quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Academias ao ar livre são entregues a população

Uma aula especial com professores e alunos do Projeto Longevidade realizada no fim da tarde de segunda-feira, 12, na orla da barragem simbolizou a entrega oficial pela Secretaria de Saúde dos equipamentos da academia ao ar livre – AAL. Além de aulas de aeróbica e de ginástica localizada, de aero-boxe, de alongamento e postura e de dança, os participantes do Longevidade e comunidade poderão dar continuidade as atividades físicas na AAL, seguindo as orientações de três profissionais de educação física contratados pela Prefeitura Municipal que são os instrutores de segunda a sexta-feira, das 06h às 09h e das 17h às 20h.

“Essa academia só vem agregar valor as atividades do projeto. Agradeço aos meus alunos que fazem parte do Longevidade, já são quase quatro anos de atividades, e aos profissionais que agarraram essa ideia e dão sua contribuição acreditando que podem melhorar a qualidade de vida da comunidade”, destacou Fernanda. No Abrigo dos Idosos situado na sede do município foram instalados quatro aparelhos, dois de ATI e dois APE que realizam o trabalho de reabilitação e acompanhamento fisioterápico dos idosos.


“São aparelhos que não tem sobrecarga e são fáceis de manusear. Cada horário tem um profissional à disposição para orientar as pessoas a fazerem o uso correto dos aparelhos”, disse o instrutor Glauber Henrique. Para a auxiliar administrativa Isenilde Santos a academia é um motivo a mais para se exercitar. “Gosto muito de praticar exercícios físicos, e com a academia instalada aqui aumenta mais o interesse. Aconselho as outras pessoas a freqüentarem os aparelhos que é um ambiente muito agradável”.


Sitio Grande - Na tarde de terça-feira, 13, foi a vez do distrito de Sítio Grande receber a academia ao ar livre instalada às margens do Rio Grande, com a mesma estrutura da sede. “Através da atividade física nós aprendemos a gostar mais de nós mesmos. Quem ainda não tem esse costume, venha e comece que com o tempo vai gostar”, declarou a secretária de Saúde Marisete Bastos. O governo municipal disponibilizou o instrutores que estarão na academia as terças e quintas-feiras das 17 as 19 horas. “Falei para algumas pessoas que tinham o costume de fazer caminhada na pista que é muito perigoso e elas continuaram aqui na orla. Agora com a academia aqui depois da caminhada a gente pode fazer alguns exercícios”, disse a cabeleireira Valdelice Lopes.

AAL - Compreende a Academia para Terceira Idade – ATI com aparelhos destinados a Academia para Portadores de Necessidades Especiais – APE. No mesmo ambiente foi instalada a Academia da Primeira Idade – API, de uso exclusivo para crianças. Uma placa de identificação central orienta como utilizar cada aparelho. A configuração dos equipamentos possibilita que mais de uma pessoa possa fazer o uso ao mesmo tempo.

Por Ana Lúcia Souza
Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...