sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Simpósio Internacional em Salvador debaterá o cacau

             Será realizado na segunda e terça-feiras (dias 21 e 22), no Teatro do Goethe-Institut, na Avenida Sete de Setembro 1809, Vitória, em Salvador, o Simpósio Internacional – Cacau e Sustentabilidade no Sul da Bahia. O evento, aberto ao público, reunirá técnicos e especialistas de universidades baianas e alemãs, instituições de pesquisa e entidades representativas do governo e dos produtores de cacau baianos para examinar quais são as opções aplicáveis à cacauicultura e políticas de marketing voltado ao turismo rural.             

Às 8h30min acontece a abertura com a participação do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Antonio Joaquim Bastos da Silva; do superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira no Estado da Bahia da Ceplac, Juvenal Maynart Cunha; de Arno Brichta, representante da Associação Baiana dos Ex-Bolsistas da Alemanha (ABEBA); da reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBa), Dora Leal Rosa; do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler; do diretor da Ceplac, Jay Wallace da Silva e Mota; e do diretor do Goethe-Institut, Dr. Ulrich Gmünder.  

            Às 9 horas será feita a primeira abordagem com o tema: “O Sul da Bahia pós-vassoura-de-bruxa/a situação atual do cacau” tendo como palestra o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau da Ceplac (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho. Serão debatedores Durval Libânio Netto, presidente do Instituto Cabruca e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Agronegócio do Cacau e Sistemas Florestais Renováveis; Fernando Antonio Botelho, do Instituto Pensar Cacau, em mesa coordenada pelo professor André da Silva Gomes, do Departamento de Ciências Econômicas da Uesc (DCEC/Uesc). 

            Às 14 horas entrará em pauta: “Agricultura Familiar e sustentabilidade; debate sobre segurança alimentar”, sendo palestrante Wilson José Vasconcelos Dias, da Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Suaf/Seagri). Os debatedores Elisangela Araújo, da Fetraf; Monica de Moura Pires, do Departamento de Ciências Econômicas da Uesc (DCEC/Uesc), sendo a mesa coordenada pela professora Cristina Maria Macedo de Alencar, da Universidade Católica do Salvador (Ucsal). 

            Na terça-feira, às 8h30min, será abordado em mesa o tema: “O Mito do Cacau e sua Comercialização atual”, pelo Dr. Hans Hopfinger (Eichstätt/Alemanha) e “Turismo como alternativa para o desenvolvimento regional. Alguns exemplos bem sucedidos”, expositor da Secretaria de Turismo. A mesa será coordenada pela professora Zina Angelia Caceres Benavides (Uesc). Às 10h30mi, mesa – “A Busca por nichos no negócio do cacau e a agregação de valores”, sendo expositores Henrique Almeida, presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Antonio César Costa Zugaib, pesquisador da Ceplac/Cepec, e Gideon Farias dos Santos, presidente da Cooperativa de Desenvolvimento Social Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia – Coofasulba. 

            Às 14 horas mesa: “A Conservação Produtiva e o cacau no Sul da Bahia”, com exposição do professor Rui Barbosa Rocha, do Instituto Floresta Viva e do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA/Uesc); “O futuro do Sul da Bahia – Cacau e Mata Atlântica sobrevivem?”, expositores Dan Érico Petit Lobão, pesquisador da Ceplac/Cepec, e Wallace Coelho Setenta, presidente da Central Nacional dos Produtores de Cacau (CNPC). A mesa será coordenada por Luis de Lima Barbosa, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). 

            Às 15h30mi será abordado o tema: “Cacau Orgânico da Amazônia” pelo palestrante Stefan Barth, do Cim/Pamplona – Colômbia: “Produção, certificação e comercialização do cacau orgânico do Pará”, sendo debatedor o pesquisador da Ceplac/Cepec Almir Martins dos Santos. A mesa será coordenada pela professora Noeli Pertile, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBa). 
 As inscrições poderão ser feitas a partir das 8 horas de segunda-feira no Goethe-Institut/ICBA.
ACS/Ceplac/Sueba
Por:Luiz Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...