terça-feira, 29 de novembro de 2011

Seminário de Ciências Sociais da UESC aborda “Diversidades e Desigualdades”


       O Colegiado de Ciências Sociais e o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizarão o IV Seminário Anual de Ciências Sociais, no período de 5 a 7 de dezembro, das 8h às 21h30min, no Auditório Paulo Souto, abordando o tema “Diversidades e desigualdades: desafios às Ciências Sociais”. De acordo com a programação, as palestras serão concentradas à noite, a partir das 19 horas, os Grupos de Trabalho à tarde e os minicursos pela manhã.

      Implantado há três anos, o curso de Ciências Sociais incentiva um novo debate a cerca da realidade social na Universidade, baseado na interdisciplinaridade. O Seminário terá, às 13h30min, do dia 5, o início da Feira do Livro de Ciências Sociais e Humanas da UESC, no hall do Auditório. A conferência de abertura, às 19 horas, será sobre “A modernidade e a busca pela igualdade: uma trajetória”, proferida pela professora doutora Marinete dos Santos Silva (Sociologia Política / UENF), coordenada pelo professor doutor Elias Lins Guimarães (UESC), também coordenador do Colegiado de Ciências Sociais. Em seguida, haverá apresentação cultural do Grupo Afro Dilazenze, de Ilhéus.

    A quarta edição do Seminário Anual de Ciências Sociais da UESC se volta para dois temas – diversidades e desigualdades - cada vez mais presentes entre os desafios que merecem urgente atenção das Ciências Sociais. Na noite de terça-feira, dia 6, haverá mesa redonda sobre “Diversidades e Reconhecimento”, tendo como moderador professor mestre Fábio Pessanha Bila (Sociologia e Ciência Política / UESC) e a "participação das professoras doutoras Marinete Silva (UENF) com a abordagem “Reconhecimento de quê e para quê?”, Anatércia Ramos Lopes (Sociologia / UESC/ PARFOR) - “Dinâmicas sociais e a democratização do Ensino Superior no Brasil”, e Emilia Peixoto Vieira (Educação / UESC ) com o subtema “Desafios para uma educação formadora de sujeitos políticos". Logo após, Makell Oliveira fará a apresentação artístico-cultural “Dancehall”. 

    No dia 7, às 19 horas, a última conferência tratará do tema “A produção da diversidade e da diferença no campo do gênero e da sexualidade: enfrentamentos ao regime da heteronormatividade”, a ser ministrada pelo professor doutor Fernando Seffner (Educação / UFRGS), sob a coordenação do professor doutor Wladimir Blos (Antropologia / Ciência Política / UESC). Depois, o encerramento terá apresentação da atriz Patrícia Galdino com a performance “São Jorge de Ilhéus: A literatura de Jorge Amado.”

Minicursos – Diversas temáticas serão abordadas nos minicursos, das 8 às 12 horas. São elas: “Corporalidades, direitos e políticas públicas”, “Inclusão digital e educação”, “Educação e Sociologia das emoções”, “Educação no campo e as comunidades quilombolas”, “Mídia e dinâmicas sociais”, “Planejamento e elaborações de projetos sociais”, “Processos culturais e pedagógicos de produção, manutenção e modificação das masculinidades na contemporaneidade: questões centrais” e “Relações raciais, religiosidades e cultura”. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3680-5107.


Por: Valério de Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...