quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Equipe Técnica do Estado discute em Ilhéus questões sobre o Porto Sul


Ao se reunir na tarde desta terça-feira (20), no Palácio Paranaguá, sede oficial do governo municipal, o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil da Bahia, Eracy Lafuentes Pereira, apresentou novos estudos relacionados ao projeto de estruturação territorial sustentável do município e mostrou questões ligadas ao andamento do Complexo Intermodal Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. No encontro, ficou decidido que na próxima semana, técnicos do governo baiano vão discutir em Ilhéus, com os gestores municipais e parceiros da iniciativa privada as demandas que envolvem a logística e impactos ambientais, sociais e costeiros sobre a área.

O representante da Casa Civil da Bahia falou sobre a necessidade de unir esforços com os governos de Illhéus, Itabuna, Uruçuca e demais municípios vizinhos, tendo sido deliberado a criação de um grupo de trabalho, inicialmente formado por técnicos do Estado e do Município de Ilhéus, para elaborarem um cronograma de trabalho visando atender as demandas do projeto, iniciando com a proposta de revisão e atualização dos marcos regulatórios municipais. Quanto ao problema do impacto social o governo estuda uma proposta com a finalidade de que a desapropriação de terras atinja menos de 100 famílias.

Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Edmundo Ramos Filho, e Graça Torreão, discorreram sobre “os efeitos dinâmicos do Porto Sul e suas perspectivas em longo prazo, com ações voltadas para as logísticas industrial, intermediárias e finais, além de serviços de apoio”. Os técnicos trataram ainda sobre os estudos para implantação de Aglomerado Urbano ou Região Metropolitana do Sul da Bahia, que vem sendo aprofundado na Sedur.

Após a explanação, que analisou aspectos macro, meso e micro que o projeto trará para Ilhéus e demais cidades, os secretários fizeram intervenções e indagações, esclarecendo dúvidas e propondo alguns ajustes, com ênfase para a necessidade de uma atuação cada vez mais afinada entre os entes federados, inclusive com a perspectiva de elaboração de um planejamento estratégico regional.

A reunião desta terça-feira (20) contou com a presença de secretários e presidentes de fundações municipais, da gerência regional da Embasa em Ilhéus e de representantes da Casa Civil, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Secretaria das Relações Institucionais, Secretaria Estadual de Planejamento e dos engenheiros responsáveis pela elaboração do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

JOELMA NO ITA PEDRO

Prefeitura de Itabuna confirma Joelma como mais uma atração do Ita Pedro 2024 A  Prefeitura de Itabuna anunciou nesta segunda-feira, dia 15,...