terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Prefeito sanciona lei que garante 180 dias para licença maternidade


A partir de agora as servidoras do município de Ilhéus da administração direta, indireta, autárquica e fundacional terão direito a licença gestante de 180 dias, sem prejuízo na remuneração, o que representa 60 dias além do mínimo assegurado pelo art. 7º, Capítulo XVIII, da Constituição Federal. Tudo isso só será possível porque o prefeito Newton Lima sancionou na tarde desta segunda-feira (12) a Lei 3.588, de autoria da vereadora Carmelita Oliveira (PT) e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Os benefícios assegurados pela nova lei aplicam–se às servidoras ocupantes de empregos públicos, cargos de provimento efetivo e temporários, eletivos e de livre nomeação e exoneração.
De acordo com a lei, que já foi publicada no Jornal Oficial do Município, durante a licença de 180 dias a servidora não poderá exercer qualquer atividade remunerada e a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar. A Licença também será concedida integralmente às servidoras quando adotarem criança menor de até oito anos de idade, ou quando obtiverem judicialmente a sua guarda, para fins de adoção, e será proporcional a idade da criança. Nesse caso a licença será de 120 dias para criança de até um ano de idade; 60 dias para criança um ano e um dia até quatro anos de idade ou ainda por 30 dias para criança de quatro anos e um dia até oito anos de idade.
A lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Newton Lima também assegura que, no caso de coincidir o período da licença com o da fruição de férias, elas serão gozadas após o término da licença, se outra data não houver sido requerida pela interessada. E os pais também serão beneficiados com a nova legislação, garantindo aos servidores públicos municipais a licença paternidade de dez dias, sem prejuízos da remuneração.
Para a vereadora Carmelita Oliveira, a nova lei significa uma grande vitória para as servidoras municipais, que a partir de agora poderão ter um tempo maior para ficar com seus filhos, acompanhando seu crescimento, sem ter que voltar para o trabalho após os quatro meses no nascimento da criança ou a adoção. Segundo ela, ao sancionar essa lei o prefeito dá mais uma demonstração de compromisso com os servidores municipais. Já o prefeito Newton Lima parabenizou a iniciativa da vereadora e da Câmara Municipal ao elaborar e aprovar essa tão importante lei e complementou dizendo que não poderia ter outra atitude diante de um pleito tão justo que é a ampliação do direito de licença maternidade e paternidade para os servidores públicos do município de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...