segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cadeia produtiva do cacau destaque na Fenagro 2011

A Ceplac participa em dois momentos da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que se realiza no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.

Dentro dos estandes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Seagri, onde foca 26 cadeias produtivas no cenário da agricultura baiana, com ênfase na sustentabilidade e destaque para a produção de cacau e chocolate.

Os organizadores da Fenagro mantém a expectativa de que esse ano os negócios ultrapassem R$ 120 milhões em leilões e vendas de animais. Um público de 180 mil visitantes está sendo esperado durante o período da feira para onde também estão sendo levadas caravanas de estudantes de escolas do Nível Médio da capital baiana.

       Na abertura oficial, os estandes receberam a visita do Governador Jaques Wagner acompanhado do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e do secretário de Agricultura Eduardo Sales, além de deputados federais e estaduais. Também visitaram o local, a Superintendente Federal da Agricultura na Bahia, Virginia Hagge, e o fiscal federal agropecuário Paulo Reis, superintendente substituto; e a superintendente da Conab, Rose Pondé, autoridades e agricultores.

As autoridades e convidados degustaram sucos de cacau e cupuaçu e chocolate com frutas, tendo elogiado a qualidade do chocolate experimental produzido na área de pesquisa pela Ceplac, através do Centro de Capacitação Tecnológica Euclides Teixeira Neto. Os estandes da Ceplac foram montados por Erivaldo de Souza, Ulisses Moreira, Everaldo Belarmino, José Pereira da Anunciação e José Pereira de Souza, atuando na assistência ao público o fiscal federal agropecuário e extensionista Ênio Coelho Junior.

       No estande da Seagri/Ceplac, também está o Instituto Cabruca, onde atuam junto aos visitantes os fiscais federais Antonio Carlos Murilo, do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex) e Washington Paulo da Silva, do Serviço de Introdução de Plantas (Sipla), da Estação Quarentenária da Ceplac Pedrito Silva, em Salvador.  Na área de agroindústria está o servidor Carlos Henrique do Cepec/Setea.

A Fenagro é uma realização das associações de criadores de animais da Bahia, representadas pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), Associação dos Criadores de Nelore da Bahia (ABCN) e Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB). Conta ainda com as parcerias do Ministério da Agricultura (Mapa), Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e dos bancos do Nordeste (BNB) e do Brasil (BB).
A feira ainda tem o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Sistema Faeb/Senar, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sebrae, Petrobras e Down Agroscience Pastagem.
 ACS/Ceplac/Sueba Por: Luiz Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...