terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Projeto agrícola beneficia a mais 40 famílias itabunenses


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, visitou, juntamente com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino Oliveira e técnicos daquela unidade o assentamento da Fazenda Niterói, que ocupa uma área de cerca de 40 hectares, à margem semianel rodoviário, próximo à estrada de Mutuns.

Na oportunidade, o prefeito ouviu informações técnicas sobre o andamento do projeto que prevê o assentamento de 40 famílias, beneficiando a mais de 160 pessoas, que terão participação em uma série de ações voltadas para a produção de alimentos e inclusão social, mas com o foco na geração de emprego e renda. 

Há ainda no projeto a previsão de implantação na comunidade de uma escola, área de lazer, habitações e infaestrutura inclusive de assistência técnica e irrigação, tendo como referência o modelo da Roça do Povo, instalada próximo a Ferradas.

Prioridade

        Para o prefeito Azevedo o projeto é uma prioridade de governo e está sendo implementado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com a Associação dos Agricultores Familiares de Itabuna, cabendo ao governo municipal a instalação de infraestrutura, oferta de assistência técnica e a inclusão dos agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que reúne mais de 400 produtores.

Antônio Marcelino informa ainda, que através de uma parceria com a Ceplac, os beneficiários do projeto participam de um programa de capacitação em agricultura familiar, e hoje, cuidam não apenas da plantação de cacau existente na área, como também do plantio fruteiras, verduras e leguminosas já em fase de produção em algumas áreas.

Ele salienta que o projeto é um compromisso de campanha do prefeito Azevedo, que não só investiu na desapropriação da área, como também na implantação de toda a infaestrutura, com acessos, irrigação e mesmo a melhoria do sistema de drenagem. Na área existem plantações de cacau, de alface manteiga e mimosa, além de hortelã, couve, alface, quiabo, milho e abóbora entre outros cultivos.

O técnico agrícola Dionísio José de Lima explica que o projeto já foi deflagrado. O trabalho foi iniciado com o cadastramento dos produtores e famílias beneficiadas, bem como a definição do perfil de produção em cada lote. 
Adicionar legenda

O projeto envolve ainda irrigação e drenagem, o que eliminaria o risco de possíveis perdas, como as que ocorreram recentemente em consequência das chuvas intensas que caíram na região.

Agricultores

O produtor Ernestino Santos de Jesus levou o prefeito até o seu lote, onde já colheu cacau este ano e plantou mais 64 mudas de banana da terra, além de diversas leiras, com o cultivo de legumes e hortaliças. Ele informou sobre as ações já realizadas na área e a importância do apoio do governo ao projeto que é autosustentável.

José Carlos Medrado, o Dudé, que é deficiente, conta que vem trabalhando há mais de dez anos com agricultura familiar e que no projeto da fazenda Niterói, dividida em duas áreas vizinhas e complementares– uma com 15 famílias e outra com 25 -, já retira o suficiente para sua sobrevivência, fornecendo produtos para restaurantes e sem precisar comercializar em feiras livres ou através de intermediários.
POR: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto – 27/12/2011  
 
CONFRATERNIZAÇÃO E ABRAÇOS

 Um momento de confraternização para troca de abraços, agradecimentos e uma oportunidade para um breve resumo das realizações feitas ao longo do ano, do que não foi possível fazer  e das propostas para  2012. Foi com essa pauta que o prefeito Capitão Azevedo recebeu na manhã de terça-feira (27) secretários, diretores  servidores municipais, a imprensa, políticos e empresários, todos considerados importantes parceiros, para um café da manhã na União dos Servidores Municiais de Itabuna (Usemi).    

Depois de agradecer a cada um em particular pela dedicação, esforço, parceria, compreensão e o apoio durante o ano, o prefeito lembrou que os últimos três anos foram de luta e muito desafios e problemas que envolveram questões como saúde e assistência social que atingem principalmente as camadas mais sofridas.

“É nessa parte que entra a Secretaria de Assistência Social com  um trabalho relevante na administração porque é na periferia que se encontram os maiores problemas. Se não houver dedicação  compromisso com a causa nenhum esforço vale a pena”.

Ele também destacou uma das mais importantes ações do seu governo, a criação da Secretaria de Planejamento que segundo o prefeito, ajudou  a dar rumo à sua administração. “Quando  assumir a prefeitura em 2009, não tínhamos um banco de dados, sem nenhuma informação ou noção dos quilômetros  de ruas, de esgoto e dos problemas dessa grande cidade, foi um atraso, mas conseguimos”.

Outro ponto destacado pelo prefeito com relação à busca de parceiros, disse respeito a questões suprapartidárias, ou seja, independente de partidos políticos.  “Foi com competência que conseguimos R$100 milhões que foram aplicados em serviços de infraetrutura e de melhoria para nossa comunidade que mais precisa”. O prefeito lembra ainda que logo no primeiro ano de seu governo conseguiu comprar uma patrulha mecânica que já está paga e servindo toda a cidade. 

“Então esses três anos foram realmente de luta, de desafios, mas também de muitas conquistas que transformaram a vida de milhares de famílias. E isso é muito gratificante  para qualquer pessoa que tem preocupação com as camadas mais carentes, com a sociedade em geral. Fizemos muito, mas ainda falta muito mais a fazer por nossas familais, por nossa cidade. E agradeço a todos que de uma forma ou de outro tem contribuído para que nossa administração continue dando certo”.


PorRosi Barreto – Fotos Alex de Souza – 27/12/11 
WWW.ITAUNA.BA.GOV.BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...