terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ilhéus inaugura decoração natalina e pintura do Palácio Paranaguá


O prefeito Newton Lima inaugura às 18h30min desta quinta-feira (8) a decoração natalina da cidade e a pintura do Palácio Paranaguá, sede oficial da administração pública ilheense e um dos ícones turístico-culturais do município. Composta por oito mil metros de mangueiras de iluminação de leds, a decoração do centro está sendo colocada nas árvores das praças. No total, informa o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gérson Marques, 240 árvores receberão a iluminação especial. Nesse trabalho de decoração e colocação das peças e luminárias, idealizado por técnicos da Prefeitura, estão envolvidos 24 eletricistas e diversos servidores de apoio.
Já nas ruas e nos calçadões, continua o secretário Gérson Marques, serão colocadas 200 estrelas e 40 árvores de Natal confeccionadas através de adorno em palmeiras. Além do centro da cidade, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano também vai decorar a avenida Lótus, no bairro Nelson Costa, bem como outras áreas comerciais localizadas em outros bairros, como o Pontal e o Malhado. Na zona sul, a decoração utilizada será a mesma que adornava o centro da cidade nos anos anteriores, mas montada utilizando uma nova concepção artística. “Também estamos contando com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus no projeto de ornamentação, através de uma importante parceria que objetiva ampliar as vendas no comércio neste final de ano”, diz Marques.
O secretário de Desenvolvimento Urbano lembra que outras ações, visando preparar a cidade para as festas de final de ano e também para a alta estação, também vêm sendo executadas. “Estamos, por exemplo, desobstruindo as bocas de lobo da área central de Ilhéus e realizando pequenos serviços, mas de grande importância para o dia-a-dia da população, como lavagem de ruas, troca de lâmpadas, poda de árvores, raspagem e pintura de meios-fios. Outra ação interessante é a instalação de 50 lixeiras nas ruas do Centro”, completa Gérson Marques. Ainda de acordo com o secretário municipal, algumas praças de Ilhéus também estão recebendo tratamento especial. “Além da Coronel Pessoa, cuja obra de reforma encontra-se em fase de conclusão, todas as praças da avenida Osvaldo Cruz, na Cidade Nova, vêm recebendo pequenas melhorias”.
Palácio - O Palácio Paranaguá está recebendo uma nova pintura, com a manutenção das linhas originais, que será realçada com a colocação de lâmpadas da decoração de natal. Além da pintura, conservando as cores anteriores e realçando os detalhes do antigo prédio, o prefeito Newton Lima também autorizou a realização de reparos no telhado e outros serviços que garantirão uma melhor conservação da sede da Prefeitura de Ilhéus.
Construído sob as ruínas do Colégio dos Jesuítas, o Palácio Paranaguá teve sua pedra fundamental lançada em janeiro de 1898 pelo intendente da época, o coronel Domingos Adami de Sá, que o inaugurou como sede do paço municipal em 22 de dezembro de 1907. Em virtude de ter sido João Lustosa da Cunha Paranaguá o presidente da Província da Bahia quando da elevação da vila à cidade de São Jorge dos               Ilhéus, em sua homenagem, a sede da prefeitura leva o nome de Palácio Paranaguá.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...