcado para o próximo dia 31 de janeiro.
Segundo o gerente Administrativo Financeiro da FTC Itabuna, Paulo Henrique Miranda, é imprescindível que o estudante esteja atento aos prazos de matrícula, conforme determina o calendário acadêmico, para que não haja nenhum contratempo à continuidade de sua formação, inclusive, com a necessidade de pagamento da taxa para matrícula fora do prazo.
Por: Erivaldo Bomfim
05-01-2011               

Nacional Renova sua programação


Agora também na Nacional
A Rádio Nacional em Itabuna pertencente ao Grupo Multação, renovando seu quadro, agora conta em sua programação com os profissionais Marcelo Santos (de 14h00min, às 15h30min) e Carlos Barbosa, repórter do Alerta Total (das 16 às 16h30min).

Com essas contratações a emissora de prefixo 870, agora conta com grandes nomes ampliando seu quadro: Frankvaldo Lima, Cacá Ferreira, Joel Filho Reginaldo Silva e Paulo Lima.

Enquanto ao “Bom Dia Bahia” que era um programa de grande audiência apresentado pelo jornalista  Ederivaldo Benedito e equipe, não sabemos ainda o motivo pelo o qual  deixou de ser apresentado.  

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Assistência Social avalia avanços em inclusão social

Ao considerar que 2010 foi o ano das comemorações do Centenário de Itabuna e de superação das dificuldades em função dos cortes nas receitas da prefeitura, o secretário de Assistência Social, José Antônio Formigli Rebouças fez uma avaliação positiva do desempenho daquela unidade, que atuou com o foco voltado para a inclusão social e o combate à pobreza.

Ele destaca entre as ações implementadas o acompanhamento do Programa Bolsa Família em Itabuna, com mais de 20 mil visitas a famílias auditadas e inclusão de mais sete mil novos beneficiários no processo.

Na área da habitação popular, o secretário explica que a SAS não apenas promoveu o cadastramento das famílias beneficiárias para o Programa Minha Casa, Minha Vida, como também atuou na substituição de 200 barracos por casas de alvenaria, em Nova Ferradas e outros bairros na periferia da cidade.

Jose Antônio Formigli Rebouças destaca também a atuação da Secretaria da Assistência Social na implementação do Programa Bolsa Renda Municipal, que atende a centenas de famílias carentes. O programa promoveu, em parceria com a Ceplac e a Microlins, cursos de qualificação profissional para 140 pessoas, 50% das quais já diplomadas.

Para o secretário os números indicam um balanço positivo nas atividades implementadas, inclusive com relação ao benefício continuado para pessoas idosas ou incapacitadas, com a descentralização do atendimento e a implantação de dois postos avançados em Nova Ferradas e no Jardim Grapiúna.

Outro aspecto destacado por ele foi com relação ao atendimento às gestantes carentes, que receberam assistência médica integral, viabilizada pela Secretaria da Saúde e acompanhamento assistencial da SAS, através de palestras e atividades diversas, culminando com a distribuição de um kit de fraldas, roupas infantis e material de higiene para recém-nascidos.

Para Rebouças outro avanço significativo foi com relação ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil através da recuperação dos núcleos de atendimento e do trabalho realizado junto a mais de dois mil jovens.

Já o serviço Projovem Adolescente, que é voltado para os jovens na faixa etária dos 15 aos 17 anos, teve a sua atuação ampliada de 600 para 1,2 mil inscritos. A SAS investe ainda num programa voltado para a inclusão de jovens aprendizes.

A SAS dedicou atenção especial também a 219 jovens que cumprem medidas sócioeducativas e realizou no ano de 2010 mais de 250 visitas domiciliares, gerando mais de 200 relatórios para a Vara da Infância e Adolescência

O secretário ressalta ainda o atendimento do Creas para crianças, mulheres e idosos, vítimas de abusos ou em situação de risco. A SAS investiu ainda na ampliação das escolas profissionalizantes, com a oferta de novos cursos beneficiando a um grande número de pessoas.

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, explica José Antônio Rebouças, o Plantão Social teve também as suas atividades ampliadas e para 2011, estão entre as prioridades de ação: o cadastramento de moradores de rua, implantação de casas de passagem para mulheres e jovens vítimas da violência, assistidos pelos conselhos tutelares, além da implantação da Casa dos Conselhos.

Por:  Kleber Torres Fotos: 04-01-2011
Leia mais:
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Ministério da Educação aprova creche para o bairro Nova Ferradas

        Conforme  informou o Secretário de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa fazendo balanço positivo de sua pasta semana passada no Palace Hotel, o início de 2011 já indica que Itabuna terá mais um ano de avanços no setor da Educação.

A decisão do Ministério da Educação (MEC) de aprovar o Convênio nº 703541/2010 para a construção de uma nova creche no bairro de Nova Ferradas é um dos fatos que atestam tal perspectiva. A nova unidade que terá os mesmos padrões da Creche Gil Nunesmaia do bairro Jorge Amado, atenderá 250 crianças na modalidade da Educação Infantil em Creche e Pré-Escola.

        A anunciar a decisão do MEC de aprovar o projeto encaminhado pela Secretaria da Educação, o secretário Gustavo Joaquim Lisboa destacou que o convênio será assinado pelo prefeito José Nilton Azevedo nesta terça-feira, dia 3, e os recursos da ordem de R$ 1.329.900,00 (um milhão, trezentos e vinte mil e 900 reais) são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

        Deste total de recursos, segundo Gustavo Lisboa, já está  empenhada uma primeira parcela de 50% no valor de R$ 658.300,50, que serem liberados após a assinatura do convênio. Como contrapartida, município fará um investimento de R$ 13.299,00 (treze mil, duzentos e noventa nove reais). 

A creche de Nova Ferradas será construída numa área de 1.211,91m2, anexa à Unidade V da Fundação Marimbeta – Sítios Integração da Criança e do Adolescente que, por conta da parceria firmada com a SEC, fez a doação do terreno.

         A nova unidade, que atenderá a demanda por vagas na Educação Infantil e Creche das famílias da região de Nova Ferradas, estará dividida em quatro blocos – administrativo, pedagógico, refeitório e recreação coberta e de serviços. Fazem parte da infraestrutura, além de salas de aulas e berçário, laboratório de informática, salas de leitura multiuso, conzinha, fraldário e espaço para alimentação e amamentação.

        Início das Obras        

            De acordo com Gustavo Lisboa, a previsão é que as obras sejam iniciadas entre o final de março e início de abril. “Até a próxima sexta-feira estaremos procedendo ao pedido de licitação e esperamos que a publicação do edital aconteça até o final deste mês de janeiro. Após 30 dias deve ser concluído o processo licitatório, quando conheceremos qual será a empresa vencedora da concorrência”, antecipa o secretário. Ele ressalta que se tudo ocorrer como previsto, a construção da creche deve ser concluída num prazo médio de 1 ano e meio, podendo ser inaugurada no período ou após o aniversário de Itabuna em 2012.
      
  Lisboa observa que este é o segundo projeto de Itabuna para construção de creche do Programa Pró-Infância aprovado pelo Ministério da Educação. “Trata-se de um dos mais complexos programas do MEC, porque envolve uma quantidade significativa de procedimentos técnicos, documentos e a participação de profissionais de outras secretarias do município”, destaca.
        
 Gustavo adianta que outros projetos já estão sendo discutidos junto ao Governo Federal visando á construção de novas unidades voltadas para a Educação Infantil. Além do convênio para a construção da creche para o bairro Nova Ferradas, o MEC também aprovou um aporte de recursos pedagógicos para o município investir na aquisição de equipamentos e mobiliários.
Por: Erivaldo Bomfim – Foto: Vinícius Borges e Pedro Augusto

www.itabuna.ba.gov.br

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Povo agoniza na fila enquanto secretário passeia em novo ferry

Adicionar leWilson Brito, secretário de Infraesturura do Estado: em vez de ir conferir em Bom Despacho o sofrimento do povo na fila do ferry boat, ele preferiu passear de navio e degustar os salgadinhos da TWB.genda
Enquanto os usuários do sistema ferry boat da TWB agonizavam nas filas quilométricas no Terminal de Bom Despacho, o secretário de Infraestrutura do Governo Wagner, Wilson Brito, aproveitava o domingo de sol para dar umas voltinhas no novo ferry "Ana Nery", que chegou a Salvador. O navio, que a TWB garante que custou R$ 40 milhões (R$ 5 milhões a mais que o "Ivete Sangalo"), foi construído pela própria TWB e teve uma injeção bondosa de recursos do governo baiano, que soltou uma pontinha de R$ 9,2 milhões para a concessionária das três letrinhas - a mesma que tem levado nos últimos cinco anos o usuário do ferry boat ao desespero total, tendo que enfrentar fila de até 10 horas, como aconteceu nos dois últimos dias de 2010 e neste trágico primeiro domingo de 2011.

Segundo informações do site do jornal "Correio", o secretário Wilson Brito estaria ''representando no passeio'' o governador Jaques Wagner.

O governador, por sinal, não quer nem ouvir falar de TWB e de ferry boat. Afinal, há pelo menos 40 dias a TWB vem patrocinando notícias negativas para o governo - primeiro com aquele aumento absurdo de 50% para as tarifas do ferry e agora com o caos do sistema, que enfrenta a pior crise de sua história.

Em vez de fazer o "tour'' que fez pela Baía de Todos os Santos, a bordo do ferry Ana Nery", o secretário Wilson Brito deveria, isto sim, exercer a sua função de agente do Estado e ter se deslocado para Bom Despacho, ontem à tarde, a fim de verificar o caos que se estabeleceu no ferry boat. Ou também ter adotado medidas cabíveis para que a nova embarcação entrasse imediatamente em tráfego a fim de aliviar o sofrimento dos baianos, que penavam nas filas quilométricas do ferry. Ou obrigado a Agerba (agência de regulação) a fiscalizar a TWB. Aliás, um parêntese aqui: a Agerba se acabou e se estraçalhou toda no governo Wagner. É fato incontestável.

Mas o secretário Wilson Brito é daqueles que querem ''se livrar de problema", que não se preocupam com o cidadão e muito menos com as atribuições de sua pasta (a Seinfra). Por isso, preferiu conhecer o ferry "Ana Nery", com o assessoramento do dono da TWB, o empresário paranaense Reinaldo Pinto dos Santos, que continua ganhando muito dinheiro às custas dos baianos e do governo, mas prestando um serviço de baixíssima qualidade à população.

Em vez de degustar os salgadinhos da TWB, Wilson Brito deveria realmente investigar o sucateamento de alguns navios do patrimônio público explorados pela TWB, como havia, aliás, prometido. É bom salientar que o secretário Brito nunca tinha entrado antes em um ferry boat, apesar de ter quase um ano como titular da Secretaria de Infraestrutura. Segundo se comenta, Brito teria ficado "deslumbrado" com a "grandiosidade" do navio "Ana Nery", uma ''coisa de louco'', segundo ele. Passou a se referir ao equipamento como um "tremzão".

Embalado pela esperteza do dono da TWB, o secretário de Infraestrutura de Wagner está convicto, agora, que ''o problema do ferry acabou''. Acabou, não, secretário. Os R$ 40 milhões do ferry "Ana Nery" são só mais uma pontinha do que a TWB quer tirar do governo e dos baianos. O péssimo serviço vai continuar, sim, porque é mostrando para a opinião pública que o ferry é o caos, que a TWB vai faturando e enchendo os bolsos.

Bom pecuarista como é, o secretário Wilson Brito sabe como se engorda um gado.

A TWB de Reinaldo Pinto dos Santos quer mais. Quer que o governo abra seus bondosos cofres para novos ferries. Ele mesmo disse que já está de olho no dinheiro público até por conta da Copa do Mundo. Esta Bahia é boa demais e quando se tem uma boa e forte madrinha por trás, as coisas ficam muito mais fáceis

Jornal da Mídia

Alimentos pressionam e inflação tem forte avanço em 2010

/01/2011 às 08h14:

Indicador apurado pela Fundação Getulio Vargas ficou em 6,24%, contra 3,95% em 2009

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) encerrou 2010 em 6,24%, muito acima dos 3,95% registrados em 2009. Os preços dos alimentos foram os que tiveram a maior alta no ano passado, com avanço de 9,85%.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (3) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Ao longo de dezembro, no entanto, o custo da alimentação registrou desaceleração: no fim do mês, a alta foi de 1,43%, enquanto, no início, houve aumento de 2,72%.

Em seguida ficaram os preços no grupo transporte, que tiveram avanço de 6,69% no ano como um todo. Os preços no grupo saúde e cuidados pessoais tiveram aumento de 5,37% em 2010.
A apuração do IPC-S com dados coletados até o dia 7 deste mês será divulgada no próximo dia 10.

R7

ANANIAS MARTINS VITIMA DE INFARTO

Ananias Martins, militar, advogado e delegado da cidade de Itajuipe, vítima de um infarto faleceu na madrugada da última sexta-feira (31), após ser medicado,

Anais Martins em Ibicaraí, também  como delegado, prestou grandes serviços àquela comunidade. Ele tinha 60 anos de idade e foi sepultado com todas as honrarias na tarde do mesmo dia no cemitério Campo Santo da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Ao jornalista Paulo Lima coube em um emocionado discurso, a homenagem de despedida do excelente delegado e pessoa humana.

Entre as diversas autoridades que foram lhe dar o último adeus estava o seu amigo e colega de Detran por muitos anos, o Prefeito Capitão Azevedo que sentiu muito o passamento do amigo.       

Ruy Machado assume presidência

Gerson (Vice) e Ruy (Presidente)  (foto Pimenta na Muqueca)


O novo presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Ruy Machado (PRP) está assumindo neste momento  a presidência da Casa.

O novo presidente tem como metas iniciais construir a nova sede da Câmara, realização de concurso público e medidas buscando a moralização do legislativo municipal que vem caindo no descrédito da população

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...