terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Prefeitura de Itabuna e CEF sorteiam unidades do Programa Minha Casa Minha Vida


Um total 503 famílias itabunenses tiveram na manhã desta terça-feira (06), mais um momento de alegria ao participar de uma reunião entre representantes da Prefeitura de Itabuna e da Caixa Econômica Federal (CEF). O encontro no Grapiúna Tênis Clube foi para o sorteio das novas unidades residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, no Condomínio Vila Nova, no bairro Califórnia, e de outros 135 apartamentos remanescentes do Condomínio Pedro Fontes I, no bairro São Roque.

O Programa Minha Casa Minha Vida, é o resultado da parceria entre os governos Federal e Municipal e, até o momento, já beneficiou mais de 800 famílias com renda de até R$1600,00. 

Diante do grande público, a secretária municipal de Assistência Social, Marina Silva se sentiu emocionada ao agradecer a Deus por esse grande momento e pela oportunidade, segundo ela, de estar cumprindo mais uma missão. “Para chegar até aqui tivemos desafios que não foram poucos, mas se conseguimos vencer este, com certeza venceremos outros”.

Ela se referiu à situação de muitas famílias cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida, que mesmo recebendo todo o suporte do município para a aquisição do grande sonho da maioria, que é a casa própria, não tem condições de arcar com a despesa de pagar prestações de R$50,00. 

“É lamentável uma situação de extrema pobreza que muitas famílias ainda enfrentam diante das deficiências do Minha Casa Minha Vida que não consegue atender a todos, mas temos esperança, o que nos motiva a buscar novas alternativas”. A secretária adiantou que a CEF tem algumas resoluções que visam solucionar a questão dessas famílias que ainda vivem abaixo da linha de pobreza no município.

Representando o prefeito Capitão Azevedo, o vice prefeito Antônio Vieira disse que o prefeito foi feliz em escolher sua equipe de trabalho, “que tem uma visão voltada para a carência de nossa comunidade e o esforço que tem sido feito especialmente quando se trata da questão da moradia, que muito  mais do que um sonho, é um direito  de todo cidadão, pela dignidade, pelo respeito, conforto e segurança, justamente o que o prefeito prega desde quando assumiu o comando do município”.

Vive bem
O encontro para o sorteio das unidades habitacionais contou com a presença do diretor de Combate à Pobreza, Márcio Abreu; do gerente geral da CEF, Pedro Rosa; e a técnica Adriana Reis. Ela aproveitou para explicar o significado do Minha Casa Minha Vida, lembrando que o programa é destinado a atender as necessidades das famílias mais carentes. 

Os novos apartamentos do Vila Nova, distribuídos em prédios com até três pavimentos, contam com uma sala, cozinha , banheiro, área de serviços e dois quartos. “A partir do momento em que os contratos forem assinados, cada família beneficiada passa a ter responsabilidade com seu imóvel, daí a importância da preservação, do cuidado e do viver bem, que é uma das propostas do programa”, disse Adriana.
Por: Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto – 06/12/11  
 

Combate à dengue exige a
mobilização da comunidade
Além de intensificar uma campanha educativa voltada para a prevenção da dengue em rádios, jornais e televisões – um trabalho iniciado semana passada – a Secretaria Municipal da Saúde vem, através da Vigilância à Saúde implementando o Plano de Contingência de Combate a Dengue em Itabuna, a partir de ações nas áreas com maior índice de infestação do mosquito aedes aegypti e a mobilização da comunidade.

Segundo o diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, depois da conclusão do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa), as ações estão sendo direcionadas para a mobilização das diversas secretarias como a de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Educação e Administração, além da Emasa e da empresa Marquise – que faz a coleta do lixo – para a implementação de ações integradas junto à comunidade.

Ele destaca que o mais importante no processo de combate e prevenção da dengue é a mobilização da comunidade, com a retomada dos mutirões nas áreas consideradas de maior infestação predial, e, consequentemente, com um risco de um surto da doença que é transmitida pelo mosquito aedes aegypty.

Florentino Souza Filho ressalta que as ações serão intensificadas nos bairros do Zizo, Novo Horizonte, Nova Califórnia, Maria Pinheiro, Sarinha, Jorge Amado, Lomanto Junior, Jaçanã, Antique, Califórnia, Carlos Silva/Andaraí e São Lourenço.

O trabalho prevê a mobilização de 247 agentes comunitários da saúde, que atuam nas 141 zonas em que foi dividida a cidade, onde realizam visitas domiciliares e inspeções rotineiras, com aplicação de inseticida nos focos. Eles também atuam distribuindo folhetos educativos  e no apoio ao recolhimento de resíduos sólidos.

Medidas preventivas para o controle do mosquito da dengue:

1. Evitar água parada;

2. Esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água;

3. Manter totalmente cobertas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris;

4. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas;

5. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água;

6. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água;

7. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados;

6. Drenar terrenos onde ocorra formação de poças;

7. Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos;

8. Não cultivar plantas aquáticas.

Por: Kleber Torres - Reportagem: Osvaldo Bispo Fotos: Valdyr Gomes - 06-12-2011        
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz licitação para construção de viadutos

Um dos viadutos será construído aqui, cabefeira da ponte Governador César Borges, saída para o bairro São Caetano. Foto: jornal a Região. Do...